Sob o tema da Beyoncé, "I Was Here", homenageamos todos os nossos alunos, professores e funcionários que ao longo destes 25 anos deixaram a sua "marca" nesta Escola. Fotos da autoria os nossos colegas Prof. Artur Loureiro e Prof. João Sobrosa. Montagem do vídeo, Prof. Nuno Cunha.
22 de outubro de 2012
25 anos a formar Identidades
A Escola Sec/3 de Barcelinhos encerrou, em grande, as comemorações dos 25 anos de inauguração da instituição. Com a presença de várias entidades locais e regionais, o espetáculo, que juntou talento, memórias e muita emoção, decorreu num ambiente de afetos onde professores e alunos com percurso nesta escola recordaram momentos agora eternizados num livro "25 anos a Formar Identidades".
16 de outubro de 2012
Dia Mundial da Alimentação
Como comem os portugueses?
A LUSA responde:
Comem duas vezes mais carne, óleos e gorduras do que o recomendado;
têm um défice de consumo de produtos hortícolas de 79% e deviam comer
o dobro dos frutos. O estudo mais recente sobre alimentação em
Portugal indica que 51% da população adulta tem excesso de peso.
Neste dia mundial da alimentação, a máxima latina - Mens sana in corpore sano – mente sã em
corpo são – esteve presente na Biblioteca da nossa Escola.
Ponto de vista também defendido pelo conferencista Professor
Doutor Domingos Silva que, de entre muitos conselhos proferidos, destacou a
importância do primeiro almoço.
Outros conselhos ainda foram deixados:
• Aumentar o número de refeições diárias (5-7), reduzindo o
volume de cada uma.
• Dedicar mais tempo às refeições.
• Incentivar o consumo de leite e derivados.
• Incentivar o consumo de peixe.
• Substituir o açúcar e produtos achocolatados por adoçantes.
• Dar relevo à ingestão da sopa no início das grandes
refeições (almoço e jantar).
• Dar preferência ao pão e cereais em relação às bolachas,
bolos e biscoitos.
• Incentivar o consumo de saladas e legumes.
• Estimular o consumo de fruta, de preferência crua e com
casca, em vez de sobremesas altamente calóricas (energéticas).
• Diminuir o consumo de sal.
• Predomínio de cozidos, grelhados e assados.
• Evitar os fritos, guisados e condimentos excitantes.
• Aumentar o número de refeições diárias (5-7), reduzindo o
volume de cada uma.
• Dedicar mais tempo às refeições.
• Incentivar o consumo de leite e derivados.
• Incentivar o consumo de peixe.
• Substituir o açúcar e produtos achocolatados por adoçantes.
• Dar relevo à ingestão da sopa no início das grandes
refeições (almoço e jantar).
• Dar preferência ao pão e cereais em relação às bolachas,
bolos e biscoitos.
• Incentivar o consumo de saladas e legumes.
• Estimular o consumo de fruta, de preferência crua e com
casca, em vez de sobremesas altamente calóricas (energéticas).
• Diminuir o consumo de sal.
• Predomínio de cozidos, grelhados e assados.
• Evitar os fritos, guisados e condimentos excitantes.
Porque é sempre bom gostar de comer agradavelmente - ALIMENTE-SE COM
EQUILÍBRIO, VARIEDADE, MODERAÇÃO E SEGURANÇA E… PRATIQUE ATIVIDADE FÍSICA! - foram as últimas recomendações deixadas pelo orador.
15 de outubro de 2012
12 de outubro de 2012
Diários de Escrita, por Sónia Catarina Pedrosa Santos, 11º C
Cada pessoa anda à procura de
um caminho a seguir, mas ninguém espera um caminho obscuro… muitas vezes
cortado. Todos nós queremos ser felizes e importantes para os que cá ficam com
as nossas lembranças. No entanto, a conquista do que nós queremos é um grande
labirinto. Há sempre um jogo em que temos muitos caminhos que completam o
labirinto e, para o conseguir jogar, temos que optar por um deles. Primeiro
entramos num que nos fascina, pois é tudo fácil, mas pouco exigente. Assim, temos
tudo o que queremos, e é entusiasmante saber que temos tudo de mãos dadas, mas,
chegados ao fim, deparamo-nos com um enorme monte de silvas. O que fazemos?
Continuamos? Mas… e o esforço?!? Não! Voltamos para trás e escolhemos outro
caminho que nos faça ver a realidade da vida e nos ajude a descobrir a nossa
identidade e a decidir o que é mesmo importante para nós. Aí daremos importância
às pessoas, às opiniões, à música, à arte, à política… e, sim, iremos ter
capacidade para construir a nossa própria opinião sobre determinado assunto e
ter instrução para saber refutar a do nosso parceiro.
Assim, acabaremos o jogo
muito orgulhosos e diremos a todos aqueles que o queiram jogar para não caírem
em tentações. Pois, delas, é o Mundo feito!
Dia Mundial da Alimentação
O Dia Mundial da Alimentação celebra-se anualmente a 16 de Outubro.
O dia 16 de Outubro marca o dia da fundação da organização das Nações
Unidas para a alimentação e a agricultura, em 1945.
A celebração do Dia Mundial da Alimentação foi estabelecida em Novembro de
1979 pelos países membros na 20ª Conferência da Organização das Nações Unidas
para a alimentação e a agricultura.
Com a comemoração deste dia pretende-se:
- Alertar
para a necessidade da produção alimentar e reforçar a necessidade de
parcerias a vários níveis;
- Alertar
para a problemática da fome, pobreza e desnutrição no mundo;
- Reforçar
a cooperação económica e técnica entre países em desenvolvimento;
- Promover
a transferência de tecnologias para os países em desenvolvimento;
- Encorajar
a participação da população rural, na tomada de decisões que influenciem
as suas condições de vida.
A nossa escola promove, neste dia, uma palestra com o Doutor Domingos
Silva, Investigador em Nutrição.
1 de outubro de 2012
Diários de escrita, por Joana Serra, 12º B
E se inventássemos um herói para os dias de hoje?
Em todas as épocas, os super-heróis
lutam para defender uma pessoa e outra e novamente outra… Hoje, os nossos
super-heróis não têm os poderes extraordinários que tinham em épocas
anteriores, mas não é por esse motivo que se deixam abater. Talvez seja isso
que os faça continuar.
Se inventássemos um super-herói para os
nossos dias, provavelmente com a ajuda das tecnologias, medicinas avançadas e
todo o tipo de evolução, esse super-herói não seria humano. Seria uma máquina
perfeita, sem sentimentos, apenas com o dever de proteger cada pessoa que
corresse perigo. Mas, em vez de inventarmos um super-herói, por que razão não
damos valor aos heróis que nos rodeiam a cada dia? Um médico, um professor, um
educador, um enfermeiro, um pai, uma mãe, um irmão, tios, avós, a nossa família
e amigos que nos apoiam… Todos eles são os verdadeiros super-heróis.
Quando nascemos, não é um super-herói
cheio de poderes extraordinários que nos alimenta e dá amor, são os nossos pais.
Quando vamos para a escola, em frente ao quadro não se encontra um super-herói
com todos os seus poderes a ensinar a ler e a escrever, é um professor. Quando
estamos doentes, não é o super-herói famoso que salva vidas que nos vai tratar,
é um médico ou enfermeiro.
Assim, não precisamos de inventar um
super-herói, precisamos de os manter junto a nós, pois eles já existem. É com
esses super-heróis que contamos a cada dia. Temos heróis que se
preocupam verdadeiramente e não super-heróis que só existem com o propósito de
nos defender.
Subscrever:
Mensagens (Atom)




