5 de fevereiro de 2014

Encontro com... Hugo Teixeira, Ilustrador.
Numa iniciativa da Biblioteca Escolar, em articulação com a editora ASA e coordenação da Drª Ana Rocha, decorreu, hoje, na Biblioteca Escolar Dr. António Ferraz, um encontro com o ilustrador Hugo Teixeira e as nossas turmas do 7º ano. Ao longo da sessão, Hugo Teixeira captou a atenção dos alunos e docentes com a sua simpatia e o gosto de quem faz “tão bem” aquilo que tanto gosta. O ilustrador falou-nos dos seus livros: “Mahou”, “Origem da Magia” e “Perdidos no Tempo” nos quais Ana Vidazinha é autora dos textos. O criador, natural de Amarante, confidenciou-nos que o gosto e paixão pela ilustração começou no primeiro dia de aulas e, a partir daí, nunca mais parou. No final, houve lugar às habituais perguntas e a uma sessão de autógrafos muito original.

2 de fevereiro de 2014

Hugo Teixeira, Ilustrador.
Hugo Teixeira, autor de "Bang Bang", o primeiro livro de MANGA editado em Portugal, estará na Biblioteca Escolar Dr. António Ferraz. Natural de Amarante e nascido em 1980, Hugo Teixeira é artista plástico e autor de Banda Desenhada sendo o primeiro artista plástico a utilizar a técnica demanga em Portugal.

27 de janeiro de 2014


Decorreu no dia 22 de Janeiro, na Biblioteca Dr. António Ferraz da Escola Secundária de Barcelinhos, a Sessão Escolar do Parlamento dos Jovens. Depois de apresentadas e discutidas as propostas de cada lista, os 25 deputados presentes votaram 3 medidas de recomendação e elegeram os alunos Patrícia Briote (12º D), Luís Simões (10º B) e Alexandre Rodrigues (10º A) para representarem a Escola Secundária de Barcelinhos na Sessão Distrital que terá lugar no Instituto Português da Juventude e Desporto, em Braga. Parabéns a todos os deputados pela forma civilizada e responsável participação neste projeto da Assembleia da República que a todos deve servir de exemplo. 

17 de janeiro de 2014

O Lugar da Poesia, por Bruno Cruz










Aurora Celeste
Fora-se a torrente de tristeza
No mar de lágrimas caídas,
Cegas da volátil fraqueza
Das horas negras perdidas

 Flui a vida agora no sidéreo
Das profundezas erróneas,
Naquele coração etéreo
Repleto de pétalas de rosas

 Na escuridão marcante
O sonho da vida renasce,
Acende-se a luz fulgurante
Levando a dor do impasse

 E na dor de toda a vida
Esse rosto belo conquistou
A minha alma perdida
Que pelo mundo vagueou.

10 de janeiro de 2014

Concurso Nacional de Leitura 2014

Realizou-se, dia 10 de janeiro, a 1ª fase do Concurso Nacional de Leitura, 8ª edição. Os livros de leitura obrigatória para esta fase do concurso foram os seguintes: Uma Viagem na Nossa Terra, de José Rodrigues Miguéis e Amor de Perdição, de Camilo Castelo Branco, para os 60 alunos inscritos do ensino secundário;   A Turma, de François Bégaudeau e O Romance da Raposa, de Aquilino Ribeiro, foram os livros lidos pelos 58 alunos do 3º ciclo.
De entre os participantes sagraram-se vencedores os alunos: Juliana Ferreira, 8º A; Márcia Alexandra Antunes, 9º A; Bruna Costa, 8º A e,  como suplente Marta Fonseca do 8º A, do 3º ciclo.
Ana Margarida Santos, 11º A; Adriana Cristina Batista, 11º A; Tânia Lopes, 12º D e, como suplente,  Ana Isabel Martins, 11º A, foram os apurados do Secundário. 
A segunda fase do CNL será realizada, a nível distrital, em data e local a designar.
A  todos os alunos participantes os nossos parabéns!!







Pensamento do mês - setembro