“800 anos
da Língua Portuguesa” foi a primeira atividade do programa da Semana
da Leitura que decorre, em todo o país, de 17 a 21 de março, e que vem sendo
dinamizada há algum tempo na nossa Biblioteca. A Semana da Leitura, promovida
pela Rede das Bibliotecas Escolares, em colaboração com o Ministério da
Educação e as Bibliotecas Escolares, tem como grande objetivo “promover o
gosto pela leitura”, fazendo desta um ato que se reveste da maior
importância para o desenvolvimento educacional dos nossos jovens, atendendo aos
efeitos positivos que produz.
Para
promover o gosto pela leitura, nada melhor que proporcionar aos nossos alunos o
contacto com especialistas que diariamente trabalham na promoção da Língua
Portuguesa que este ano serve de mote à Semana da Leitura, uma vez que se
comemoram os 800 anos da Língua Portuguesa. Para nos falar deste tema, tivemos
o prazer de contar com a presença das Drª.s Ana Maria Cameselle e Fátima Inácio
Gomes, que, com simpatia, acederam ao nosso convite. Com sabedoria, domínio do
assunto e proximidade com os alunos, as duas oradoras proporcionaram-nos uma entusiasmante
viagem às origens e evolução da Língua Portuguesa.
Foi, sem
dúvida, uma forma magnífica de homenagearmos a Língua Portuguesa.
Muito
obrigada, Drª.s Ana Maria Cameselle e Fátima Inácio Gomes, pela partilha de
conhecimentos e pelo início de um intercâmbio salutar entre "duas escolas
gémeas, separadas à nascença".





