Mostrar mensagens com a etiqueta Palestras. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta Palestras. Mostrar todas as mensagens

10 de outubro de 2014

 A Física do Big Bang
 Palestra "A Física do Big Bang" na Escola Secundária de Barcelinhos, no dia 6/10/2014.
A palestra foi apresentada pelo Doutor Carlos Martins, Investigador e Coordenador da Unidade de Formação do Centro de Astrofísica da Universidade do Porto.

Participaram nesta palestra as turmas A, B e C do 10º ano de ciências e Tecnologias.

27 de maio de 2014

Palestra. "A Diferença Entre os Iguais"


A iniciativa de realizar esta palestra surgiu do aluno Evandro Silva, do 11º ano do curso profissional de Gestão Informática, portador de Paralisia Cerebral. Para o efeito, convidamos alguns profissionais da área, nomeadamente, a Dr.ª Ilda Fernandes, psicóloga do Gabinete de Psicologia da escola, o Dr. Humberto Fernandes, pediatra que sempre acompanhou o aluno Evandro, os técnicos da APAC, Dr. Ana Pádua e Dr.ª Marta Simões, psicólogas e o Dr. Ricardo Silva, terapeuta da fala.
O público, atento à forma como o aluno abordou o tema, apresentando o seu testemunho particular de ser portador de Paralisia Cerebral, aplaudiu, emocionado, a coragem e abertura deste jovem face às suas “diferenças”. Por sua vez, os especialistas que o apoiam, desde longa data, mostraram que, apesar das diferenças, estes indivíduos, acompanhados e orientados, conseguem ultrapassar os obstáculos diários. Foi, sem dúvida, uma iniciativa muito louvável que a BEAF apoiou deste o primeiro momento.


 

12 de maio de 2014

Palestra "A Diferença entre os Iguais"                                                                                                 A integração dos nossos alunos é essencial num contexto educativo plural. Sob o tema "A Diferença entre os Iguais", realizar-se-á na sexta-feira, dia 23 de maio, pelas 10 horas, na Biblioteca Escolar Dr. António Ferraz da Escola Secundária/3 de Barcelinhos, uma palestra dedicada à integração de jovens com paralisia cerebral, organizada pelo nosso aluno Evandro Silva, do Curso Profissional Técnico de Informática de Gestão. A palestra contará com a presença de: Dr. Humberto Fernandes, Pediatra; Dr.ª Berta Costa, Presidente da APAC; Dr.ª Marta Simões e Dr.ª Ana Pádua, Psicólogas; Dr. Ricardo Silva, Terapeuta da fala e Evandro Silva, aluno. A palestra será moderada pela psicóloga dos Serviços de Psicologia e Orientação da ES/3 Barcelinhos, Dr.ª Ilda Fernandes.
 A palestra é aberta a todos os interessados.




13 de março de 2013

Empreendedorismo e Inovação
 
No âmbito da disciplina de Área de Integração, orientada pelo Professor Alfredo Gonçalves, o 12º I do curso de Animador Sociocultural, realizou mais uma Palestra sobre o tema “O Empreendedorismo e a Burocracia”. O grupo responsável, Diana Campos, Emília Matos e Ricardo Silva, convidou, para o efeito, um empresário empreendedor que, em 2008, deixou a sua atividade de 20 anos como Engenheiro da Kodak, para criar o seu próprio emprego/empresa na área da cortiça. Carlos Maia, diretor da Ecoemotion, falou-nos do seu projeto que nasceu da vontade de “inovar na oferta de soluções amigas do ambiente”, A Ecoemotion, criada em 2009 por Carlos Maia, assumiu desde então a missão de utilizar equilibradamente os recursos naturais na conceção, desenvolvimento e produção de toda a sua atividade comercial na área da cortiça. O nosso convidado trouxe com ele um grande número de artigos em cortiça, produzidos sua empresa, que fizeram a delicia dos presentes. Esta palestra proporcionou momentos de verdadeiro partilha e empreendedorismo.

22 de fevereiro de 2013

Palestra "Art & Visão"

No âmbito da disciplina de Área de Expressões, realizou-se a palestra denominada Art & Visão, que contou com a participação especial de dois barcelenses profundos conhecedores do mundo da fotografia e do audiovisual, Ricardo Machado e Carlos Araújo. Esta atividade proporcionou momentos de partilha de conhecimentos e vivências entre oradores e os alunos das turmas I dos 11º e 12º anos, tornando-se numa mais-valia para aprofundarem os seus conhecimentos relativos à Comunicação Visual e, assim, proporcionar-lhes uma melhor preparação no desempenho das suas funções enquanto profissionais de animação sociocultural.

18 de fevereiro de 2013

As Inovações no Mundo Empresarial

 
No dia 15 de Fevereiro, das 11.45h às 13.15h, decorreu na biblioteca da Escola Secundária/3 de Barcelinhos, no âmbito da disciplina de Área de Integração, a palestra sobre “As Inovações no Mundo Empresarial” com os oradores Casimiro Rodrigues e Catarina Fernandes, da empresa Pedrosa & Rodrigues, L.da. Esta foi organizada por um grupo de alunas pertencentes à turma do 12ºI, do Curso Profissional de Animador Sociocultural. O principal objetivo desta palestra, que foi cumprido, consistia na demonstração do processo evolutivo que a indústria teve e tem sofrido ao longo dos tempos. Este processo teve como base o exemplo da empresa Pedrosa & Rodrigues, L.da. Desta forma, os oradores recorreram a exemplos concretos como a evolução da fiação, da maquinaria, dos próprios tecidos e até mesmo dos modelos. Para isso, recorreram também ao auxílio de imagens e tópicos projetados digitalmente. A palestra foi ao encontro das expectativas dos alunos, por isso foram criados vários momentos de partilha de ideias e de recuos a factos do passado. Além disso, os alunos foram colocando questões, chegando a ser abordados os temas das condições de trabalho, higiene, saúde e segurança no trabalho, também eles muito importantes para a evolução e sucesso de uma empresa. Para terminar a palestra, foram oferecidas lembranças relacionadas com a escola aos convidados, nomeadamente o livro dos 25 anos da escola, o livro “Antologia Poética do Chá”, a revista Schola de 2012 e um ramo de flores.

16 de outubro de 2012

Dia Mundial da Alimentação



Como comem os portugueses?
A LUSA responde:

Comem duas vezes mais carne, óleos e gorduras do que o recomendado;
têm um défice de consumo de produtos hortícolas de 79% e deviam comer
o dobro dos frutos. O estudo mais recente sobre alimentação em
Portugal indica que 51% da população adulta tem excesso de peso.
Neste dia mundial da alimentação, a máxima latina -  Mens sana in corpore sano – mente sã em corpo são – esteve presente na Biblioteca da nossa Escola.
Ponto de vista também defendido pelo conferencista Professor Doutor Domingos Silva que, de entre muitos conselhos proferidos, destacou a importância do primeiro almoço.
Outros conselhos ainda foram deixados:
 • Aumentar o número de refeições diárias (5-7), reduzindo o
volume de cada uma.
• Dedicar mais tempo às refeições.
• Incentivar o consumo de leite e derivados.
• Incentivar o consumo de peixe.
• Substituir o açúcar e produtos achocolatados por adoçantes.
• Dar relevo à ingestão da sopa no início das grandes
refeições (almoço e jantar).
• Dar preferência ao pão e cereais em relação às bolachas,
bolos e biscoitos.
• Incentivar o consumo de saladas e legumes.
• Estimular o consumo de fruta, de preferência crua e com
casca, em vez de sobremesas altamente calóricas (energéticas).
• Diminuir o consumo de sal.
• Predomínio de cozidos, grelhados e assados.
• Evitar os fritos, guisados e condimentos excitantes.

Porque é sempre bom gostar de comer agradavelmente - ALIMENTE-SE COM EQUILÍBRIO, VARIEDADE, MODERAÇÃO E SEGURANÇA E… PRATIQUE ATIVIDADE FÍSICA! - foram as últimas recomendações deixadas pelo orador.

12 de outubro de 2012

Dia Mundial da Alimentação


O Dia Mundial da Alimentação celebra-se anualmente a 16 de Outubro.
O dia 16 de Outubro marca o dia da fundação da organização das Nações Unidas para a alimentação e a agricultura, em 1945.
A celebração do Dia Mundial da Alimentação foi estabelecida em Novembro de 1979 pelos países membros na 20ª Conferência da Organização das Nações Unidas para a alimentação e a agricultura.
Com a comemoração deste dia pretende-se:
  • Alertar para a necessidade da produção alimentar e reforçar a necessidade de parcerias a vários níveis;
  • Alertar para a problemática da fome, pobreza e desnutrição no mundo;
  • Reforçar a cooperação económica e técnica entre países em desenvolvimento;
  • Promover a transferência de tecnologias para os países em desenvolvimento;
  • Encorajar a participação da população rural, na tomada de decisões que influenciem as suas condições de vida.
A nossa escola promove, neste dia, uma palestra com o Doutor Domingos Silva, Investigador em Nutrição.

30 de maio de 2012

Capitão Marques Júnior e o 25 de Abril na BE

Compete aos jovens de hoje continuar o 25 de Abril, completar a tarefa dos Capitães de Abril. Foi com este repto que o Capitão de Abril Marques Júnior concluiu a palestra sobre o 25 de Abril na nossa escola. O Dr. Marques Júnior é oficial do Exército na situação de reforma extraordinária, nasceu em 1946, e foi deputado durante 25 anos, tendo sido também Conselheiro da Revolução. Fez parte do Movimento dos Capitães, era na altura o mais jovem dos oficiais envolvidos. Ao longo de cerca de 90 minutos os alunos escutaram com atenção o relato vivo e vivido do Capitão, que descreveu a situação no plano social e político em que o país vivia antes da Revolução dos Cravos, tendo salientado que para os nossos jovens pode ser difícil imaginar algumas das situações descritas, mas tal deve-se ao facto de terem nascido já em democracia. A liberdade é tão natural hoje em dia como beber um copo de água, faz parte de nós. Mas a conquista da liberdade e da democracia é fruto de Abril, da Revolução explicada na primeira pessoa, com detalhes da preparação e da organização. E com pequenas estórias que compõem a história da Revolução dos Cravos, o Capitão Marques Júnior encantou a plateia de alunos do 11º e 12º ano presentes na biblioteca da escola. No final alguns alunos colocaram questões ao Capitão que respondeu com entusiasmo mas nesta palestra o tempo passou muito rapidamente. Ficou o repto lançado para que os jovens de hoje,  completem Abril, para que possam alcançar plenamente todos os objectivos da Revolução dos Cravos. 

17 de maio de 2012

Sousa Dias na BE


"A arte faz-nos ver aquilo que nenhuma linguagem nos pode dizer", mas o professor Sousa Dias conseguiu, através da linguagem, falar-nos da arte. Sousa Dias é um dos mais independentes e estimulantes pensadores portugueses dos nossos dias, embora relativamente desconhecido, para quem fazer filosofia sempre foi a sua vida, uma necessidade absoluta. Cada um dos seus livros, seja qual for o seu mérito, corresponde, ou correspondeu no momento em que foi escrito, a uma ineximível necessidade subjetiva do autor. Com uma linguagem acessível, mas também rigorosa e cativante para o público (alunos do 10º ao 12º ano), o professor Sousa Dias partilhou connosco parte da sua reflexão sobre a arte, sobre a criação artística e os valores estéticos, tendo entrado em diálogo com o jornalista Alberto Serra, gerando momentos enriquecedores de interação entre ambos e também com o público. Foi referido que a arte não é expressão de sentimentos do artista, o que levou a algumas questões de alunos e professores, prontamente clarificadas, tendo o professor Sousa Dias referido a necessidade de haver uma dimensão ontológica traçada pela obra, no sentido em que Paul Klee (um dos vários artistas referidos ao longo da palestra) dizia que a pintura não valeria um minuto do nosso tempo se se limitasse a dar-nos aquilo que sem ela podemos ter, pois não faz qualquer sentido a pintura dar-nos o que já de si é visível (a pintura não existe para reproduzir, para refazer), ela existe para tornar visível, para nos revelar aquilo que sem ela nunca nos seria revelado. O tempo decorreu muito rapidamente, resultado da arte comunicadora de Sousa Dias, que através da linguagem nos ajudou a desvendar o que é a arte, a criação artística. No final da palestra todos nós gostamos de ter participado, ficando no ar muitas questões para trabalhar futuramente.

12 de maio de 2012

Sousa Dias na BE

Sousa Dias nasceu no Porto em 1956. Professor. Publicou, entre outros livros, Lógica do acontecimento (sobre a filosofia de Deleuze), Questão de estilo (colectânea de textos de teoria da literatura e da arte) e O que é poesia? 15 de Maio, às 10 horas, Sousa Dias estará na Biblioteca da Escola Secundária Barcelinhos, para nos falar dos "Valores Estéticos e a Criação Artística, acompanhado pelo jornalista Alberto Serra.

7 de maio de 2012

2 de março de 2012

Palestra sobre Conhecimento e Realidade com o Doutor Artur Galvão


No dia 27 de Fevereiro, pelas 10h15m, o Dr. Artur Galvão, professor da Faculdade de Filosofia de Braga, da Universidade Católica Portuguesa, esteve na nossa Escola para uma palestra/aula aberta sobre o tema "Conhecimento, Realidade e Cepticismo". Esta atividade teve como destinatários os alunos de Filosofia do 11º Ano e nela participaram 3 turmas. O Dr. Artur brindou os alunos e professores com uma apresentação compreensível, com um dinamismo que implicou os alunos, interagindo com alguns deles de uma forma muito clara e acessível. Através de um diálogo com os alunos, o Dr Artur foi apresentando e clarificando as noções de conhecimento e de realidade, procurando responder à questão lançada inicialmente: como posso saber alguma coisa? Com o apoio do diálogo estabelecido com os mais intervenientes, semelhante ao diálogo socrático, e com o recurso a pequenos excertos do filme " Matrix " o Dr Artur Galvão conseguiu cativar os alunos e incentivá-los a reflectir sobre a problemática do conhecimento humano. Em especial, o argumento de Hillary Putnam, " o cérebro na cuba" (segundo o qual "o cérebro de uma pessoa foi removido do corpo e colocado numa cuba de nutrientes que o mantém vivo. Os terminais nervosos foram ligados a um supercomputador científico que faz com que a pessoa de quem é o cérebro tenha a ilusão de que tudo está perfeitamente normal. Parece haver pessoas, objectos, o céu, etc. mas realmente tudo o que a pessoa, está experienciando é o resultado de impulsos electrónicos deslocando-se do computador para os terminais nervosos. O computador (...) pode fazer com que a vítima "experiencie" (ou se alucine com) qualquer situação ou ambiente que ele deseje. Ele pode também apagar a memória com que o cérebro opera, de modo que à própria vítima lhe parecerá ter estado sempre neste ambiente. Pode mesmo parecer à vítima que ela está sentada e a ler estas mesmas palavras sobre a divertida mas completamente absurda suposição de que há um cientista perverso que remove os cérebros das pessoas dos seus corpos e os coloca numa cuba de nutrientes que os mantém vivos. Os terminais nervosos é suposto estarem ligados a um supercomputador científico que faz com que a pessoa de quem é o cérebro tenha a ilusão de que...), proporcionou uma participação animada e interessado por parte dos alunos.

9 de maio de 2011

A Biodiversidade e a História da floresta Portuguesa

No dia 5 de Maio, tivemos a honra de receber o Prof. Dr. Jorge Paiva, eminente biólogo e fitotaxonomista. Numa palestra subordinada ao tema “A Biodiversidade e a História da Floresta Portuguesa”, organizada pelos alunos do Curso Profissional de Técnico de Turismo Ambiental e Rural, o Professor alertou os alunos e professores para os perigos e consequências da perda de biodiversidade que, infelizmente, se vem acentuando no nosso país. Depois de ter feito uma clara resenha histórica da evolução da floresta portuguesa, apresentou imagens preocupantes da delapidação de espécies endémicas importantes ao equilíbrio ecológico e explicou que o seu desaparecimento vai trazer graves prejuízos para as gerações futuras. Afirmou que em meados do Século, a vida das próximas gerações poderá estar seriamente ameaçada se não se inverter o rumo que os nossos políticos têm dado à sua preservação.

Esta preocupação prende-se com a nefasta substituição da enorme faixa de pinheirais por eucaliptais (ecossistemas antrópicos de muito menor biodiversidade do que os pinhais). Afirmou também que :”Com os incêndios e pela acção do homem, parte das nossas montanhas e algumas zonas ribatejanas e alentejanas estão já transformadas em imensos eucaliptais (Portugal tem, actualmente, a maior área de eucaliptal da Europa) e acaciais, estando já algumas montanhas transformadas em zonas desérticas, plenas de pedregulhos.”Acrescentou que: “Se os nossos governantes continuarem, teimosamente, a não querer ver o que está a acontecer, caminharemos para uma diminuição drástica de Biodiversidade florestal e rapidamente para um amplo deserto de pedras montanhoso, com a planície e o litoral transformado num imenso acacial, como, aliás já acontece em muitas regiões de Portugal”.

Foi uma sábia, viva, pertinente e pedagógica lição numa altura em que se assinala o Ano Internacional da Floresta . Obrigada Professor!


23 de fevereiro de 2011

Palestra: A dimensão ético-política do ser humano: um dever de cidadania

Sejam estudantes e não apenas alunos!” aconselhou, hoje, Nuno Reis, deputado da Assembleia da República, numa palestra dinamizada pelo Subdepartamento de Filosofia e Formação Pessoal que teve como tema: “A dimensão Ética e Política do ser humano: um dever de cidadania”. O jovem deputado iniciou a palestra com a análise de um estudo, de 2008, da Universidade Católica, “Os Jovens e a política”, que revela dados surpreendentes relativos às atitudes dos jovens e da população portuguesas face à política e aos políticos. Num discurso claro e rigoroso, apontou os factores que estarão na origem das conclusões muito preocupantes do referido estudo, quanto à participação dos jovens na política, afirmando que para intervir politicamente não é preciso ser filiado num partido: “faz-se política ao escrever artigos de opinião, ao participar em fóruns, ao promover o debate de ideias”. Respondendo de forma serena e segura a alunos e professores, insistiu na importância da educação e formação dos jovens, defendeu a meritocracia, a diminuição do número de deputados (de 230 para 180) para combater alguns males da nossa democracia e terminou com um pensamento de Aristóteles: "Uns não dão nenhuma importância aos cargos políticos e consideram a vida de um homem livre muito superior à que se leva na confusão do governo. Outros preferem a vida política, não acreditando que seja possível não fazer nada, nem que se possa conceber a felicidade na inacção. Uns e outros têm razão, até certo ponto, e se enganam sobre o resto."

20 de setembro de 2010

Próximas Actividades na Biblioteca

A Biblioteca Escolar vai organizar, brevemente, algumas actividades. Veja quais:
  • Conto das Quintas
    Um conto, baseado no livro A Minha Primeira República, de José Jorge Letria, pela voz da contadora de histórias, Alexandra Ferreira, para os alunos do 3º e 4º Anos da Escola Básica do 1º Ciclo de Barcelinhos.
    Esta apresentação terá lugar no próximo dia 30 de Setembro, pelas 14:00
  • Exposição de fotografia Dois Olhares
    Uma exposição com fotografias de Quito Arantes e Sofia Carvalho, numa exposição patente de 20 a 24 de Setembro.
  • República em Barcelos
    Uma sessão sobre o impacto que a República teve em Barcelos, com a participação, como orador, do Dr. Vitor Pinho (Bibliotecário da Biblioteca Municipal de Barcelos).
    Esta palestra terá lugar no próximo dia 04 de Outubro, pelas 10:00.
  • Encontro com José Fanha
    José Fanha, escritor Português, apresenta o seu mais recente livro Era Uma Vez A República.
    Este encontro terá lugar no próximo dia 01 de Outubro, pelas 14:00.

Dê a sua opinião!

Pensamento do mês - setembro