11 de outubro de 2011

Mês das BE's

James Henri, presidente da IASL, declarou que “o Dia Internacional da Biblioteca Escolar tinha chegado a ser tão importante que tinha crescido até se converter no Mês Internacional da Biblioteca Escolar. Isto significa que os responsáveis das bibliotecas podem eleger o dia, a semana e até o mês todo, para fomentar a sua biblioteca escolar, com o que isto significa para a comunidade escolar”.
http://www.rbe.min-edu.pt/np4/363.html
Atividades a desenvolver no âmbito das comemorações do mês das BE's:
Criação de um cartaz;
Elaboração de marcadores;
Encontro com... António Magalhães.

Pensamento do mês de Outubro

13 de agosto de 2011

Apresentação do livro nas Jornadas Culturais de Tamel S. Fins

«Deus quer, o homem sonha, a obra nasce»
Esta é frase que Fernando Pessoa utilizou para lembrar a todos os seres humanos o poder dos sonhos.
Mais uma vez a Biblioteca da Escola Sec/3 de Barcelinhos mostrou que, quando há força de vontade, os sonhos são concretizados.
Foram muitas as pessoas de Tamel S. Pedro Fins que assistiram a mais uma apresentação da Antologia Poética do Chá, integrada no programa das Jornadas Culturais, promovidas pela Junta de Freguesia.
Após a abertura das Jornadas pela D.rª Armandina Saleiro, Vereadora da Educação e Cultura, e pelo S.r Presidente da Junta de Freguesia, a Professora Bibliotecária, Florinda Bogas, fez uma breve descrição do projecto, falando do envolvimento das duas escolas na consecução deste "sonho". Seguiu-se a Adjunta da Vereação do Pelouro da Educação e Cultura, da Câmara Municipal de Barcelos, D.rª Maria da Paz Faria,que enalteceu o trabalho desenvolvido pelas Bibliotecas Escolares.
Sara Pereira, do Curso Animador Sócio Cultural, da nossa Escola, Fernando Maciel, Professor Bibliotecário da EB2/3 Gonçalo Nunes, Paz Faria e Florinda Bogas participaram na leitura de vários poemas.
Agradecemos a todos os participantes, colaboradores e organizadores deste magnífico evento, em especial à Junta de Freguesia e à Livraria Ler é Saber, terem possibilitado desta forma a divulgação do nosso trabalho.

9 de agosto de 2011

Apresentação do livro no Café Bar Histórico

O Café/Bar Histórico foi o lugar escolhido para mais uma apresentação do projecto de duas escolas, Escola Sec/3 de Barcelinhos e ESAF, cujo resultado final foi a edição de um livro de poesia com ilustrações.
Diogo Mota e Marta Senra, alunos da Escola Sec. de Barcelos, Alexandra Ferreira, Paz Faria e Florinda Bogas deram voz a alguns dos poemas que integram esta Antologia.
Num espaço habitualmente frequentado por um público maioritariamente jovem, houve ainda lugar à leitura espontânea de poemas por parte de várias pessoas ali presentes.

Pensamento do mês - setembro