"Há duas coisas que a experiência deve ensinar:
a primeira é que se torna indispensável corrigir muito;
a segunda é que se não deve corrigir de mais."
(Delacroix)
2 de março de 2011
Chá de Livros
A nossa actividade "Chá de Livros" contou hoje com a presença de uma Encarregada de Educação que leu os poemas que se seguem. Foi para nós um privilégio poder contar com esta colaboração, pois é um testemunho e um exemplo que passamos aos nossos alunos. Mais uma vez, a biblioteca encheu-se de alunos e professores que já se habituaram a esta iniciativa de aromas e palavras.
POEMA AO CHÁ
Chá com livros
Chá com letras
Chá com…
O Chá vai sempre bem,
Seja com um amigo, um livro…
Seja com o que for.
No entanto é importante
Saber beber o Chá!
Pois, Chá tem mistério,
Tem cheiros,
Tem sabores…
Beber o Chá tem de ser…
Com amor,
Com carinho,
Com atenção!
Beber Chá faz bem ao coração.
Acompanhar o Chá com livros
É embarcar numa viagem
Para o infinito….
Encarregada de Educação
Chá e Mar
Só…
Sentada na areia, escuto o som do mar!
Recordações do meu tempo de juventude,
Fazem-me sorrir e pensar.
Como é bom existir!
Ao som do meu IPod…Gianni Morandi… Demis Russos…
O cheiro do meu chá, espalha-se pelo ar,
Misturando-se com o do mar…
Maresia e chá de algas...
Hum…não sei não, talvez tudo junto
Chá, mar e recordações,
Faça bem aos corações.
Eu vou… tomar o meu chá,
Com cheiro a mar
Acompanhado de um livro,
Para recordar.
Maria da Paz Faria
1 de março de 2011
Encontro com... João Tordo
No último "Encontro com...", que aconteceu na segunda-feira, dia 28 de Fevereiro, a nossa biblioteca contou com a presença de João Tordo. Professores e alunos puderam conhecer melhor o escritor de As Três Vidas e de O Bom Inverno, prémio Saramago 2009.
Depois de uma breve apresentação do escritor, foram os alunos que 'conduziram' a sessão com as perguntas que colocaram a João Tordo. Com uma generosa simplicidade e uma grande simpatia, João Tordo foi respondendo, falando da sua experiência, da sua vida como escritor, dos seus romances, do seu trabalho como guionista...
Foram diversas e bem interessantes as questões dos alunos, como esta, por exemplo: «Enquanto navegava pelo seu blog, vi um apelo que fez aos leitores: "Escrevam-me coisas. Que coisas? Quaisquer umas. Uma história. Uma ideia. Um insulto. Uma posta de pescada. O que vos apetecer. Mas escrevam. Comuniquem. Digam-me o que pensam e o que sentem. Do silêncio não reza a História.". Por isso, queria pedir ao João, conte-nos uma história, uma ideia, uma posta de pescada, qualquer uma. O que lhe apetecer. Diga-nos qual a pergunta que gostava que lhe fizéssemos, mas que ainda não fizemos. E depois, responda.» Sorrindo sempre, João Tordo acedeu e foi conversando com os alunos.
Foram diversas e bem interessantes as questões dos alunos, como esta, por exemplo: «Enquanto navegava pelo seu blog, vi um apelo que fez aos leitores: "Escrevam-me coisas. Que coisas? Quaisquer umas. Uma história. Uma ideia. Um insulto. Uma posta de pescada. O que vos apetecer. Mas escrevam. Comuniquem. Digam-me o que pensam e o que sentem. Do silêncio não reza a História.". Por isso, queria pedir ao João, conte-nos uma história, uma ideia, uma posta de pescada, qualquer uma. O que lhe apetecer. Diga-nos qual a pergunta que gostava que lhe fizéssemos, mas que ainda não fizemos. E depois, responda.» Sorrindo sempre, João Tordo acedeu e foi conversando com os alunos.
"Uso a linguagem que posso, para contar as histórias que quero" disse João Tordo. E conta histórias que prendem o leitor, tal como nos prendeu a atenção nesta manhã em que esteve na nossa biblioteca.
24 de fevereiro de 2011
Conto das Quintas
O Conto das Quintas de hoje teve nova versão, chamemos-lhe Hora do Conto. A Alexandra Ferreira (da Biblioteca Municipal) trouxe até à nossa Biblioteca uma mala cheia de histórias e magia que encantou os meninos e meninas do 3º ano da EB1 de Barcelinhos. A história do "HO!" levou-nos numa viagem cheia de aventura, por lugares que a plateia imaginou, cada um criando a sua própria história. Houve ainda lugar para um momento de poesia. Sim poesia! porque os meninos também gostam de poesia!
"Com versos da cor da lua és tão grande e pequenino... cada palavra aprendida será parente chegada da secreta melodia que na boca de quem lê tem nome de Poesia".
José Jorge Letria
"Com versos da cor da lua és tão grande e pequenino... cada palavra aprendida será parente chegada da secreta melodia que na boca de quem lê tem nome de Poesia".
José Jorge Letria
23 de fevereiro de 2011
Logótipo da BE
Com o intuito de reforçar a nossa identidade e promover a criatividade e participação dos nossos alunos, lançámos um concurso para a criação de um logótipo da BE.
O trabalho da aluna Andreia Barbosa, nº 5, do 11º H, do curso Animador Sociocultural, foi o vencedor.
Deixamos aqui o nosso agradecimento a todos os participantes e parabéns à aluna vencedora!
Palestra: A dimensão ético-política do ser humano: um dever de cidadania
21 de fevereiro de 2011
Comemoração do Dia Internacional da Língua Materna
Final do Concurso
Na segunda-feira, dia 21 de Fevereiro, comemorámos o Dia Internacional da Língua Materna. Durante a manhã, os alunos participaram num Concurso de Língua Portuguesa e à tarde houve lugar para uma Sessão sobre o Novo Acordo Ortográfico. Esta actividade foi da responsabilidade da Professora Fátima Carvalho, da equipa da Biblioteca, e foi orientada pela Professora Aida Lemos. Perante uma vasta plateia, composta por professores e alunos, a professora Aida falou deste Acordo e das alterações na ortografia portuguesa que ele preconiza, dado que entrará em vigor no sistema de ensino já a partir do próximo ano lectivo.
Subscrever:
Mensagens (Atom)
