15 de abril de 2011

Comemorações: Dia Mundial do Livro e 7º Aniversário da BE

No Dia Mundial do Livro, e de acordo com a tradoção Catalã, são trocadas rosas por livros. Este ano, a nossa Biblioteca decidiu contrariar a tradição: a todos os que se dirigirem à BE, com uma rosa, nós oferecemos, em troca, um livro(usado, claro). "Quem gosta da Biblioteca, ama os livros", e, sendo a rosa o símbolo do amor, a nossa Biblioteca conta contigo para, juntos, comemorarmos o Dia Mundial do Livro.

10 de abril de 2011

2ª fase do Concurso Nacional de Leitura - CNL

Dia 9 de Abril, realizou-se a 2ª fase do CNL, organizada pela Biblioteca Municipal de Barcelos. Entre muita animação e boa disposição, foram apurados os finalistas para representar o Distrito de Braga na grande final, a realizar em Lisboa, em Maio.

Vencedores:

3º Ciclo

1º: Ângela Cristina Fernandes Barbosa - EB23, Cávado Sul - Braga
2º: Aurora Maria Barreto Costa Gomes - EB23 Abel Varzim - Barcelos
Suplente: Juliana Fernandes da Silva Rodrigues - EB23 Gonçalo Nunes - Barcelos

Ensino Secundário

1º: Filipa Manuela Fonseca Dias - Escola Secundária D. Sancho I - Vila Nova de Famalicão
2º: Sara Enes Azevedo - Escola Secundária Henrique Medina - Esposende
Suplente: Ana Rosa Andrade - Escola Secundária de Barcelinhos - Barcelos.



Parabéns a todos os concorrentes e à organização do evento.

3 de abril de 2011

"Pensamento do Mês de Abril"

"A coragem não consiste na ausência de medo e ansiedade,
mas na capacidade de conseguir mesmo quando temeroso."

(Gary R. Collins)

31 de março de 2011

Chá de Livros

Ontem foi mais um dia de "Chá de Livros". Desta vez, foi lido um poema da autoria do professor Virgílio Ramos, professor aposentado da nossa escola e frequentador assíduo da nossa biblioteca. Aqui fica o poema:

Chá para tudo e para todos
Soneto

Cultura ancestral do Oriente,
Produto fértil natural,
Evoluiu para o Ocidente
Só faz bem e não faz mal.

Muitas são as variedades
Existentes no Universo.
Quantas são as casualidades
Onde o chá não tem preço?

Chá de ervas, chá de frutos, chá de parra,
Chá de livros, chá de música, chá da vida
Chá de amor… chá de farra.

A força do chá é tal
Que no sentimento do ritual
A vida tem um começo.

(Virgílio Ramos)

24 de março de 2011

Semana Concelhia da Leitura

Celebrar a Leitura foi o objectivo central da «Semana da Leitura» que decorreu entre os dias 21 e 25 de Março. A nossa biblioteca organizou várias actividades e também participou noutras organizadas em parceria com escolas da região e com a Biblioteca Municipal.

Assim, no dia 21, participámos no evento dedicado à Poesia, organizado pela Escola Secundária de Barcelos, com a declamação de poemas (Sara Ferrete do 11º C e a turma do 12ºB), para além do programa de rádio, “O Som das Palavras”, na rádio Barcelos, dedicado à Poesia e à Semana da Leitura, e da divulgação do ‘Poema Gigante’, poema original que resultou do desafio colocado aos leitores na nossa página do blogue e do Facebook.

No dia 22, participámos no Recital de Poesia, 9º A, na Escola EB2,3 Rosa Ramalho e, no dia 23, foi tempo de mais um “Encontro com…”, desta vez com o escrito Ilídio Torres, momento em que se falou de leitura, de poesia e de contos; de manhã também se falou de leitura, mas de texto de imprensa, com a jornalista do Porto Canal, Ana Filipa Gomes.

No dia 24, de manhã, houve mais um “Encontro com…”, desta feita com o escritor e fotógrafo Quito Arantes, em que a leitura e a fotografia estiveram em destaque, e à tarde, deu-se lugar à leitura de contos, com o ‘Conto das Quintas’, que, levado a cabo pelos alunos das turmas 12º G e 11º H, do curso Animador sociocultural, aconteceu na Biblioteca Escolar da EB 2,3 Abel Varzim.
Destacamos com gosto as parcerias que aconteceram na organização da ‘Semana da Leitura’ deste ano lectivo, quer com a Biblioteca Municipal, quer entre as escolas do concelho.



23 de março de 2011

Poema Gigante

Após selecção e arranjo poético de todos os versos/frases da comunidade educativa, construímos o nosso Poema Gigante.

Criação do Clube "Amigos da BE"

Se és aluno da Escola, se és dinâmico, se gostas da BE, faz parte do Clube "Amigos da BE".

Pensamento do mês - setembro