4 de dezembro de 2012

Construção da árvore de Natal

Este ano a construção da nossa árvore de natal contou com a colaboração de vários alunos que decidiram dar "vida" a muitas revistas há muito tempo no arquivo morto. 
.

3 de dezembro de 2012

Em dezembro, a BE sugere

Sinopse
Desde o interior da ditadura mais repressiva do mundo, desde um país coberto por absoluto isolamento, Dentro do Segredo. Em abril de 2012, José Luís Peixoto foi um espectador privilegiado nas exuberantes comemorações do centenário do nascimento de Kim Il-sung, em Pyongyang, na Coreia do Norte. 
Também nessa ocasião, participou na viagem mais extensa e longa que o governo norte-coreano autorizou nos últimos anos, tendo passado por todos os pontos simbólicos do país e do regime, mas também por algumas cidades e lugares que não recebiam visitantes estrangeiros há mais de sessenta anos. 
A surpreendente estreia de José Luís Peixoto na literatura de viagens leva-nos através de um olhar inédito e fascinante ao quotidiano da sociedade mais fechada do mundo. Repleto de episódios memoráveis, num tom pessoal que chega a transcender o próprio género, Dentro do Segredo é um relato sobre o outro que, ao mesmo tempo, inevitavelmente, revela muito sobre nós próprios.

A Escola e a Amnistia Internacional


As escolas de Barcelinhos e Barcelos uniram-se, no dia 30 de novembro, no auditório da Câmara Municipal de Barcelos para, em conjunto, dar continuidade ao trabalho iniciado pela D.ra Vitória de Triães, uma ativista dos Direitos Humanos. A nossa escola não ficou indiferente a tão nobre causa. Os alunos do 11º C declamaram os poemas: "Rosa de Hiroxima" e "Cantata da Paz". As alunas, Maria Barros e Marília Ferreira do 9º B, leram "Direito à vida", poema criado pelas próprias a propósito desta iniciativa. A encerrar, toda a plateia cantou "You are the World" acompanhados à viola  pelos alunos do 11º C.
Poema
Direito à vida
 Direito a nascer,
Direito a crescer,
Direito a existir,
Direito a ser livre.
Direitos que nos são dados,
Que não devem ser retirados,
O ser humano tem direito a voar,
Conquistar e errar.

Temos direito de ser Iguais,
E aprender mais e mais.
Temos direito de gritar, de chorar e amar.
Temos direito a escolher sem nunca temer...

Por mais erros que cometamos,
E falhas que tenhamos,
Há sempre solução,
Há sempre uma razão,
Para voltar a ser livre e renascer.

Não é preciso desistir,
É preciso enfrentar.
É preciso não ter medo,
Um dia iremos melhorar…


O gelo pode derreter,
Os rios podem secar,
As árvores podem-se despir,
E o ser humano pode errar…

É preciso perdoar,
Ensinar a amar,
Ensinar a ser livre,
Sem o outro perturbar.

Maria Barros e Marília Ferreira,  9º B
Escola Secundária de Barcelinhos

Pensamento do Mês de dezembro


29 de novembro de 2012

Exposição "Um Chá para Sophia"

“Um Chá para Sophia” é a nome da exposição de pintura que vai decorrer, na Biblioteca da Escola Secundária de Barcelinhos, de 10 de Dezembro a 15 de Fevereiro. Esta exposição que alia os poemas e as pinturas ilustradas na obra “Antologia Poética do Chá”  é uma homenagem que os alunos e professores quiseram fazer à grande poeta portuguesa Sophia de Mello Breyner Andresen.


Programa da Feira do Livro

Pensamento do mês - setembro