Somos
um… Não eu e tu, mas um NÓS caloroso aqui veementemente representado! É
precisamente isso que somos, UM! Uma unidade mesclada por esta grande escola
que completa agora uns quantos anos de existência.
Ensinaram-me
que, num qualquer lugar e num qualquer tempo, existiam escolas que “eram
gaiolas para que os pássaros desaprendessem a arte do voo”. Escolas que
encarceram o pensamento de todos os seus educandos, para que assim, os consigam
levar para onde bem entenderem. Escolas que vêm com os seus dedos pesados de
ferrugem, desgastando as asas de todos aqueles que por lá pairam. Todavia, a
essência dos pássaros é o voo, e se até isso lhes exturquem, deixaram de ser
pássaros!
Não
reconheci essa realidade – a experiência própria falava mais alto, impedindo-me
de observar com bons olhos essa atroz realidade. Invariavelmente, a única
verdade que eu conhecia era a de uma escola que, ao invés de carcomer as asas
dos seus Homens, cultiva-as, fomenta o seu bom uso! Uma escola que não sobreveio
para adestrar aos pássaros a arte do voo, até porque isso já nasce com eles;
brotou sim para encorajá-lo e aperfeiçoá-lo! Para que os pássaros se tornem
bons pássaros, capazes de singrar por entre a monotonia da sua vida.
Vai-se
o tempo, vão-se os lugares, vão-se ou não se vão os semelhantes. O cenário
mantém-se, até porque a escola permanece no mesmo local - talvez apenas um
pouco mais degradada pelo decorrer natural do tempo. Mas, não obstante esse
desgaste físico, o espírito mantém-se intacto: a união de todos aqueles
personagens que vão pisando este palco que é renovado a cada ano sojorna no
auge! E por isso, por todos os personagens, quer os que ainda cá estão, quer os
que já não cá habitam, que já integraram e/ou integram o elenco desta peça que
é a história desta escola que nos une, uma certeza eu posso dar: não obstante
tudo passar, o tempo correr e as vidas mudarem, há algo que fica – as memórias.
As memórias de um outrora passado nesta escola. E essas permanecem bem vincadas!
E
tudo isto se resume numa única palavra: OBRIGADA! Um obrigada sincero, por
estes 25 anos a fazer crescer as asas de todos aqueles que jamais se
imaginariam capazes de voar!






