Mostrar mensagens com a etiqueta Sarau Cultural. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta Sarau Cultural. Mostrar todas as mensagens

11 de maio de 2016

Sarau Cultural "Nós nas Palavras"


  
“...Tudo o que você quiser, sim senhor, mas são as palavras que cantam, que sobem e descem...”, palavras de Pablo Neruda que tiveram uma expressão maior no palco das artes da Escola Secundária de Barcelinhos.
“Nós nas Palavras”, tema do Sarau Cultural, teve como principal objetivo envolver o maior número de alunos, valorizando os talentos culturais de toda a comunidade escolar. Alunos e professores expressaram-se artisticamente, enaltecendo a Palavra através da dança, poesia, música e teatro.
Mais que um encontro entre alunos e professores, o Sarau foi uma forma de fortalecer a identidade da escola, promovendo a integração e envolvimento de pais e encarregados de educação orgulhosos de verem os seus filhos/educandos, a brilhar em palco.
O Sarau contou com o empenho de muitos professores permitindo a interação com os alunos, muito para além da sala de aula, revelando saberes, talentos, curiosidades e até interesses, contribuindo, desta forma, para sua formação como cidadão.
Asssim, as artes maiores como a música, a dança, a poesia, o teatro surpreenderam uma plateia que, à semelhança dos anos anteriores, encheu por completo o auditório, numa noite chuvosa e fria de maio.
A equipa da Biblioteca enalteceu com este Sarau “a existência das palavras e a possibilidade de tecê-las em poesia”, “Nós nas Palavras”.
Equipa da Beaf

15 de abril de 2016

Sarau Cultural

                                                             




Poesia, música, teatro, literatura e dança são as artes levadas a palco!
São convidados especiais da noite todos os que fazem parte da nossa comunidade educativa e público interessado.

14 de maio de 2015

Sarau Cultural
A Escola Secundária de Barcelinhos vai evocar, no Sarau Cultural, os 500 anos de atribuição do Foral Manuelino à cidade de Barcelos.
        
A evocação dos 500 anos do Foral Novo de Barcelos é uma excelente oportunidade para colocar em evidência este período importante da história barcelense, pela exploração das componentes históricas, patrimoniais, culturais e pedagógicas do documento e da época na qual ele foi produzido.
     
Assim, os alunos farão uma recriação da época quinhentista numa adaptação da outorga do foral, bem como do ambiente cultural deste período.
     
Haverá, ainda, lugar para a entrega dos diplomas do Quadro de Excelência, referentes ao ano letivo 2013-2014.
    
A atividade é aberta a toda a comunidade educativa e público em geral.

19 de maio de 2014

Sarau Cultural LINGUAVIAGEM
O Sarau Cultural “LINGUAVIAGEM”, homenageando os 800 anos da língua portuguesa, proporcionou uma viagem pela história da língua e da literatura portuguesa, com poesia de Luís de Camões, António Ferreira, Fernando Pessoa, passando por Olavo Bilac, Vasco Graça Moura, Almada Negreiros, José Régio, António Gedeão, Florbela Espanca, Sophia de Mello Breyner, Jorge de Sena, Carlos Drummond de Andrade e ainda com poemas originais escritos pelos nossos alunos. Houve, ainda, apresentações de dança, canto e música. 
Assistimos também ao lançamento de mais um número da revista Schola, apresentada pelo Diretor da Escola, Dr. António Carvalho e ainda a apresentação da publicação FANZINE Nº 1 da OIKO, um projeto de coautoria da encenadora Diana Sá e da turma do 12º I do curso de Animador Sociocultural, apresentada pelos Professores Joaquim Vinhas e Álvaro Carvalho e Drª Ana Rodrigues da OIKOS. 
O sarau terminou com o hino da escola “Foi aqui” cantado por professores. 
Realçando o valor da Língua Portuguesa como património de Portugal e de outros países que a adotaram, o sarau foi uma homenagem à Língua Portuguesa. 
A apresentação esteve a cargo dos alunos Alexandra Faria e Alexandre Rodrigues, no som e imagem, os alunos Evandro Silva e Danny Monteiro e, no acolhimento, os alunos do 12º J do curso profissional de Secretariado.

 

23 de abril de 2013

Sarau Cultural "MARavilhamento" 2013 

A poesia, o teatro, a música, a dança… envolvem o ser humano numa magia quase perfeita. E…,mergulhada neste ambiente, toda a comunidade educativa da nossa escola viveu, no sarau, momentos inesquecíveis.
Inspirada no mote do Plano Nacional de Leitura - MARavilhamento - o nome que a equipa da BE deu ao sarau cultural deste ano, o tema MAR esteve presente na declamação e dramatização de Poesia, na Dança e na Música interpretadas e coreografadas por alunos, encarregados de educação e professores. Houve ainda a colaboração especial de Ilda Gomes, cantora barcelense. A todos os que connosco colaboraram, o nosso muito obrigada.

20 de junho de 2012

Sarau cultural "25 anos 25 momentos"

"25 anos 25 momentos" foi o tema escolhido neste ano em que comemoramos os 25 anos de atividade.
O sucesso deste Sarau Cultural, deve-se a todos quantos, direta ou indiretamente, estiveram envolvidos.

O Sarau em Palavras - Rosário Oliveira, 11º ano

 Aos avós - professores de vida
Nas suas mãos de trabalho, estão escritos os caminhos da sabedoria. A sua cara com rugas e marcas demonstram o quanto a vida nos vai “amassar” e aquele sorriso mostra-nos que vale a pena passar por tudo isto.
Sempre que olhamos para eles, vemos todas as histórias do seu passado, os seus lábios fazem questão de nos avisar de tudo, para que o tropeçar deles não passe de uma fotografia a preto e branco para nós.
Avô, lembro-me de ti a pegar nas minhas lágrimas que desaguavam no mar da tua alma. Nenhuma delas tinha pouca importância, todas elas, aceitavas e recebias dentro de ti como para diminuir a minha dor. Lembro-me de ti a brincar comigo e me dizeres: “Um dia tudo vai passar a ser real, deixará de ser apenas uma ilusão, mas sorri sempre assim.”
No dia em que me disseste: “ Vou partir, já não consigo lutar mais!”, o meu coração estalou como o vidro e gritei do meu interior. Como pode uma pessoa forte desistir assim? Mas, no fim de tanta revolta, quando senti o teu último beijo, soube que aquilo foi apenas a libertação do teu sofrimento.
Avó, sei que nunca consegui fazer aquela sopa que me ensinas a fazer desde os meus seis anos de idade, até porque ingredientes como: experiência, amor, coragem de agarrar no mundo, ainda não tenho. Mas também sei que, se seguir os teus ensinamentos, irá tornar-se numa tarefa bem mais fácil.
Debaixo das tuas saias, lá, lá foi o meu ventre onde me desenvolvi e cresci, pois estava protegida de todas as tempestades e nunca me faltou alimento para o espírito.
Sei que, por vezes, e por muitas pessoas sois tratados como pedras do caminho que estavam, mas essas pessoas esquecem-se o quanto essas pedras sabem, viram, e rolaram na vida.
Por isso, avós, segurai os vossos netos, aconchegai-os nos vossos braços, porque, mais tarde, tudo o que ensinastes irá dar fruto. Nunca sereis esquecidos pois sem vós o mundo seria para nós o Cabo das Tormentas. Não se esqueçam que o amor nunca desaparece de dentro de nós, mesmo que a vossa voz não seja ouvida, ou o vosso cheiro sentido.
Obrigada, avós, por me ensinardes o sabor da vida. Amo-vos!

O Sarau em Palavras - Professor Jorge Salgueiro Lopes

 
Argentia Festa
Quem és tu?
Eu sou
“ARGENTIA”, a jovem latina
Nascida menina
Hoje, jovem adulta
Vestida de festa e luz
De um brilhante azul iris
E coração vermelho de paixão doce
Cujo íntimo publicamente tão reconhecido
Com seus 25 anos
Nascida em 01.10.1986
Sob o signo cardeal do Ar-Balança
Acreditando no lema «Eu equilibro!»
Graciosa, encantadora e atraente
Com carisma e personalidade
Diplomata, mediadora e altruísta
Quero aprender e ensinar
Sabedoria humorística e dramática de Gil Vicente
Conhecimento heterortónimo filosófico de Pessoa
Humanismo puro do Padre António Vieira
Olhar crítico cosmopolita e aquilino de Eça
Língua Nobel de Saramago
Antiguidade Clássica camoniana
À beira- esquerda do Cávado plantada
Cujo glorioso leito
Em seu alto planalto S. Brás
Reflete o brilho da galáxia
Dos históricos timoneiros
Mariazinha; Rosa Gonçalves;
Ramires Cruz; Carlos Neto
E António Carvalho
Petrificada e apenas protegida
Pela matinal bruma barcelinense
Onde nasceu revolucionária
E em 2006, com 20 anos
Adotou novos filhos
Oriundos da imperialista Europa Central
Apadrinhados pelas Novas Oportunidades
Dando-lhe o look da esperança e profissionalismo futuros
Quando o Ministério da Educação se atreve a fazer história
Mudando as páginas do seu B.I. ou C.C. …
Tomo chá…
Com sabor a carinhos de longínquas memórias,
Passadas, presentes e vindouras
Longitudinalmente atravessadas
Por gerações presenteadas através do slogan
25 ANOS, DESDE 1986, A FORMAR IDENTIDADES
Marcando o futuro
Ao correr da escarlate pena e esbaforida
Com sorrisos marotos
De uma jovem coquette
Que seu tom cativa e adoça
Hoje, aqui, merecidamente homenageada
Pelos outros jovens também já lapidados
Ofuscando com seus brilhos
E trilhando vias científicas únicas
Ao serviço do Saber e Investigação
Servindo todos desta Comunidade
Aprender e ensinar-Pilares e alfaias
Que fluem ao longo do brilho da memorial pena
De mãos dadas como irmãos gémeos
Com suspiros sinestésicos de emoções
Pinto com minha pena
O cantar do Galo emblemático
Das plumas multicolores
Arquétipo das gentes lusas minhotas
Atravesso romanicamente as águas do Cávado
Para visitar a Argentia
Acenando aos altaneiros nobres atos
Da Dinastia dos Condes de Bragança…
Mexo e remexo
No infindável baú
Das timbradas memórias
Do lacre lavrado
Pelas humildes e puras mãos arquitetadas
Da Iris do Conhecimento e Experiência vividas
Com seus níveos vestidos e rendados trajes
Hoje, aqui, legitimados
E prostrados de artísticas qualidades e valências
Do perfeito pináculo da nossa Schola
Vieram todos à ARGENTIA FESTA?
Os mais afoitos e dedicados
Os convivas arrojados pela sede do infinito
Levantando seus peitos heroicos
E seus escudos épicos estoicos
Ouvindo ao som doce da doirada lira
Melodiosas odes e mesclados sonetos
Com metafóricas rimas e entrelaçadas métricas
E pinto através da argentia musa pena
Rejuvenescida e timbrada
Dos corações fortes e consagrados
Aos futuros e infinitos saberes
Da arte de aprender e ensinar
Queremos TODOS bater palmas e brindar
Levantando as prateadas e majestosas taças
Cantando “PARABÉNS!”

O Sarau em Palavras - 9º C

Nós
Confesso…Nunca pensei… Nunca pensei ter pessoas como vós ao pé de mim. Eu consigo ser feliz, eu consigo sorrir, eu consigo voar convosco aqui… Eu consigo ser mais forte convosco, eu consigo lutar todos os dias…Mas é por vós…Turma…
                Se amar é ser feliz, se amar é viver… Então eu vivo e sou feliz porque vos amo…
                Abro a janela do meu quarto e vejo, vejo imagens, retratos de mais um dia. Vejo a Diana e a Célia a rirem-se, vejo a Rita a abraçar-me, vejo a Carina dizendo que me ama, vejo a Vera beijando e acariciando-nos, vejo a Tininha dando-me força com o seu sorriso rasgado. Vejo a Ju Isabel jogando Wi sozinha, vejo a Piska a rir-se por tudo e por nada, chamando sócia a todos, oiço o tchic, tchic irritante da caneta do Joel, oiço o Pedro e o Orlando dizendo: “ Que piadão!”, vejo a Ju Carvalho desenhando as letras todas “maradas” que só ela sabe fazer, vejo a Adriana subindo a árvore para chegar aos esquilos, sendo forte todos os dias. Vejo a Alexandrina fazendo cara de bicho, vejo a Cláudia e os seus textos espetaculares que só ela sabe escrever, vejo a Anabela amarrada aos resumos, vejo o Tó Zé dando conversa ao Hélder sobre as miúdas, vejo a Helena fazendo-nos cócegas, vejo a Sofia e a Cristiana imaginando o José Castelo Branco a ser enforcado, vejo o Gaby e o André no pc na aula de matemática. Mas também consigo ver a professora de língua portuguesa mostrando aqueles vídeos. Vejo a professora de história mandar virar-se para a frente o patarata do Tó Zé. Consigo ver o Roberto dizendo ao Micael Carreira para se calar no meio da rua direito e da ponte de Barcelos.
                E o que fazemos se formos felizes? Sorrimos, rimos, animamo-nos. Se formos felizes, temos um coração daqueles!
                Convosco é impossível não ser feliz! Nós não somos perfeitos, simplesmente somos nós…
                Um amigo vale mais do que mil palavras! Então…uma turma…Ui! Ui! Rebentamos de alegria!
                Entre a vida e vós? Escolher-vos-ia a vós! Porquê? Porque sem vós, não viveria!

O Sarau em Palavras - Mariana Martins, nº 17, 8º ano


As Escolas fazem anos
As abelhas não fazem anos.
Nenhuma viveu um ano
Para o poder fazer.

Mas as escolas sim,
Fazem anos.
Nascem e são imortais.

Micróbios, como as amibas,
Vivem menos de um segundo
E nesse segundo também
Cabe uma vida inteira,
Cheia de tudo o que uma vida tem.

Mas para uma escola
São precisos anos e anos
Para se viver e reviver
Momentos de triunfo
E de derrota

Como nós fazemos anos,
As escolas também fazem
E esta já vai nos 25,
Desde da fundação desta família.

Parece muito, mas é muito pouco
Contudo queremos continuar esta linhagem.
Ao longo destes anos
Tivemos alguns insucessos…
Mas os êxitos marcaram esta caminhada.

O teatro da escola
Uma alegria para nós!
Uma entrada para a arte
E sempre uma lição a aprender.

E os nossos desportistas?
Sim, eles são magníficos!
Com o desporto a correr-lhes nas veias
Não há ninguém que os pare.
E sem eles não teríamos as atividades fantásticas
Como temos na nossa escola!

Passaram vários professores
E auxiliares por aqui…
Mas, e alunos?
Esses foram milhares!

E hoje neste grande dia
Muitos se apresentam cá.
Uma salva de palmas para eles
E para a nossa querida escola!

O Sarau em Palavras - Alda João Andrade, 10º ano


Somos um… Não eu e tu, mas um NÓS caloroso aqui veementemente representado! É precisamente isso que somos, UM! Uma unidade mesclada por esta grande escola que completa agora uns quantos anos de existência.
Ensinaram-me que, num qualquer lugar e num qualquer tempo, existiam escolas que “eram gaiolas para que os pássaros desaprendessem a arte do voo”. Escolas que encarceram o pensamento de todos os seus educandos, para que assim, os consigam levar para onde bem entenderem. Escolas que vêm com os seus dedos pesados de ferrugem, desgastando as asas de todos aqueles que por lá pairam. Todavia, a essência dos pássaros é o voo, e se até isso lhes exturquem, deixaram de ser pássaros!
Não reconheci essa realidade – a experiência própria falava mais alto, impedindo-me de observar com bons olhos essa atroz realidade. Invariavelmente, a única verdade que eu conhecia era a de uma escola que, ao invés de carcomer as asas dos seus Homens, cultiva-as, fomenta o seu bom uso! Uma escola que não sobreveio para adestrar aos pássaros a arte do voo, até porque isso já nasce com eles; brotou sim para encorajá-lo e aperfeiçoá-lo! Para que os pássaros se tornem bons pássaros, capazes de singrar por entre a monotonia da sua vida.
Vai-se o tempo, vão-se os lugares, vão-se ou não se vão os semelhantes. O cenário mantém-se, até porque a escola permanece no mesmo local - talvez apenas um pouco mais degradada pelo decorrer natural do tempo. Mas, não obstante esse desgaste físico, o espírito mantém-se intacto: a união de todos aqueles personagens que vão pisando este palco que é renovado a cada ano sojorna no auge! E por isso, por todos os personagens, quer os que ainda cá estão, quer os que já não cá habitam, que já integraram e/ou integram o elenco desta peça que é a história desta escola que nos une, uma certeza eu posso dar: não obstante tudo passar, o tempo correr e as vidas mudarem, há algo que fica – as memórias. As memórias de um outrora passado nesta escola. E essas permanecem bem vincadas!
E tudo isto se resume numa única palavra: OBRIGADA! Um obrigada sincero, por estes 25 anos a fazer crescer as asas de todos aqueles que jamais se imaginariam capazes de voar!


O Sarau Cultural no Jornal de Barcelos


17 de junho de 2011

Sarau Cultural 2011

Dia 9 de Junho pelas 21.00 horas, realizou-se na nossa Escola, mais um Sarau Cultural.
Este encontro de Arte e Cultura esteve a cargo da Biblioteca Escolar/Centro de Recursos Educativos e do CLP, envolvendo toda a comunidade educativa, nomeadamente Encarregados de Educação, alunos dos cursos diurnos e nocturnos (EFA’s), professores e funcionários. Do programa, destacaram-se momentos de Poesia, Música e Dança Latina e Artística. A sublimação destes momentos mágicos passou pela declamação do poema “Perguntas de um Operário Letrado” de B. Brecht por 11 pares de gémeos de todos os níveis de ensino, como forma de homenagear a vida. Marcaram presença em palco, Mãe e Filha, (Encarregada de Educação e aluna) proferindo palavras puras construídas a partir do poema “Palavras para a Minha Mãe” de José Luís Peixoto. A tónica do Sarau pautou-se pela declamação colectiva de poesia. Foram vários os autores homenageados de entre os quais se destacam: António Gedeão, Álvaro de Campos, Mendes de Carvalho, Herberto Hélder, António Aleixo, “Mário-Henrique de Leiria, “Alexandre O’Neill, “Bertolt Brecht. Houve ainda lugar a poesia inédita de professores, alunos e funcionários bem como a entoação do “Hino ao Aluno de Humanidades”.
O segundo momento contou com a apresentação da 19ª edição da revista Schola pelos seus responsáveis, Álvaro Carvalho e Graça Alves. A coordenadora da Biblioteca Escolar/CRE, Florinda Bogas, honrou os “Leitores do Mês” com a entrega de diplomas e prémios.
A encerrar o Sarau, o Director da Escola, Professor António Carvalho, fez a entrega dos Quadros de Excelência referentes ao ano lectivo de 2009-2010.
A apresentação do Sarau esteve a cargo dos alunos José Carlos Arantes e Mónica Aspra.

27 de maio de 2011

Sarau Cultural

Convidamos toda a Comunidade Educativa e seguidores do nosso blogue, a participar no
Sarau Cultural

Pensamento do mês - setembro