Outubro - Mês Internacional
das Bibliotecas Escolares, dedicado em 2012 ao tema aglutinador
"Bibliotecas escolares: uma chave para o passado, presente e futuro".
Para comemorar o Dia Internacional das Bibliotecas Escolares, a nossa Biblioteca convidou a professora Elisabete Gonçalves para a
realização de uma oficina de escrita. Tal atividade consistiu na leitura do
início de uma pequena história, da verificação de que esta era composta por
inúmeros vocábulos que continham a vogal E e da
reescrita da mesma, mas sem que pudessem usar a vogal proibida, o E, a qual,
alegadamente, estaria de greve! Assim, com base em substituição de palavras por
sinónimos, hipónimos, hiperónimos e/ou expressões perifrásticas, com recurso a
pronomes ou até eliminando alguns vocábulos (elipses), os alunos de 8º e de 12º
anos reescreveram a pequena história e deram-lhe continuidade, sem usar a vogal
proibida!
Foi uma atividade a que os alunos
aderiram com empenho e entusiasmo, sendo de destacar que houve grande tendência
para juntarem ideias sem as articular, principalmente no que toca aos
alunos do básico, os quais não dominam ainda a subordinação de ideias.
Terminada a reescrita, procedeu-se à
socialização dos trabalhos, através da leitura dos mesmos ao grande
grupo. Esta partilha visou dar visibilidade aos trabalhos realizados, mas
também proporcionar partilha de caminhos, de formas de resolver as
dificuldades, proporcionando uma maior aprendizagem.
No final, fez-se uma análise aos
mecanismos a que os alunos tiveram de recorrer e constatou-se que estar privado
de usar uma determinada vogal não impede, mas limita a escrita, originando um
texto menos fluido e natural. Contudo, o resultado dos textos foi deveras
positivo!



