Mostrar mensagens com a etiqueta Semana da Leitura. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta Semana da Leitura. Mostrar todas as mensagens

4 de abril de 2017

Concurso Concelhio "Pequenos Grandes Poetas"    
                                          
A Semana Concelhia da Leitura terminou com o grande espetáculo  "Pequenos Grandes Poetas", realizado no auditório da Câmara Municipal de Barcelos. 
Este evento integrou participantes de todos os escalões do ensino, que levaram a palco a poesia, nas modalidades de declamação e poema original.
A Secundária de Barcelinhos foi representada pelos alunos: 
Diana Silva e Maria Rego do 9º B, que declamaram "Poema para Galileo",  de António Gedeão;
Tatiana Barbosa, 11º B, com  o poema, "A Poesia Vai Acabar", de Manuel António Pina;
Beatriz Arrais, concorrente pelo 3º ciclo, com o poema original "Um Poema";
Maurício Vale apresentou a concurso o poema original, "Amor Universal", com o qual recebeu o prémio do escalão do ensino secundário.
Parabéns a todos os participantes e vencedores.

Poemas concorrentes.

Amor Universal

Branco ou preto não interessa,
O que interessa é o amor
Porque eu, sinceramente,
Nunca liguei à cor.

A minha pele é pele como a tua.
O teu sangue é vermelho, tal como o meu.
É sangue de luta, sofrimento.
É sangue alegre e sem ódio.

És negro e sofres de preconceito,
Mas de mim, meu amigo,
Sempre terás o meu respeito.

Tal como tu, queria que houvesse paz
Em todas as fronteiras,
E reinasse o amor
Entre todas as bandeiras!

João Maurício da Costa Vale, 10º A

Um Poema

Os poemas não são só palavras nem versos.
São sentimentos, pensamentos profundos,
Momentos recordados, abraços demorados,
Liberdade pura, mente aberta e segura.

Nos poemas não se usa só a cabeça,
Usa-se o coração,
solta-se para fora o que está dentro
E as letras dançam na folha,
até encontrarem o seu lugar.
Não é obra humana,
é obra da bondade ou da destruição.

Beatriz Porfíria da Silva Arrais, 8º A

29 de março de 2017

Semana Concelhia da Leitura em Barcelos

Um grupo de alunos da nossa escola seguiu, rumo ao centro da cidade de Barcelos para se juntar  às escolas do concelho e participar na atividade "Versos à Solta". 
Do 1º ciclo ao secundário foram declamados poemas de Poetas Portugueses, em vários locais da cidade.    A atividade culminou com a concentração, de todas as escolas participantes e largada de balões, no Largo da Porta Nova.
De regresso à escola de Barcelinhos, o nosso grupo foi para o centro histórico de Barcelos e aí assinalou o "Dia Mundial dos Centros Históricos", declamando poesia no Castelo e no Pelourinho.
A rua serviu de palco para a Leitura: Cafés, Talho, Posto da GNR e casas particulares foram "agitadas" com poesia. 



Semana Concelhia da Leitura. CLP - Correntes de Leitura Pública.





Os alunos do 8º A,  desafiados a não quebrar a corrente da leitura, homenagearam Fernando Pessoa, Vasco Graça Moura, Camões, Alexandre O'Neill, Sophia, António Gedeão, Saramago, Manuel António Pina, entre outros.
Num ambiente acolhedor ouviram-se vozes, soltaram-se as  palavras, na semana da leitura.





27 de março de 2017


Inicia-se, hoje, a 11ª Semana Concelhia da Leitura.

Com um vasto programa, centrado na Leitura e no "Prazer de Ler", as  escolas/agrupamentos do concelho de Barcelos  celebram a leitura com iniciativas diversificadas.
Aqui deixamos o nosso programa que integra o Programa concelhio:


Leituras na Rádio Escola
28 março | 14h30
Versos à Solta |9º C
Centro da cidade
29 março | 10h00
CLP - Correntes de Leitura Pública
Recinto da Escola e Beaf
31 de março | 21h
Concurso Pequenos Grandes Poetas
Auditório da Câmara
Teatro na Escola
 O Doente imaginário, de Molière
Auditório da Escola Sec. Barcelinhos

19 de março de 2015


Oficina de expressão poética


Sob a orientação do jornalista e  poeta Alberto Serra, os alunos do 8º A participaram em mais uma iniciativa inserida na Semana concelhia da Leitura "Oficina de expressão poética". O dinamizador,  recorrendo aos cinco sentidos traduzidos pelas palavras: Textura, Pintura, Música, Cheiro e Paladar, despoletou nos alunos a sensibilidade para  a  criação de  poemas inéditos, partindo do mote "Fui ao café". Esta atividade possibilitou o despertar nos alunos o gosto pela poesia que estaria escondida e poderá, num futuro  próximo, revelar grandes poetas. 
OBS: os poemas produzidos e apresentados são da exclusiva responsabilidade dos autores.

Leituras Públicas e Partilhadas 


Camões, Pessoa, Eça, Sophia,  e Ophélia marcaram  presença  na sala dos professores da escola secundária de Barcelinhos para, através das palavras, levar aos alunos e professores as suas mensagens. 

Cinco alunos do 12º C e D, vestidos a rigor, interpretaram textos dos autores. 









Semana concelhia da Leitura
"Todo o Tempo é Poesia"





Inserido no programa da Semana Concelhia da Leitura, os alunos da Escola Secundária de Barcelinhos assistiram efusivamente ao espetáculo “Todo o Tempo é Poesia” no auditório da Biblioteca Municipal.
As palavras e a música, numa comunhão mística, pela voz de António Sousa e do cantor Ivo Machado, prenderam por completo a plateia que, ao longo de hora e meia, ouviram poemas de autores portugueses e lusófonos motivando os alunos para a poesia.

11 de abril de 2013

Semana Concelhia da Leitura 2013
Dramatização de excertos da obra Os Maias e análise crítica da obra Frei Luís de Sousa.
   Um “mar” de alunos esteve presente, ontem, na nossa biblioteca, numa outra atividade, dinamizada pelos alunos da turma C do 11º ano, sob a orientação da professora de Português Ana Reis. Esta atividade teve como objetivo cativar os alunos do 9º e 10º anos para a leitura destas duas obras e, por isso, foram eles os nossos convidados. Num primeiro instante, alguns alunos fizeram uma análise da obra Frei Luís de Sousa de Almeida Garrett; num segundo momento, outro grupo de alunos, depois de caraterizarem as principais personagens da obra Os Maias”, projetaram um filme, realizado pelos próprios. Imbuídos do espírito queirosiano, vestidos a rigor e, num contexto o mais aproximado possível à época, os alunos - Luísa Moreira (Eduarda da Maia), Gonçalo Faria (Carlos da Maia), Carolina Loureiro (João da Ega), José Pedro Lopes (Dâmaso Salcede), Cláudia Sá (Condessa de Gouvarinho) e Jorge Ferreira (Sr. Guimarães) - dramatizaram, durante cerca de 20 minutos, excertos da referida obra com grande entusiasmo e dedicação.
Semana Concelhia da Leitura 2013
Chá com sabor a Mar
Ontem foi um dia especial para a nossa Biblioteca. Reinventamos a atividade Chá de livro, por ora suspensa, que foi muito do nosso agrado. Alteramos a designação da atividade para Chá com sabor a Mar, mas o espírito de partilha de leituras, o chá e os bolinhos estiveram, igualmente, presentes. Trouxemos búzios, conchas, corais e enfeitamos as mesas redondas para a nossa tertúlia, cujo objetivo era a leitura de textos alusivos ao tema MAR. Alunos e professores declamaram vários poemas de Sophia de Mello Breyner (uma das poetas portuguesas mais apaixonada pelo tema mar: “Quando eu morrer voltarei para buscar os instantes que não vivi junto do mar”), Miguel Torga, Antero de Quental, António Nobre, António Ramos Rosa, Eugénio de Andrade, Florbela Espanca, Fernando Pessoa, Almeida Garrett, entre outros.
 

9 de abril de 2013

Semana Concelhia da Leitura 2013

As turmas 11º e 12º I, do curso Animador Sociocultural, animaram os alunos do 1º ciclo do Agrupamento de Escolas Rosa Ramalho, apresentando as peças de Teatro, "Vem aí o Zé das Moscas" e "Carochinha".
  

8 de abril de 2013

Semana Concelhia da Leitura 2013
O Cartaz da Semana Concelhia da Leitura está repleto de muitas e boas atividades. Ao longo da semana, também a nossa Escola vai desenvolver, participar e mergulhar neste "oceano de leituras" e atividades relacionadas com o Mar, sobre a temática "Mar de Leituras".
Na abertura, tínhamos agendada o teatro "Carochinha", promovido pelo 11º I, do curso profissional de Animador Sociocultural, sob a orientação das Professoras, Paula Queiroga e Paula Freitas, para o JI do Agrupamento de Escolas Rosa Ramalho. No entanto as condições climáticas não estavam favoráveis à deslocação dos pequeninos à nossa escola, pelo que a atividade não pode ser realizada, ficando agendada para outra data oportuna. À tarde, a turma do 9º A, deslocou-se à Biblioteca Municipal para, aí, participar no ateliê de poesia "Caça à Palavra", dinamizado pela Alexandra Ferreira, Animadora Sociocultural da BM. Os alunos ouviram e leram poesia sobre o mar e criaram os seus poemas a partir de palavras encontradas nos dicionários. No final, o trabalho resultou num belo poema coletivo. Houve ainda tempo para uma visita à exposição "Aquarium", da EB/S Vale de Tamel, patente na BM.

 

4 de abril de 2013

12 de março de 2012

Semana da Leitura no Centro de Dia e JI de Barcelinhos

Professores e alunos juntaram-se para ler poesia, aos meninos do Jardim de infância e aos idosos do Centro de dia de Barcelinhos, e desta forma comemorar a semana da leitura.

Semana da Leitura: Centro de Saúde de Barcelinhos

A caminhada da leitura iniciou-se na escola, com professores e alunos, para levar a poesia aos utentes do centro de saúde de Barcelinhos. De uma forma espontânea disse-se poesia em todas as salas de espera, para quem ali estava à espera de ser atendido. Estupefactos, os utentes, ouviram e aplaudiram esta iniciativa.

24 de março de 2011

Semana Concelhia da Leitura

Celebrar a Leitura foi o objectivo central da «Semana da Leitura» que decorreu entre os dias 21 e 25 de Março. A nossa biblioteca organizou várias actividades e também participou noutras organizadas em parceria com escolas da região e com a Biblioteca Municipal.

Assim, no dia 21, participámos no evento dedicado à Poesia, organizado pela Escola Secundária de Barcelos, com a declamação de poemas (Sara Ferrete do 11º C e a turma do 12ºB), para além do programa de rádio, “O Som das Palavras”, na rádio Barcelos, dedicado à Poesia e à Semana da Leitura, e da divulgação do ‘Poema Gigante’, poema original que resultou do desafio colocado aos leitores na nossa página do blogue e do Facebook.

No dia 22, participámos no Recital de Poesia, 9º A, na Escola EB2,3 Rosa Ramalho e, no dia 23, foi tempo de mais um “Encontro com…”, desta vez com o escrito Ilídio Torres, momento em que se falou de leitura, de poesia e de contos; de manhã também se falou de leitura, mas de texto de imprensa, com a jornalista do Porto Canal, Ana Filipa Gomes.

No dia 24, de manhã, houve mais um “Encontro com…”, desta feita com o escritor e fotógrafo Quito Arantes, em que a leitura e a fotografia estiveram em destaque, e à tarde, deu-se lugar à leitura de contos, com o ‘Conto das Quintas’, que, levado a cabo pelos alunos das turmas 12º G e 11º H, do curso Animador sociocultural, aconteceu na Biblioteca Escolar da EB 2,3 Abel Varzim.
Destacamos com gosto as parcerias que aconteceram na organização da ‘Semana da Leitura’ deste ano lectivo, quer com a Biblioteca Municipal, quer entre as escolas do concelho.



17 de março de 2011

Semana da Leitura

Tradicionalmente dinamizada no mês de Março, a Semana da Leitura tem contribuído significativamente para a valorização da leitura junto das crianças, jovens e da população adulta, propiciando a aproximação da Escola à comunidade. A Semana da Leitura envolve, deste modo, autarquias, empresas, escritores, jornalistas, gente do teatro, várias individualidades públicas, para além de docentes, alunos, pessoal não docente e encarregados de educação, mobilizando, assim, a população em geral numa celebração festiva da leitura e do livro. (in. site do PNL)
De 21 a 25 de Março, vai decorrer, em todo o concelho de Barcelos, a Semana Concelhia da Leitura. A nossa Escola associou-se a estas comemorações. De entre as várias iniciativas, destacamos o "Poema Gigante", já afixado na Torre de Menagem, no Largo da Porta Nova e o "Encontro com..." José Ilídio Torres e Quito Arantes, escritores Barcelenses. Convidamos toda a Comunidade a participar nestas actividades.
"Ler Engrandece a Alma", (Voltaire)

Pensamento do mês - setembro