19 de março de 2014

Palestra - 800 anos da Língua Portuguesa

800 anos da Língua Portuguesa”  foi a primeira atividade do programa da Semana da Leitura que decorre, em todo o país, de 17 a 21 de março, e que vem sendo dinamizada há algum tempo na nossa Biblioteca. A Semana da Leitura, promovida pela Rede das Bibliotecas Escolares, em colaboração com o Ministério da Educação e as Bibliotecas Escolares, tem como grande objetivo “promover o gosto pela leitura”, fazendo desta um ato que se reveste da maior importância para o desenvolvimento educacional dos nossos jovens, atendendo aos efeitos positivos que produz. 
Para promover o gosto pela leitura, nada melhor que proporcionar aos nossos alunos o contacto com especialistas que diariamente trabalham na promoção da Língua Portuguesa que este ano serve de mote à Semana da Leitura, uma vez que se comemoram os 800 anos da Língua Portuguesa. Para nos falar deste tema, tivemos o prazer de contar com a presença das Drª.s Ana Maria Cameselle e Fátima Inácio Gomes, que, com simpatia, acederam ao nosso convite. Com sabedoria, domínio do assunto e proximidade com os alunos, as duas oradoras proporcionaram-nos uma entusiasmante viagem às origens e  evolução da Língua Portuguesa. 
Foi, sem dúvida, uma forma magnífica de homenagearmos a Língua Portuguesa.
Muito obrigada, Drª.s Ana Maria Cameselle e Fátima Inácio Gomes, pela partilha de conhecimentos e pelo início de um intercâmbio salutar entre "duas escolas gémeas, separadas à nascença". 

15 de março de 2014

Semana do Jovem Consumidor e Dia Mundial da Poupança
O Clube Europeu da Escola Secundária/3 de Barcelinhos, em colaboração com a Biblioteca Escolar Dr. António Ferraz, levou a cabo mais uma atividade de grande interesse. No âmbito da comemoração da Semana dos Jovens Consumidores, de 10 a 15 de março, e do Dia Mundial da Poupança, 15 de março, foi convidado o Sr. Eng. Miguel Pinto, um dos representantes da Organização Mundial do Comércio Justo em Portugal, para proferir uma palestra sobre o tema. O comércio justo é um movimento social, que surgiu na Holanda nos anos 60 do século XX, e uma modalidade de comércio internacional que fomenta o estabelecimento de preços justos, bem como de padrões sociais e ambientais equilibrados nas cadeias produtivas, promovendo o encontro de produtores responsáveis com consumidores éticos. Este comércio procura criar os meios e oportunidades para melhorar as condições de vida e de trabalho dos produtores, especialmente os pequenos produtores desfavorecidos. No fundo, é um tipo de comércio onde o produtor recebe uma remuneração justa pelo seu trabalho, tornando possível a sustentabilidade, económica, social e ambiental de todo o planeta. Foi também levada a cabo uma pequena mostra e venda de produtos com a chancela da organização. Num tempo em que é cada vez mais importante formar jovens consumidores responsáveis e com espírito crítico, capazes de fazer as melhores opções em termos de consumo, iniciativas como esta vêm reforçar os valores que a nossa escola tenta incutir nos seus alunos. 

13 de março de 2014

Filosofia, Ética e Cinema
Realizou-se no passado dia 13 de Março, na Biblioteca Dr. António Ferraz, pelas 15 horas uma Conferência, subordinada ao tema "Filosofia, Ética e Cinema" destinada, sobretudo, aos alunos de Filosofia dos 10º e 11º anos. A atividade, dinamizada pelo Subdepartamento de Filosofia e Formação Pessoal teve como oradores os Drs. José Ferreira Borges e Nuno Fadigas. Os conferencistas abordaram a Ética de Kant e de Stuart Mill e questões relacionadas com a lei da Eutanásia para crianças, recentemente aprovada na Bélgica. Durante a sessão, patrocinada pela Porto Editora, foram dados exemplos de filmes onde estes temas são tratados de uma forma muito pedagógica que poderão ajudar a uma reflexão e questionamento mais esclarecidos.

12 de março de 2014

Diários de Escrita, por Elsa Barbosa.
Acabei sozinha, mas …
Estou só,  não tão só assim, a raiva e a saudade são sentimentos que me irão acompanhar sempre, tal como aqueles que nunca me traíram. E a esses, sim, àqueles que estão lá no fundo, eu tenho de agradecer, porque afinal, sem vocês, eu não seria eu. Vocês são uma espécie de outra margem de mim, são a minha força. E estou aqui, sou mais um alguém com algo a dizer… Mas sigo, sigo nesta estrada que é a vida. Estas pedras da calçada magoam, magoam o coração de um alguém tão vazio quanto eu… Mas com tudo, percebi que eu consigo ser melhor para mim, melhor com a vida. Aprendi a ter mais paciência, a controlar as emoções, a sorrir sem motivo, aprendi, que não faz sentido caminhar sem dar amor aos que estiveram sempre lá para mim! Aprendi que a vida rasga bocadinhos gastos do mundo e vai descascando até chegar à noz… Também já quis desaparecer mas, quem já não o quis fazer? Nem sempre o chão da alma é seguro, e nem sempre o tempo cura qualquer dor… Custa- me acreditar que troquei contigo as palavra mais escondidas, aquelas que só a noite arranca sem doer, pensei que seríamos cúmplices o resto da vida. E agora eu sinto tudo ao mesmo tempo, tudo aquilo que eu nem sei explicar… Mais do que não saber explicar, é preciso acreditar que algum dia iremos ser felizes… Felizes de verdade, não percam mais noites a pensar “e se…”. Não pensem, façam! E vocês, os que estão aí no fundo… É por vossa causa que hoje eu consigo acreditar. Temos de perceber que não existe passado, muito menos futuro, existe sim o agora! E agora, eu deixe de ter pena de mim por estar sem ti, e passei a ter pena de ti, por estares sem mim. Coitado…
Por, Elsa Barbosa

11 de março de 2014

Conferência sobre Filosofia, Ética e Cinema na Biblioteca Escolar Dr. António Ferraz

Pensamento do mês - setembro