16 de maio de 2011
Oficina de Poesia com Armindo Cerqueira
15 de maio de 2011
Conto das Quintas
Meninos e meninas do ensino pré-escolar puderam assistir ao conto "Os Três Porquinhos" narrado pela professora Susana Sá, Professora de Biologia da nossa escola que, com o seu talento de contadora de histórias até agora desconhecido, encantou toda a assistência. Seguiram-se as alunas do 11º H, do Curso de Animador Sócio-cultural, que, sob a coordenação das Professoras Francisca Carvalho e Paula Queiroga, apresentaram mais um conto. Após este momento e durante mais de meia hora, todos os meninos se tornaram "Cientistas", fazendo experiências de Física e Química. Houve ainda lugar para pinturas, balões e muita diversão. Foi, certamente, um dia diferente para estes meninos que, embora sendo pequeninos, puderam conhecer a escola dos "grandes" e recordarão durante muito tempo as experiências/actividade realizadas.
10 de maio de 2011
Sarau cultural
Arte, dança, música , poesia e muito mais serão os pontos fortes deste Sarau. Em breve será divulgado o programa. Participa!
9 de maio de 2011
A Biodiversidade e a História da floresta Portuguesa
No dia 5 de Maio, tivemos a honra de receber o Prof. Dr. Jorge Paiva, eminente biólogo e fitotaxonomista. Numa palestra subordinada ao tema “A Biodiversidade e a História da Floresta Portuguesa”, organizada pelos alunos do Curso Profissional de Técnico de Turismo Ambiental e Rural, o Professor alertou os alunos e professores para os perigos e consequências da perda de biodiversidade que, infelizmente, se vem acentuando no nosso país. Depois de ter feito uma clara resenha histórica da evolução da floresta portuguesa, apresentou imagens preocupantes da delapidação de espécies endémicas importantes ao equilíbrio ecológico e explicou que o seu desaparecimento vai trazer graves prejuízos para as gerações futuras. Afirmou que em meados do Século, a vida das próximas gerações poderá estar seriamente ameaçada se não se inverter o rumo que os nossos políticos têm dado à sua preservação.
Esta preocupação prende-se com a nefasta substituição da enorme faixa de pinheirais por eucaliptais (ecossistemas antrópicos de muito menor biodiversidade do que os pinhais). Afirmou também que :”Com os incêndios e pela acção do homem, parte das nossas montanhas e algumas zonas ribatejanas e alentejanas estão já transformadas em imensos eucaliptais (Portugal tem, actualmente, a maior área de eucaliptal da Europa) e acaciais, estando já algumas montanhas transformadas em zonas desérticas, plenas de pedregulhos.”Acrescentou que: “Se os nossos governantes continuarem, teimosamente, a não querer ver o que está a acontecer, caminharemos para uma diminuição drástica de Biodiversidade florestal e rapidamente para um amplo deserto de pedras montanhoso, com a planície e o litoral transformado num imenso acacial, como, aliás já acontece em muitas regiões de Portugal”.
Foi uma sábia, viva, pertinente e pedagógica lição numa altura em que se assinala o Ano Internacional da Floresta . Obrigada Professor!
5 de maio de 2011
"Pensamento do Mês de Maio"
Epicuro, Filósofo Grego (341 a.c.-271 a.c.)