6 de fevereiro de 2012

Concurso "Faça lá um poema"

Com o objetivo de incentivar o gosto pela leitura e pela escrita de poesia, a nossa escola associou-se ao o Plano Nacional de Leitura e ao Centro Cultural de Belém, numa iniciativa conjunta, convidando todos os alunos, do 3.º Ciclo e do Ensino Secundário, a participar no Concurso de Poesia, Faça lá um Poema. Os poemas devem ser entregues na BE até dia 15 de Fevereiro de 2012. Um júri, constituído por 3 elementos da equipa da BE e o coordenador do Departamento de Línguas, selecionará os melhores poemas, um de cada ciclo. Os poemas vencedores serão enviados para a fase final a realizar no Dia Mundial da Poesia a 21 de Março de 2012, no Centro Cultural de Belém.

Dia Europeu da Internet Segura.

O grupo de informática, na pessoa do professor Pedro Gonçalves, e a biblioteca escolar desenvolveram na terça feira, dia 7 de fevereiro, na BE , várias atividades no âmbito da comemoração do Dia Europeu da Internet Segura. O programa incluiu ações para alunos dos vários níveis de ensino. A iniciativa teve como principal objetivo “a consciencialização da comunidade escolar para os riscos associados à utilização da internet".

Visita a Lisboa - "A voz de Portugal"

As turmas dos 10º A, J e 12º H, acompanhadas pelos professores, Ana Reis, Graça Teles, Jorge Salgueiro (o nosso guia de serviço), José Carlos Cruz, Paula Araújo e Florinda Bogas, realizaram no dia 4 de Fevereiro, uma visita a Lisboa, a convite da RTP1, para assistir ao programa "A Voz de Portugal". Foi traçado um itinerário bastante ambicioso, para o tempo disponível que foi cumprido à risca. O Parque das Nações, a Praça do Comércio, a Rua Augusta, o Rossio,o Chiado,a Praça de Camões, o Cais do Sodré, a Praça do Império e o Parque dos Poetas, foram os locais visitados. No final da tarde, dirigimo-nos aos estúdios da Valentim de Carvalho, para assistirmos ao programa "A Voz de Portugal". Agradecemos à Estela Santos, da direção do programa, pelo acolhimento e carinho com que nos recebeu. O nosso muito obrigada à Professora Fátima Carvalho pela colaboração na definição do plano da visita. Foi para nós, Escola Secundária de Barcelinhos, um enorme prazer, podermos proporcionar momentos únicos aos nossos alunos, como demonstram as fotografias que se seguem.
 

JI de Bercelinhos no Conto-te na na BE

5 de fevereiro de 2012

Diários de escrita, por Carolina, Regina, José Miguel e João Matos, 11º D

“Vós, jovens, sois a esperança do mundo” 
Vós, jovens de toda a parte, sois a esperança do mundo. Quando as nossas vidas findarem, as vossas estarão no auge, e será vosso o dever de tomar o nosso lugar, tal como as rédeas que conduzem a Humanidade.
Em primeiro lugar, vou enunciar as vossas qualidades. Estas, embora raras, sobressaem entre todas as vossas características e revelam-se de extrema importância nas vossas vidas.
De todas elas, a ambição é talvez aquela mais típica da juventude e a mais necessária para que cumpram as funções que vos delegaremos. Também os vossos espíritos preenchidos pela aventura e pela curiosidade vos permitem explorar o mundo, aprender e crescer. A vossa inteligência dar-vos-á ferramentas para resolverem os problemas que estão por vir.
Todas as vossas qualidades assumem um papel proeminente nos destinos do mundo, e deveis cultivá-las e desenvolvê-las, pois são essenciais para a vossa felicidade e daqueles que vos rodeiam.
Tendo mencionado as vossas qualidades, passarei agora, jovens, a referir os vossos inúmeros defeitos. Apesar de as vossas personalidades serem mais marcadas por pontos fracos que fortes, os primeiros não têm a relevância dos segundos. No entanto, nem por isso podem ser esquecidos ou ignorados, e têm que ser corrigidos.
O mais perigoso é o pecado da preguiça, uma vez que anula a vontade e o ânimo e impede que os grandes feitos se dêem. As vossas mentiras e intrigas minam os relacionamentos e as bases mais profundas da sociedade. Contudo, é quando vos deixais levar pelo pessimismo e perdeis a esperança, que a maldade dentro de vós assume o controlo e destrói os vitais avanços do mundo.
Assim, somente quando encontrardes a força para reavivar as qualidades dentro de vós e extinguirdes os vossos vícios, o mundo poderá girar no devido lugar. E como superar tantos defeitos? Como realçar tão simples qualidades? As vossas questões estão respondidas nos nossos exemplos. Também nós ultrapassámos obstáculos, também nós vencemos duras provações. Ainda hoje resistimos, e vós resistireis, enquanto não esquecerdes que vós, jovens, sois a esperança do mundo.
Texto elaborada na sala de aula pelos seguintes alunos:
Carolina, Regina, José Miguel e João Matos, 11º D

1 de fevereiro de 2012

Pensamento do Mês de Fevereiro


Diários de escrita, por Nídia Macedo, Nº 14, 12º B

 Amizade
     A amizade é, por definição, a relação que se estabelece com as pessoas que, no nosso quotidiano, estão mais próximas de nós. Aqueles em que depositamos a nossa confiança e com quem partilhamos sorrisos, recordações, preocupações, tristezas e muitos momentos da nossa vida.
    Esta relação caracteriza-se por ser pessoal, informal, voluntária, recíproca, positiva, de longa duração, que envolve atração pessoal e que facilita os objetivos que os envolvidos querem atingir.
    Não podemos chamar amigo a qualquer conhecido. Os amigos são aqueles que estão ao nosso lado nos bons e nos maus momentos e que não esperam que os procuremos quando nos sentimos sozinhos, eles vêm ao nosso encontro sem que precisemos de lhes pedir auxílio.  Numa amizade, devemos dar sempre aquilo que podemos dar, sem com isso esperar algo em troca, a não ser carinho e atenção.
    Para que consideremos alguém nosso amigo, são precisos diversos ingredientes: lealdade, reciprocidade, carinho, afeto, sentido de humor e, acima de tudo, confiança. A confiança é o fator mais importante numa relação de amizade, pois nós partilhamos segredos com os nossos amigos, algo que não fazemos com toda a gente, nem mesmo com a nossa família.
Há amizades que nascem passados poucos minutos logo no início de uma relação, e outras que podem demorar anos a consolidar-se. Cada um de nós demora o seu tempo a fortalecê-la.
     A adolescência é, talvez, a etapa da nossa vida em que mais precisamos de afirmação e de socialização. É a etapa em que mais nos debatemos com dúvidas de percurso e os amigos têm um importante papel em ajudar-nos a atravessar essa fase.
    É um apoio emocional, espontâneo e voluntário que esperamos dos nossos amigos. É a capacidade de lealdade e confiança que esperamos depositar neles e vice-versa. É um ombro onde possamos chorar ou rir que lhe pedimos e que lhes damos.
“A amizade é uma predisposição recíproca que torna dois seres igualmente ciosos da felicidade um do outro.”  - Platão
“Para conseguir a amizade de uma pessoa digna é preciso desenvolvermos em nós mesmos as qualidades que naquela admiramos.” – Sócrates 


Pensamento do mês - setembro