26 de outubro de 2012

Oficina de escrita criativa.


Outubro -  Mês Internacional das Bibliotecas Escolares, dedicado em 2012 ao tema aglutinador "Bibliotecas escolares: uma chave para o passado, presente e futuro".
Para comemorar o Dia Internacional das Bibliotecas Escolares, a nossa Biblioteca convidou a professora Elisabete Gonçalves para a realização de uma oficina de escrita. Tal atividade consistiu na leitura do início de uma pequena história, da verificação de que esta era composta por inúmeros vocábulos que continham a vogal E e da reescrita da mesma, mas sem que pudessem usar a vogal proibida, o E, a qual, alegadamente, estaria de greve! Assim, com base em substituição de palavras por sinónimos, hipónimos, hiperónimos e/ou expressões perifrásticas, com recurso a pronomes ou até eliminando alguns vocábulos (elipses), os alunos de 8º e de 12º anos reescreveram a pequena história e deram-lhe continuidade, sem usar a vogal proibida!
Foi uma atividade a que os alunos aderiram com empenho e entusiasmo, sendo de destacar que houve grande tendência para  juntarem ideias sem as articular, principalmente no que toca aos alunos do básico, os quais não dominam ainda a subordinação de ideias.
Terminada a reescrita, procedeu-se à socialização dos  trabalhos, através da leitura dos mesmos ao grande grupo. Esta partilha visou dar visibilidade aos trabalhos realizados, mas também proporcionar partilha de caminhos, de formas de resolver as dificuldades, proporcionando uma maior aprendizagem.
No final, fez-se uma análise aos mecanismos a que os alunos tiveram de recorrer e constatou-se que estar privado de usar uma determinada vogal não impede, mas limita a escrita, originando um texto menos fluido e natural. Contudo, o resultado dos textos foi deveras positivo!

 

24 de outubro de 2012

O Lugar da Poesia, por Cláudia Fernandes, nº 8, 10º A

Caminhar
Tu caminhas…
                           
Estrada rodeada
De nada,
Pensamentos turbulentos
Arrastados pelos ventos.

Silêncios parecem falar…

Uma brisa passeia-te a face
Talvez para te elucidar,
Tu ergues a cabeça
E continuas a caminhar…

De repente, a noite cai.
Algo trava o teu caminho,
Sentes que tudo acabou,
Sentes-te sozinho.

É aí que desistes
E entristeces o olhar,
Não percebes que a vida
Se faz a caminhar?


22 de outubro de 2012

Vídeo comemorativo dos 25 Anos da Escola

 Sob o tema da Beyoncé, "I Was Here", homenageamos todos os nossos alunos, professores e funcionários que ao longo destes 25 anos deixaram a sua "marca" nesta Escola. Fotos da autoria os nossos colegas Prof. Artur Loureiro e Prof. João Sobrosa. Montagem do vídeo, Prof. Nuno Cunha.

25 anos a formar Identidades

Encerramento das Comemoraes dos 25 anos da ESB
A Escola Sec/3 de Barcelinhos encerrou, em grande, as comemorações dos 25 anos de inauguração da instituição. Com a presença de várias entidades locais e regionais, o espetáculo, que juntou talento, memórias e muita emoção, decorreu num ambiente de afetos onde professores e alunos com percurso nesta escola recordaram momentos agora eternizados num livro "25 anos a Formar Identidades".

16 de outubro de 2012

Dia Mundial da Alimentação



Como comem os portugueses?
A LUSA responde:

Comem duas vezes mais carne, óleos e gorduras do que o recomendado;
têm um défice de consumo de produtos hortícolas de 79% e deviam comer
o dobro dos frutos. O estudo mais recente sobre alimentação em
Portugal indica que 51% da população adulta tem excesso de peso.
Neste dia mundial da alimentação, a máxima latina -  Mens sana in corpore sano – mente sã em corpo são – esteve presente na Biblioteca da nossa Escola.
Ponto de vista também defendido pelo conferencista Professor Doutor Domingos Silva que, de entre muitos conselhos proferidos, destacou a importância do primeiro almoço.
Outros conselhos ainda foram deixados:
 • Aumentar o número de refeições diárias (5-7), reduzindo o
volume de cada uma.
• Dedicar mais tempo às refeições.
• Incentivar o consumo de leite e derivados.
• Incentivar o consumo de peixe.
• Substituir o açúcar e produtos achocolatados por adoçantes.
• Dar relevo à ingestão da sopa no início das grandes
refeições (almoço e jantar).
• Dar preferência ao pão e cereais em relação às bolachas,
bolos e biscoitos.
• Incentivar o consumo de saladas e legumes.
• Estimular o consumo de fruta, de preferência crua e com
casca, em vez de sobremesas altamente calóricas (energéticas).
• Diminuir o consumo de sal.
• Predomínio de cozidos, grelhados e assados.
• Evitar os fritos, guisados e condimentos excitantes.

Porque é sempre bom gostar de comer agradavelmente - ALIMENTE-SE COM EQUILÍBRIO, VARIEDADE, MODERAÇÃO E SEGURANÇA E… PRATIQUE ATIVIDADE FÍSICA! - foram as últimas recomendações deixadas pelo orador.

12 de outubro de 2012

Diários de Escrita, por Sónia Catarina Pedrosa Santos, 11º C


      Quando um ser humano nasce, há aquela euforia, pois vê-se a vida a florescer, como na natureza. Mas todos nós sabemos que o que “nasce morre”, pois como tudo na vida começa a desgastar-se, a envelhecer… até que não nos sentimos preparados para permanecer no grande dinamismo que a vida requer.                                                         
     Cada pessoa anda à procura de um caminho a seguir, mas ninguém espera um caminho obscuro… muitas vezes cortado. Todos nós queremos ser felizes e importantes para os que cá ficam com as nossas lembranças. No entanto, a conquista do que nós queremos é um grande labirinto. Há sempre um jogo em que temos muitos caminhos que completam o labirinto e, para o conseguir jogar, temos que optar por um deles. Primeiro entramos num que nos fascina, pois é tudo fácil, mas pouco exigente. Assim, temos tudo o que queremos, e é entusiasmante saber que temos tudo de mãos dadas, mas, chegados ao fim, deparamo-nos com um enorme monte de silvas. O que fazemos? Continuamos? Mas… e o esforço?!? Não! Voltamos para trás e escolhemos outro caminho que nos faça ver a realidade da vida e nos ajude a descobrir a nossa identidade e a decidir o que é mesmo importante para nós. Aí daremos importância às pessoas, às opiniões, à música, à arte, à política… e, sim, iremos ter capacidade para construir a nossa própria opinião sobre determinado assunto e ter instrução para saber refutar a do nosso parceiro.
       Assim, acabaremos o jogo muito orgulhosos e diremos a todos aqueles que o queiram jogar para não caírem em tentações. Pois, delas, é o Mundo feito!

Pensamento do mês - setembro