17 de outubro de 2013

Champimóvel
No dia a 16 de outubro, a nossa escola associou-se ao Município de Barcelos, numa ação conjunta com a Rede de Bibliotecas Escolares de Barcelos e a Fundação Champalimaud, e levou as turmas do 8º ano a visitar o Champimóvel.
Assistiram a um show animado interativo em 4D, com a duração de cerca de 25 minutos, intitulado  “O Futuro da Ciência”. Os participantes fizeram uma viagem através do corpo humano, na companhia do Champi, o nosso guia.

Champimóvel é um projeto de divulgação e promoção da ciência da Fundação Champalimaud, dirigida especialmente ao público com faixas etárias entre os 9 e os 14 anos.
Com esta visita, em articulação com o departamento de Ciências Humanas, esperamos ter despertado nos nossos alunos o gosto e o interesse pela ciência e investigação. 

OUTUBRO
Mês Internacional das Bibliotecas Escolares
O nosso cartaz
Programa
Ao longo do mês de outubro
Temática ׀ A Biblioteca, uma Porta para a vida
Objetivos׀
Desenvolver e manter nos alunos o hábito e o prazer da leitura e da aprendizagem;
organizar atividades que incentivem a tomada de consciência cultural e social;
proclamar o conceito de que a liberdade intelectual e o acesso à informação são pontos fundamentais à formação de cidadania responsável e ao exercício da democracia;
promover a leitura, recursos e serviços da biblioteca escolar junto à comunidade escolar.
 Destinatários׀ Alunos, professores e toda a comunidade escolar.
Nota: A participação nas atividades calendarizadas será apenas para turmas convidadas com conhecimento e autorização dos professores e que não resulte em prejuízo das aulas.
 Programa do mês das BE
De 01 a 04 de outubro׀
Receção aos alunos do 7º e 10º ano
 Ao longo do mês׀
Criação do cartaz das BE’s
Concurso de marcadores alusivos
 29 de outubro׀
Dia aberto
“Chá de livros”
Oficina de escrita
Sessão de leitura  publica
Responsáveis: Prof ª Ana Reis, 11º A e Equipa da BE.
Destinatários: 1 turma do 7º ano.

23 de junho de 2013

 “A Metamorfose” de Franz Kafka apresenta-nos a história de Gregor Samsa, que se transforma em inseto da noite para o dia, condição que o põe em vigília e constante incomunicação. “Quando Gregor Samsa despertou uma manhã depois de um sono intranquilo, encontrou-se sobre a sua cama convertido num monstruoso inseto.” Esta é a primeira frase deste livro e é uma das mais conhecidas no mundo da literatura. Gregor acorda e vê-se transformado num inseto. Assim, não se consegue levantar, o que era preocupante, pois estava atrasado para o seu emprego de caixeiro-viajante, com cujo ordenado sustentava a sua família depois do negócio de seu pai abrir falência. Por mais tentativas que fizesse para se levantar, não conseguia, e o atraso já era de horas. Como tal, o gerente foi em pessoa averiguar a razão do atraso. Depois de resolvida a dificuldade de se levantar e deslocar, Gregor depara-se com outra dificuldade, a de destrancar a porta, dificuldade esta ultrapassada com muita dor e esforço. Ao verem Gregor, estes, já antes alarmados pelo som de animal, ficam exaltadíssimos. Incrédulo, o gerente foge. Com o auxílio de uma bengala e um jornal, e perante o choro da mãe, é enxotado pelo pai de volta para o quarto. Nesta altura, Gregor descobre que, embora andasse muito bem para a frente, às arrecuas era muito lento. Ao entrar, finalmente, no quarto fica entalado na porta e o pai dá-lhe um golpe por trás com a bengala, fazendo-o aterrar a meio do quarto e com outro golpe com a bengala fecha a porta. Só por esta parte do resumo se percebe a frieza e indiferença dos humanos perante Gregor, que ainda se sentia humano, semelhante ao grande mal de que padece a humanidade. A irmã encarrega-se de o alimentar. Primeiro leva-lhe uma tigela com leite açucarado, mas isso não agrada a Gregor, apesar de este ter sido, outrora, o seu alimento preferido. Então leva-lhe num jornal vários tipos de comida. As de que Gregor menos gostava, são agora as que curiosamente, alimentos alterados (um queijo capaz de assustar qualquer nariz, por exemplo). Ela e a mãe passam a tratar da cozinha, a empregada despediu-se, com grande alívio, depois de ver Gregor. Só a irmã é que se encarrega do quarto, mas fá-lo incomodada. Depois de algum tempo, a mãe quer ver o filho, mas o pai e a irmã não deixam. Quando finalmente o consegue, apanha um choque, tal como a irmã, quando um dia entra mais cedo e encontra o irmão à janela. Para poupar a sua irmã, arrasta um lençol para o cadeirão onde dorme e sempre que ela lá vai, ele cobre-se todo, gesto que aliviou a irmã. Gregor passa a escutar, analisar e observar tudo à sua volta. Para passar o tempo, começa a caminhar em todas as direções, incluindo para o teto. A irmã repara neste novo passatempo e retira os móveis do quarto para que ele se possa deslocar mais à vontade. Entretanto, a sua família começa a trabalhar e a ganhar o seu próprio sustento. Assim, Gregor começa a ser desprezado ainda mais: Jã nem a irmã vai ao seu quarto com tanta frequência nem repara no que ele come, que é cada vez menos. Ele tornou-se num fardo. Para ganhar dinheiro, alugam a casa a três homens, e mudam drasticamente a sua vida doméstica Já outra empregada fora contratada, e queria ver-se livre do inseto. Um dia, a irmã tocou violino e o irmão aproximou-se. Quando deram por ele, o pai atirou-lhe com maçãs e uma delas ficou-lhe presa no dorso, magoando-o. Os hóspedes vão embora furiosos por viverem no mesmo local que um verme. Gregor acaba por morrer, sozinho, desprezado e incompreendido, no seu quarto, após mais este gesto de desprezo, o que é um alívio para a família, pois finalmente vê-se livre dele.
 Não será isto o que acontece na nossa sociedade? Não será esta obra um alerta para a nossa forma de ver as coisas e de nos relacionarmos com os outros?
 Penso que vale a pena pensar nisto.

13 de junho de 2013

No âmbito da atividade GEÓGRAFO DO ANO 2012/2013, levada a cabo pelo subdepartamento de Geografia, foram entregues os diplomas e respetivos prémios no dia 12 de Junho na Biblioteca escolar. Os alunos vencedores foram Tatiana Barbosa do 7º Ano turma A, Tiago Filipe Sá do 8º Ano turma C e Marisa Cristina Loureiro do 9º Ano turma B.
Na mesma cerimónia, a Biblioteca entregou os diplomas, enviados pela Câmara Municipal de Barcelos, aos alunos participantes no concurso concelhio "Pequenos Grandes Poetas", realizado pela Biblioteca Municipal.
E porque consideramos que o Mérito e Empenho devem ser reconhecidos, deixamos aqui o registo como agradecimento aos nossos alunos distinguidos.

7 de junho de 2013

Os  "leitores do mês" 2012-2013
.  
A BE procede mensalmente à análise estatística das requisições domiciliárias, elegendo, deste modo, o leitor do mês. Este concurso que visa promover hábitos e competências de leitura e desenvolver a literacia nos nossos jovens, com vista à formação de cidadãos atentos e críticos - condição indispensável para o exercício da cidadania - contou com a colaboração de 8 alunos que receberam um prémio em livros oferecidos pela escola. A entrega dos prémios contou com a presença do Diretor da escola, da Bibliotecária e dos respetivos Diretores de Turma numa singela cerimónia que pretendeu homenagear todos os que valorizam e investem na leitura. A todos os alunos que, desinteressadamente, colaboram nesta atividade o nosso obrigada e desejo de que continuem a cultivar o sublime gosto pela leitura. Tal como dizia o grande filósofo, orador, escritor, advogado e político romano, Cícero: "Os livros são o alimento da juventude." É esse alimento que julgamos ser nosso dever continuar a fornecer e a estimular."

Pensamento do mês - setembro