22 de maio de 2012
17 de maio de 2012
Sousa Dias na BE
"A arte faz-nos ver aquilo que nenhuma linguagem nos pode dizer", mas o professor Sousa Dias conseguiu, através da linguagem, falar-nos da arte.
Sousa Dias é um dos mais independentes e estimulantes pensadores portugueses dos nossos dias, embora relativamente desconhecido, para quem fazer filosofia sempre foi a sua vida, uma necessidade absoluta. Cada um dos seus livros, seja qual for o seu mérito, corresponde, ou correspondeu no momento em que foi escrito, a uma ineximível necessidade subjetiva do autor.
Com uma linguagem acessível, mas também rigorosa e cativante para o público (alunos do 10º ao 12º ano), o professor Sousa Dias partilhou connosco parte da sua reflexão sobre a arte, sobre a criação artística e os valores estéticos, tendo entrado em diálogo com o jornalista Alberto Serra, gerando momentos enriquecedores de interação entre ambos e também com o público.
Foi referido que a arte não é expressão de sentimentos do artista, o que levou a algumas questões de alunos e professores, prontamente clarificadas, tendo o professor Sousa Dias referido a necessidade de haver uma dimensão ontológica traçada pela obra, no sentido em que Paul Klee (um dos vários artistas referidos ao longo da palestra) dizia que a pintura não valeria um minuto do nosso tempo se se limitasse a dar-nos aquilo que sem ela podemos ter, pois não faz qualquer sentido a pintura dar-nos o que já de si é visível (a pintura não existe para reproduzir, para refazer), ela existe para tornar visível, para nos revelar aquilo que sem ela nunca nos seria revelado.
O tempo decorreu muito rapidamente, resultado da arte comunicadora de Sousa Dias, que através da linguagem nos ajudou a desvendar o que é a arte, a criação artística. No final da palestra todos nós gostamos de ter participado, ficando no ar muitas questões para trabalhar futuramente.
12 de maio de 2012
Conto-te na BE JI de Barcelinhos
Na segunda feira
de manhãzinha, já os alunos do 10º I e a professora Cláudina preparavam todo o
cenário, na biblioteca onde ia decorrer mais um "conto-te na BE" para
as duas turmas do Jardim de Infância de Barcelinhos quando, através do telefone,
recebemos a notícia que devido à intensa chuva que não parava de cair, os
meninos não se deslocariam à biblioteca, ficando sem efeito a atividade. Tanto
trabalho, tanto investimento e ficar tudo sem efeito, justificava a deslocação
ao JI. Decidimos enfrentar o mau tempo e levar o conto até eles. A azáfama foi
muita: refazer todo o cenário, montar os jogos, adereços, pinturas, etc. Valeu a pena o trabalho fora de portas pelo
prazer sentido por aqueles meninos e meninas do Jardim de infância.
Sousa Dias na BE
Sousa Dias nasceu no Porto em 1956. Professor. Publicou, entre outros livros, Lógica do acontecimento (sobre a filosofia de Deleuze), Questão de estilo (colectânea de textos de teoria da literatura e da arte) e O que é poesia?
15 de Maio, às 10 horas, Sousa Dias estará na Biblioteca da Escola Secundária Barcelinhos, para nos falar dos "Valores Estéticos e a Criação Artística, acompanhado pelo jornalista Alberto Serra.
8 de maio de 2012
Concurso de Poesia "25 anos da minha escola"
A Biblioteca está a promover um concurso de poesia subordinada ao tema "25 anos da minha escola".
A BE/CRE desafia todos os alunos e ex alunos a participarem neste concurso, com poemas INÉDITOS, até 08 de junho.
Os trabalhos devem ser enviados para o endereço: barcelinhos.biblioteca@gmail.com
Haverá um prémio para o melhor poema.
Participem! Ponham à prova a vossa criatividade.
7 de maio de 2012
Palestra - 25 de Abril com o Capitão Marque Júnior
Por motivos de força maior, informamos que, a sessão agendada para 9 de maio realizar-se-á a 23 de maio.
6 de maio de 2012
O Lugar da Poesia, por Daniela Alves, 10º A
Vida!
De diversas formas e sentidos,
explicaram-me o que era a vida.
Mas também já me disseram
que se trata de uma palavra indefinida.
E todos temos uma opinião,
uma diferente interpretação
da tal palavra que ainda não encontrou
a devida definição.
E assim surge a palavra:
Vida!
E com simples palavras, direi:
Vida, é caminhar
e quando cair levantar;
Vida, é para o passado olhar
e o futuro enfrentar;
Vida, é sorrir
mesmo quando os motivos nos estão a fugir;
Vida, é acreditar
mesmo quando a esperança nos está a escapar;
Vida, é voar e sonhar
sem os pés da terra levantar;
Vida, é agir com sinceridade,
abraçar com carinho
e amar com intensidade;
Vida, é preencher cada momento
com um simples toque de magia
e tornar memorável cada teu dia;
Vida, é enfrentar cada desafio
sem derrotismos
e arranjar sempre um motivo
para sorrir;
Vida, é cada mistério descobrir.
Subscrever:
Mensagens (Atom)



