A Escola Secundária de Barcelinhos participou no Concurso concelhio "Pequenos Grandes Poetas", com o arranjo e declamação de poemas de Fernando Pessoa e Maria Betânia, pelas alunas Andreia Silva e Sónia Santos. Na modalidade de "Poema Original", participou a aluna Cláudia Fernandes com o poema "Monotonia de Palavras".
Mostrar mensagens com a etiqueta Semana da Leitura 2014. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta Semana da Leitura 2014. Mostrar todas as mensagens
24 de março de 2014
Tertúlia Poética "Imortalidade das Palavras"
"A Minha pátria é a língua portuguesa” foi o mote que deu início à nossa
tertúlia, cujo objetivo era a leitura de textos e partilha de experiências
adquiridas neste mundo imperioso - o das letras, das palavras…
Alunos (11º A e 12 J), professores e funcionárias (Ana Reis, Florinda Bogas, Jorge
Salgueiro e Carla Silva), num ambiente acolhedor, declamaram poemas da autoria de alguns
alunos, de Fernando Pessoa, Sophia de Mello Breyner, Miguel Torga, Florbela
Espanca, Eugénio de Andrade, entre outros. Dando continuidade ao espírito de
partilha para com a comunidade escolar, alunos deliciaram o pequeno-almoço dos
presentes na sala dos professores.
Leituras Públicas
Alunos
e professores partiram da Escola Secundária de Barcelinhos, rumo ao centro da
cidade para aí dizer Poesia. Poemas de António Ferreira, Olavo Bilac,
Eugénio de Andrade, Fernando Pessoa, Sophia entre outros, ecoaram nas ruas da cidade
pela voz de alunos e professores. Até o Bibliotecário, Dr. Víctor Pinho, que,
no momento, passava pela rua, participou com a leitura de um poema. De seguida,
dirigimo-nos ao Paço dos Condes de Barcelos, "Castelo", e, com o rio Cávado
como cenário, continuamos as Leituras Públicas.
De regresso
à escola, era o momento de participarmos no "Almoço Poético". Aqui,
esperava-nos uma ementa especial – um almoço ao sabor das palavras – com declamação
de poesia que, propositadamente, tinha sido colocada no saquinho do
talher. Nem a chuva nos impediu de celebrarmos mais um "Dia Mundial da Poesia".
19 de março de 2014
Palestra - 800 anos da Língua Portuguesa
“800 anos
da Língua Portuguesa” foi a primeira atividade do programa da Semana
da Leitura que decorre, em todo o país, de 17 a 21 de março, e que vem sendo
dinamizada há algum tempo na nossa Biblioteca. A Semana da Leitura, promovida
pela Rede das Bibliotecas Escolares, em colaboração com o Ministério da
Educação e as Bibliotecas Escolares, tem como grande objetivo “promover o
gosto pela leitura”, fazendo desta um ato que se reveste da maior
importância para o desenvolvimento educacional dos nossos jovens, atendendo aos
efeitos positivos que produz.
Para
promover o gosto pela leitura, nada melhor que proporcionar aos nossos alunos o
contacto com especialistas que diariamente trabalham na promoção da Língua
Portuguesa que este ano serve de mote à Semana da Leitura, uma vez que se
comemoram os 800 anos da Língua Portuguesa. Para nos falar deste tema, tivemos
o prazer de contar com a presença das Drª.s Ana Maria Cameselle e Fátima Inácio
Gomes, que, com simpatia, acederam ao nosso convite. Com sabedoria, domínio do
assunto e proximidade com os alunos, as duas oradoras proporcionaram-nos uma entusiasmante
viagem às origens e evolução da Língua Portuguesa.
Foi, sem
dúvida, uma forma magnífica de homenagearmos a Língua Portuguesa.
Muito
obrigada, Drª.s Ana Maria Cameselle e Fátima Inácio Gomes, pela partilha de
conhecimentos e pelo início de um intercâmbio salutar entre "duas escolas
gémeas, separadas à nascença".
Subscrever:
Mensagens (Atom)