24 de fevereiro de 2012

Palestra sobre Conhecimento e Realidade

Comemoração do Dia Internacional da Língua Materna.

Vencedores do Concurso "Dia Internacional da Língua Materna"
Ensino Básico 
Equipa C: 
Cláudia Ferreira – 9º B 
 Flávio Campinho – 9º C 
 José Vasco – 9º C 
 Ensino Secundário 
Equipa A: 
Hilário Araújo – 10º A
 Gabriel Simões - 10º A 
 Paulo Teles - 10º A
Parabéns aos vencedores e a todos os concorrentes pela brilhante participação no concurso. Um agradecimento especial ao Bruno Fernandes "Mica" pelo apoio incondicional que tem dado à biblioteca  na realização destas atividades.

17 de fevereiro de 2012

Conto-te na BE - Colégio Menino de Deus de Barcelos

21 de fevereiro, Dia Internacional da Língua Materna

Celebra-se a  21 de fevereiro, o Dia Internacional da Língua Materna,  proclamado pela Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO) em 17 de Novembro de 1999.
A data, reconhecida formalmente pela Assembleia Geral das Nações Unidas, é comemorada desde fevereiro de 2000 com o objetivo de promover a diversidade linguística e cultural e o plurilinguismo.

Esta comemoração impulsionou, assim, os esforços dessa organização internacional para proteger as quase seis mil diferentes línguas existentes no mundo e, ao mesmo tempo, preservar a diversidade cultural.
O Conselho Geral, órgão supremo da UNESCO, reconheceu o papel que tem a língua materna, não só no desenvolvimento da criatividade, da capacidade de comunicação e na elaboração de conceitos, como também no facto de que as línguas maternas constituem o primeiro vetor da identidade cultural. 
A nossa escola, por indisponibilidade de agenda, vai comemorar esta efeméride no dia 24 de fevereiro.




16 de fevereiro de 2012

Resultados do concurso "Faça lá um Poema"

Integrado no Plano Anual de Leitura (PNL), realizou-se, hoje, na Escola Secundária de Barcelinhos, a selecção dos poemas vencedores do “Concurso Faça lá um poema”. O júri constituído, pelas professoras Florinda Bogas (Coordenadora da Biblioteca Escolar/Centro de Recursos); Paula Araújo (Assessora da Direcção), Luísa Cruz (Coordenadora do Departamento de Línguas), Ana Reis e Helena Trigueiros (membros da equipa da Biblioteca Escolar), apuraram, respectivamente, do terceiro ciclo e do ensino secundário os seguintes poemas: “ESTOU AQUI EU A ESCREVER”, da autoria do aluno do 8º A, JOÃO FERREIRA e “HOJE SENTEI-ME NO BANCO DO JARDIM”, do aluno, do 11º A, PEDRO MANUEL SIMÕES FERNANDES. A equipa da Biblioteca/Centro de Recursos felicita os alunos vencedores e agradece a todos os que participaram nesta iniciativa de particular importância para incentivar o gosto pela leitura e pela escrita de poesia. Os trabalhos vencedores serão agora avaliados por um júri constituído por cinco elementos designados pelo (CCB) Centro Cultural de Belém e (PNL) Plano Nacional de Leitura e divulgados a 21 de Março de 2012.

Pensamento do mês - setembro