17 de abril de 2014

O Dia Mundial do Livro e do Direito de Autor é um evento comemorado todos os anos no dia 23 de Abril, e organizado pela UNESCO para promover o Livro e o prazer da leitura, bem como a publicação de livros e a protecção dos direitos de autor.

A data de 23 de Abril foi escolhida porque nesta data do ano de 1616 morreram Miguel de Cervantes e William Shakespeare.
A Biblioteca Escolar Dr. António Ferraz levará a cabo várias atividades em torno do livro e dos seus leitores.

25 de março de 2014

Concurso Concelhio "Pequenos Grandes Poetas"
A  Escola Secundária de Barcelinhos participou no Concurso concelhio "Pequenos Grandes Poetas", com  o arranjo e declamação de poemas de Fernando Pessoa e Maria Betânia, pelas alunas Andreia Silva e Sónia Santos. Na modalidade de "Poema Original", participou a aluna Cláudia Fernandes com o poema "Monotonia de Palavras".

24 de março de 2014

Tertúlia Poética "Imortalidade das Palavras"

"A Minha pátria é a língua portuguesa” foi o mote que deu início à nossa tertúlia, cujo objetivo era a leitura de textos e partilha de experiências adquiridas neste mundo imperioso - o das letras, das palavras…
Alunos (11º A e 12 J), professores e funcionárias (Ana Reis, Florinda Bogas, Jorge Salgueiro e Carla Silva), num ambiente acolhedor, declamaram poemas da autoria de alguns alunos, de Fernando Pessoa, Sophia de Mello Breyner, Miguel Torga, Florbela Espanca, Eugénio de Andrade, entre outros. Dando continuidade ao espírito de partilha para com a comunidade escolar, alunos deliciaram o pequeno-almoço dos presentes na sala dos professores.




Leituras Públicas
Alunos e professores partiram da Escola Secundária de Barcelinhos, rumo ao centro da cidade para aí dizer Poesia. Poemas de António Ferreira, Olavo Bilac, Eugénio de Andrade, Fernando Pessoa, Sophia entre outros, ecoaram nas ruas da cidade pela voz de alunos e professores. Até o Bibliotecário, Dr. Víctor Pinho, que, no momento, passava pela rua, participou com a leitura de um poema. De seguida, dirigimo-nos ao Paço dos Condes de Barcelos, "Castelo", e, com o rio Cávado como cenário, continuamos as Leituras Públicas. 
De regresso à escola, era o momento de participarmos no "Almoço Poético". Aqui, esperava-nos uma ementa especial – um almoço ao sabor das palavras – com declamação de poesia que, propositadamente, tinha sido colocada no saquinho do talher. Nem a chuva nos impediu de celebrarmos mais um "Dia Mundial da Poesia".

19 de março de 2014

Palestra - 800 anos da Língua Portuguesa

800 anos da Língua Portuguesa”  foi a primeira atividade do programa da Semana da Leitura que decorre, em todo o país, de 17 a 21 de março, e que vem sendo dinamizada há algum tempo na nossa Biblioteca. A Semana da Leitura, promovida pela Rede das Bibliotecas Escolares, em colaboração com o Ministério da Educação e as Bibliotecas Escolares, tem como grande objetivo “promover o gosto pela leitura”, fazendo desta um ato que se reveste da maior importância para o desenvolvimento educacional dos nossos jovens, atendendo aos efeitos positivos que produz. 
Para promover o gosto pela leitura, nada melhor que proporcionar aos nossos alunos o contacto com especialistas que diariamente trabalham na promoção da Língua Portuguesa que este ano serve de mote à Semana da Leitura, uma vez que se comemoram os 800 anos da Língua Portuguesa. Para nos falar deste tema, tivemos o prazer de contar com a presença das Drª.s Ana Maria Cameselle e Fátima Inácio Gomes, que, com simpatia, acederam ao nosso convite. Com sabedoria, domínio do assunto e proximidade com os alunos, as duas oradoras proporcionaram-nos uma entusiasmante viagem às origens e  evolução da Língua Portuguesa. 
Foi, sem dúvida, uma forma magnífica de homenagearmos a Língua Portuguesa.
Muito obrigada, Drª.s Ana Maria Cameselle e Fátima Inácio Gomes, pela partilha de conhecimentos e pelo início de um intercâmbio salutar entre "duas escolas gémeas, separadas à nascença". 

15 de março de 2014

Semana do Jovem Consumidor e Dia Mundial da Poupança
O Clube Europeu da Escola Secundária/3 de Barcelinhos, em colaboração com a Biblioteca Escolar Dr. António Ferraz, levou a cabo mais uma atividade de grande interesse. No âmbito da comemoração da Semana dos Jovens Consumidores, de 10 a 15 de março, e do Dia Mundial da Poupança, 15 de março, foi convidado o Sr. Eng. Miguel Pinto, um dos representantes da Organização Mundial do Comércio Justo em Portugal, para proferir uma palestra sobre o tema. O comércio justo é um movimento social, que surgiu na Holanda nos anos 60 do século XX, e uma modalidade de comércio internacional que fomenta o estabelecimento de preços justos, bem como de padrões sociais e ambientais equilibrados nas cadeias produtivas, promovendo o encontro de produtores responsáveis com consumidores éticos. Este comércio procura criar os meios e oportunidades para melhorar as condições de vida e de trabalho dos produtores, especialmente os pequenos produtores desfavorecidos. No fundo, é um tipo de comércio onde o produtor recebe uma remuneração justa pelo seu trabalho, tornando possível a sustentabilidade, económica, social e ambiental de todo o planeta. Foi também levada a cabo uma pequena mostra e venda de produtos com a chancela da organização. Num tempo em que é cada vez mais importante formar jovens consumidores responsáveis e com espírito crítico, capazes de fazer as melhores opções em termos de consumo, iniciativas como esta vêm reforçar os valores que a nossa escola tenta incutir nos seus alunos. 

Pensamento do mês - setembro