24 de fevereiro de 2011

Conto das Quintas

O Conto das Quintas de hoje teve nova versão, chamemos-lhe Hora do Conto. A Alexandra Ferreira (da Biblioteca Municipal) trouxe até à nossa Biblioteca uma mala cheia de histórias e magia que encantou os meninos e meninas do 3º ano da EB1 de Barcelinhos. A história do "HO!" levou-nos numa viagem cheia de aventura, por lugares que a plateia imaginou, cada um criando a sua própria história. Houve ainda lugar para um momento de poesia. Sim poesia! porque os meninos também gostam de poesia!
"Com versos da cor da lua és tão grande e pequenino... cada palavra aprendida será parente chegada da secreta melodia que na boca de quem lê tem nome de Poesia".
José Jorge Letria

23 de fevereiro de 2011

Logótipo da BE

Com o intuito de reforçar a nossa identidade e promover a criatividade e participação dos nossos alunos, lançámos um concurso para a criação de um logótipo da BE.
O trabalho da aluna Andreia Barbosa, nº 5, do 11º H, do curso Animador Sociocultural, foi o vencedor.
Deixamos aqui o nosso agradecimento a todos os participantes e parabéns à aluna vencedora!

Palestra: A dimensão ético-política do ser humano: um dever de cidadania

Sejam estudantes e não apenas alunos!” aconselhou, hoje, Nuno Reis, deputado da Assembleia da República, numa palestra dinamizada pelo Subdepartamento de Filosofia e Formação Pessoal que teve como tema: “A dimensão Ética e Política do ser humano: um dever de cidadania”. O jovem deputado iniciou a palestra com a análise de um estudo, de 2008, da Universidade Católica, “Os Jovens e a política”, que revela dados surpreendentes relativos às atitudes dos jovens e da população portuguesas face à política e aos políticos. Num discurso claro e rigoroso, apontou os factores que estarão na origem das conclusões muito preocupantes do referido estudo, quanto à participação dos jovens na política, afirmando que para intervir politicamente não é preciso ser filiado num partido: “faz-se política ao escrever artigos de opinião, ao participar em fóruns, ao promover o debate de ideias”. Respondendo de forma serena e segura a alunos e professores, insistiu na importância da educação e formação dos jovens, defendeu a meritocracia, a diminuição do número de deputados (de 230 para 180) para combater alguns males da nossa democracia e terminou com um pensamento de Aristóteles: "Uns não dão nenhuma importância aos cargos políticos e consideram a vida de um homem livre muito superior à que se leva na confusão do governo. Outros preferem a vida política, não acreditando que seja possível não fazer nada, nem que se possa conceber a felicidade na inacção. Uns e outros têm razão, até certo ponto, e se enganam sobre o resto."

21 de fevereiro de 2011

Comemoração do Dia Internacional da Língua Materna

Sessão sobre o Novo Acordo Ortográfico
Equipas vencedoras do 3º ciclo e Secundário
Final do Concurso
Na segunda-feira, dia 21 de Fevereiro, comemorámos o Dia Internacional da Língua Materna. Durante a manhã, os alunos participaram num Concurso de Língua Portuguesa e à tarde houve lugar para uma Sessão sobre o Novo Acordo Ortográfico. Esta actividade foi da responsabilidade da Professora Fátima Carvalho, da equipa da Biblioteca, e foi orientada pela Professora Aida Lemos. Perante uma vasta plateia, composta por professores e alunos, a professora Aida falou deste Acordo e das alterações na ortografia portuguesa que ele preconiza, dado que entrará em vigor no sistema de ensino já a partir do próximo ano lectivo.

Encontro com... João Tordo

Dia 28 de Fevereiro às 10.00h, participa no encontro com o Escritor João Tordo.

Comemoração do Dia da Língua Materna




Em colaboração com o Clube da Língua Portuguesa, a nossa Biblioteca comemorou, no dia 19, a Dia da Língua Materna. Aqui ficam as fotos do Concurso de Língua que foi realizado.




Palestra "Prevenção da Criminalidade Informática Contra Crianças e Jovens"

Na passada quarta-feira - 17 de Fevereiro, pelas 14.00h - decorreu, no auditório da nossa escola, uma Palestra destinada aos alunos do 3º ciclo e subordinada ao tema «Prevenção da criminalidade informática contra crianças e jovens».
A Biblioteca Escolar, PESES, PTE e Associação de Pais organizaram, à semelhança do que tem vindo a acontecer por outras escolas do país, uma palestra dinamizada por Inspectores da Polícia Judiciária - divisão de Braga em colaboração com a DREN, no âmbito do projecto "Internet Segura". Esta foi uma excelente oportunidade para, durante cerca de uma hora e trinta minutos, ficar a conhecer os riscos que corre quem quer que, hoje em dia, navegue na internet.
Evidentemente, todos percebemos que as chamadas “oportunidades” se sobrepõem aos riscos e quem esteve presente na sala – alunos, encarregados de educação e professores - entendeu que, se todos tomarmos as precauções certas e tivermos comportamentos socialmente aceitáveis, não haverá danos a reportar. A verdade é que há cada vez mais crimes a nível informático e estes vão desde o acesso ilegítimo, passando pela violação de correspondência e devassa da vida privada, até às vendas agressivas e dúbias, burlas e mesmo acesso a contas bancárias. De facto, não parece haver limite para os malefícios do uso indevido dos meios informáticos!
Os Inspectores, Carlos Amaral e Nuno Roque, indicaram os riscos a que todos os cidadãos estão sujeitos, após o que reportaram casos reais acontecidos nos distritos de Braga e Porto para melhor ilustrar os perigos de um uso indevido da internet. Terminaram com uma listagem de doze recomendações para que as nossas viagens na web não sejam dignas de memória pelos piores motivos…
Todos saímos, certamente, mais conscientes dos direitos e deveres de uma geração que se quer informada mas, sobretudo - porque a informação de nada serve se não “formar” o carácter contribuindo para um amadurecimento harmonioso -, sã, responsável e propiciadora de uma segurança que se quer ao alcance de todos: saber usar a nossa liberdade requer sabedoria, reconhecendo-se como comuns quer os direitos, quer os deveres!
Boa navegação na web, mas com segurança!

Pensamento do mês - setembro