A Escola Secundária de Barcelinhos participou no Concurso concelhio "Pequenos Grandes Poetas", com o arranjo e declamação de poemas de Fernando Pessoa e Maria Betânia, pelas alunas Andreia Silva e Sónia Santos. Na modalidade de "Poema Original", participou a aluna Cláudia Fernandes com o poema "Monotonia de Palavras".
24 de março de 2014
Tertúlia Poética "Imortalidade das Palavras"
"A Minha pátria é a língua portuguesa” foi o mote que deu início à nossa
tertúlia, cujo objetivo era a leitura de textos e partilha de experiências
adquiridas neste mundo imperioso - o das letras, das palavras…
Alunos (11º A e 12 J), professores e funcionárias (Ana Reis, Florinda Bogas, Jorge
Salgueiro e Carla Silva), num ambiente acolhedor, declamaram poemas da autoria de alguns
alunos, de Fernando Pessoa, Sophia de Mello Breyner, Miguel Torga, Florbela
Espanca, Eugénio de Andrade, entre outros. Dando continuidade ao espírito de
partilha para com a comunidade escolar, alunos deliciaram o pequeno-almoço dos
presentes na sala dos professores.
Leituras Públicas
Alunos
e professores partiram da Escola Secundária de Barcelinhos, rumo ao centro da
cidade para aí dizer Poesia. Poemas de António Ferreira, Olavo Bilac,
Eugénio de Andrade, Fernando Pessoa, Sophia entre outros, ecoaram nas ruas da cidade
pela voz de alunos e professores. Até o Bibliotecário, Dr. Víctor Pinho, que,
no momento, passava pela rua, participou com a leitura de um poema. De seguida,
dirigimo-nos ao Paço dos Condes de Barcelos, "Castelo", e, com o rio Cávado
como cenário, continuamos as Leituras Públicas.
De regresso
à escola, era o momento de participarmos no "Almoço Poético". Aqui,
esperava-nos uma ementa especial – um almoço ao sabor das palavras – com declamação
de poesia que, propositadamente, tinha sido colocada no saquinho do
talher. Nem a chuva nos impediu de celebrarmos mais um "Dia Mundial da Poesia".
19 de março de 2014
Palestra - 800 anos da Língua Portuguesa
“800 anos
da Língua Portuguesa” foi a primeira atividade do programa da Semana
da Leitura que decorre, em todo o país, de 17 a 21 de março, e que vem sendo
dinamizada há algum tempo na nossa Biblioteca. A Semana da Leitura, promovida
pela Rede das Bibliotecas Escolares, em colaboração com o Ministério da
Educação e as Bibliotecas Escolares, tem como grande objetivo “promover o
gosto pela leitura”, fazendo desta um ato que se reveste da maior
importância para o desenvolvimento educacional dos nossos jovens, atendendo aos
efeitos positivos que produz.
Para
promover o gosto pela leitura, nada melhor que proporcionar aos nossos alunos o
contacto com especialistas que diariamente trabalham na promoção da Língua
Portuguesa que este ano serve de mote à Semana da Leitura, uma vez que se
comemoram os 800 anos da Língua Portuguesa. Para nos falar deste tema, tivemos
o prazer de contar com a presença das Drª.s Ana Maria Cameselle e Fátima Inácio
Gomes, que, com simpatia, acederam ao nosso convite. Com sabedoria, domínio do
assunto e proximidade com os alunos, as duas oradoras proporcionaram-nos uma entusiasmante
viagem às origens e evolução da Língua Portuguesa.
Foi, sem
dúvida, uma forma magnífica de homenagearmos a Língua Portuguesa.
Muito
obrigada, Drª.s Ana Maria Cameselle e Fátima Inácio Gomes, pela partilha de
conhecimentos e pelo início de um intercâmbio salutar entre "duas escolas
gémeas, separadas à nascença".
15 de março de 2014
Semana do Jovem Consumidor e Dia Mundial da Poupança
O Clube Europeu da Escola Secundária/3 de Barcelinhos, em colaboração com a Biblioteca Escolar Dr. António Ferraz, levou a cabo mais uma atividade de grande interesse. No âmbito da comemoração da Semana dos Jovens Consumidores, de 10 a 15 de março, e do Dia Mundial da Poupança, 15 de março, foi convidado o Sr. Eng. Miguel Pinto, um dos representantes da Organização Mundial do Comércio Justo em Portugal, para proferir uma palestra sobre o tema. O comércio justo é um movimento social, que surgiu na Holanda nos anos 60 do século XX, e uma modalidade de comércio internacional que fomenta o estabelecimento de preços justos, bem como de padrões sociais e ambientais equilibrados nas cadeias produtivas, promovendo o encontro de produtores responsáveis com consumidores éticos. Este comércio procura criar os meios e oportunidades para melhorar as condições de vida e de trabalho dos produtores, especialmente os pequenos produtores desfavorecidos. No fundo, é um tipo de comércio onde o produtor recebe uma remuneração justa pelo seu trabalho, tornando possível a sustentabilidade, económica, social e ambiental de todo o planeta.
Foi também levada a cabo uma pequena mostra e venda de produtos com a chancela da organização.
Num tempo em que é cada vez mais importante formar jovens consumidores responsáveis e com espírito crítico, capazes de fazer as melhores opções em termos de consumo, iniciativas como esta vêm reforçar os valores que a nossa escola tenta incutir nos seus alunos.
13 de março de 2014
Filosofia, Ética e Cinema
Realizou-se no passado dia 13 de Março, na Biblioteca Dr. António Ferraz, pelas 15 horas uma
Conferência, subordinada ao tema "Filosofia, Ética e Cinema" destinada, sobretudo, aos alunos de Filosofia dos 10º e 11º anos. A atividade, dinamizada pelo Subdepartamento de Filosofia e Formação Pessoal teve como oradores os Drs. José Ferreira Borges e Nuno Fadigas.
Os conferencistas abordaram a Ética de Kant e de Stuart Mill e questões relacionadas com a lei da Eutanásia para crianças, recentemente aprovada na Bélgica. Durante a sessão, patrocinada pela Porto Editora, foram dados exemplos de filmes onde estes temas são tratados de uma forma muito pedagógica que poderão ajudar a uma reflexão e questionamento mais esclarecidos.
12 de março de 2014
Diários de Escrita, por Elsa Barbosa.
Acabei sozinha, mas …
Estou só, não tão só assim, a raiva e a saudade são sentimentos que me irão acompanhar sempre, tal como aqueles que nunca me traíram. E a esses, sim, àqueles que estão lá no fundo, eu tenho de agradecer, porque afinal, sem vocês, eu não seria eu. Vocês são uma espécie de outra margem de mim, são a minha força.
E estou aqui, sou mais um alguém com algo a dizer… Mas sigo, sigo nesta estrada que é a vida. Estas pedras da calçada magoam, magoam o coração de um alguém tão vazio quanto eu… Mas com tudo, percebi que eu consigo ser melhor para mim, melhor com a vida. Aprendi a ter mais paciência, a controlar as emoções, a sorrir sem motivo, aprendi, que não faz sentido caminhar sem dar amor aos que estiveram sempre lá para mim!
Aprendi que a vida rasga bocadinhos gastos do mundo e vai descascando até chegar à noz… Também já quis desaparecer mas, quem já não o quis fazer? Nem sempre o chão da alma é seguro, e nem sempre o tempo cura qualquer dor…
Custa- me acreditar que troquei contigo as palavra mais escondidas, aquelas que só a noite arranca sem doer, pensei que seríamos cúmplices o resto da vida. E agora eu sinto tudo ao mesmo tempo, tudo aquilo que eu nem sei explicar…
Mais do que não saber explicar, é preciso acreditar que algum dia iremos ser felizes… Felizes de verdade, não percam mais noites a pensar “e se…”. Não pensem, façam!
E vocês, os que estão aí no fundo… É por vossa causa que hoje eu consigo acreditar.
Temos de perceber que não existe passado, muito menos futuro, existe sim o agora! E agora, eu deixe de ter pena de mim por estar sem ti, e passei a ter pena de ti, por estares sem mim.
Coitado…
Por, Elsa Barbosa
Subscrever:
Mensagens (Atom)


