10 de janeiro de 2012

Diários de escrita, por Ana Clara F. Fernandes, 12ºB

Literatura
                A literatura desempenha um papel fundamental para todo o ser pensante. Ela ajuda-nos a crescer não só a nível intelectual mas também a nível afectivo.
                De uma forma subtil, a literatura dá-nos asas para sairmos da rotina e permite-nos entrar num mundo que não é nosso, mas, por outro lado, ela também nos desperta para casos da nossa “dura” realidade, como é o caso da obra Rose Madder pertencente ao autor Stephen King.
Nessa obra, podemos refletir sobre a violência doméstica, nomeadamente sobre a violência a que é sujeita a vítima que é casada com um polícia. Como sabemos, a violência doméstica acontece na actualidade e na sociedade em que estamos inseridos e, na leitura dessa obra, pude deparar-me com esse caso, em que a vítima dormia, supostamente, com a “justiça”.
                Acerca da literatura e de tudo o que ela engloba, podemos verificar que esta não se “degrada”, pelo contrário, mantêm-se na linha do tempo e adapta-se aos tempos modernos. Um exemplo disso é a famosa obra-prima de Eça de Queirós, Os Maias, em que o autor caracteriza ferozmente a sociedade lisboeta do século XIX e, após a sua leitura e reflexão, deparámo-nos, no século XXI, com a mesma atitude, pois pouco ou nada mudou.
                Assim, a literatura é uma arte a partir da qual podemos sentir reflectida a beleza das palavras, que nos levam a sentir emoções e que, por sua vez, nos conduzem a reflexões. Não existe faixa etária, pois um bom livro, uma boa obra, podem ser encontrados, quer para os miúdos, quer para os graúdos.

Pensamento do Mês de Janeiro



6 de janeiro de 2012

Vencedores do Concurso Nacional de Leitura - 1ª fase

A 1ª fase do Concurso Nacional de Leitura, decorreu hoje na nossa escola. Foram apurados, para a 2ª fase do concurso, a realizar a nível distrital em data a definir, os alunos:
 3º ciclo:
 Lara Isabel Faria Pereira, 8º B
 Marília da Conceição Lima Ferreira, 8º B
Lídia Catarina da Silva Azevedo, 9º C (Suplente)
   Secundário:
 Ana Lúcia Faria Senra, 12º F
 Alice Catarina Martins Loureiro, 12º A
João Pedro Oliveira Soares, 12º C (Suplente)
 PARABÉNS AOS VENCEDORES E A TODOS OS QUE PARTICIPARAM NESTA INICIATIVA!  

15 de dezembro de 2011

Lançamento do Livro "Estatística aplicada à Investigação Científica nas Ciências do Desporto

   O lançamento do livro, Estatística aplicada à Investigação Científica nas Ciências do Desporto, do Doutor Domingos Silva, professor de Educação Física na nossa escola, encerrou a 25ª feira do livro da ESB. Perante uma plateia  repleta de amigos e familiares, o autor do livro fez um resumo da obra agora publicada. Flávio Silva, irmão do escritor, quis prestar a sua homenagem com a leitura de um texto da sua autoria que a seguir transcrevemos:
    O meu irmão Zé disse que vinha a minha casa para me ensinar a morrer. Disse-me que tem um poema mais eficaz e menos doloroso do que os remédios.
    O meu irmão Zé tem poemas que as raparigas adoram,  guardam-nos debaixo do travesseiro e põem-se a sonhar com bigamias.
    Tem dias que grita porque Deus não tem vergonha de tanta ausência.
   É um tormento para os escritores clássicos, é uma casa onde o céu e a terra dormem na mesma cama. É um peregrino às voltas no seu quarto.
    O meu irmão Zé tem silêncios que abafam o lume, tem filhos que lhe custaram o sangue. E tem poemas mais importantes do que estar vivo.  
   Quem os lê cega-se e depois olha-se como um pássaro em regresso. Quem neles acha o mistério enlouquece igual a um útero que guarda segredos.
    O irmão Zé nasceu absurdo,  é uma história mal contada, porque as histórias bem contadas contêm homens vazios. E o irmão Zé vai ser castigado um dia porque tem poemas que faz as raparigas perderem as virgindades cedo.
    O irmão Zé disse que vinha a minha casa regar as plantas, espremer palavras para dentro de um vaso, tirar a solidão da má vida, mas não veio. Disse que ia ter com a noite para lhe ralhar e que depois disso iria escrever, escrever, escrever até que as árvores se levantem sem dor, e a sorrir.

Flávio Lopes da Silva, 15 de Dezembro 2011
 

14 de dezembro de 2011

Encontro com... Richard Towers na Feira do Livro

"O Tempo, esse ladrão que, segundo a segundo, nos conduz para o fim. O Tempo, esse perpétuo cavador de sepulturas, esse eterno fugitivo, semeador de discórdias, colhedor de consensos. O Tempo, a mais perfeita criação do homem. Mas será assim tão transparente, tão infalível? Muitas são as suas vicissitudes e provar o lapso temporal é o maior dos desafios de quem o contesta"…
"Olhe-se no espelho. Explore os seus contornos, as suas feições. Agora, fixe-se no seu olhar, esse olhar penetrante, apaixonante. Reconhece-se? Vá um pouco mais longe – mergulhe nas íris. Deixe-se levar. É aqui que começa a mais inexplicável das viagens. A mais transcendente das experiências. Deixe-se conduzir pelo desconhecido que existe em si. Irá levá-lo a paragens distantes, a identidades até aí insuspeitas, mas que habitam dentro de si e que procuram libertar-se, afirmar-se. Como serão? Monstros assassinos ou espíritos iluminados? Deixe-se levar e descubra"…
Foi desta forma que o autor Richard Towers (pseudónimo do artista e músico Martinho Torres) apresentou na Biblioteca Escolar da Escola Sec/3 de Barcelinhos os seus livros-objecto, editados pela Neoma Produções (editora do próprio escritor). Trata-se, segundo o escritor de um conceito novo, inovador e diferente: “livros com arte”.
Durante a sessão, alunos e professores, leram, ao som da sua viola, excertos dos livros: Tempo, Desafio e Reflexos. Nesta abordagem, ficámos a conhecer melhor o conceito que rege a Neoma Produções, a editora que reinventou o livro, e penetrámos no minucioso processo criativo do autor, ficando a conhecer os segredos que estão por detrás da concepção de cada livro que, além de se lerem com maior prazer, são objectos que têm uma utilidade prática: o relógio do livro “Tempo” marca as horas e o espelho, do livro “Reflexos” reflecte os “narcisistas” que todos somos.
Richard Towers tem divulgado a sua obra em prestigiados espaços culturais (FNAC’s, livrarias, e várias escolas), é candidato a vários prémios de inovação e promete edificar uma carreira ímpar através da sua visão única e original da literatura e do livro. Esteve presente na Feira de Franckfurt, Alemanha, onde apresentou as suas criações.
Foi para nós um enorme orgulho e prazer, podermos proporcionar à nossa comunidade educativa esta oportunidade de conviver com este “neo escritor/criador”.
 

Pensamento do mês - setembro