Vencedores do Concurso "Faça Lá um Poema" 2013
A nossa escola participou na fase final do concurso com os poemas "Ó Mar" da autoria de Luís Guilherme Ferreira Simões, pelo 3º ciclo e "Juro que sinto" de Cláudia Fernandes, pelo secundário. Embora não vencedores da fase final, mas vencedores a nível de escola, estes alunos merecem o reconhecimento público e os parabéns pelos belos poemas que criaram a propósito desta iniciativa.
Ó Mar…
Ó Mar, salgado és,
levaste o amor
que procuro de lés a lés.
Sempre com dor
o tentei encontrar,
porque não mo devolves, ó Mar?
Ó Mar, tu que distancias o amor,
deixa-me viver a vida,
sentir o seu sabor.
Águas doces correm para ti,
doce não é o meu amor,
roubaste-mo... resta a dor!
Ó Mar, salgado és,
devolve-me o amor
contra todas as marés.
Luís Guilherme Ferreira Simões, 9ºA
Juro que sinto!
E se águas calmas e transparentes
Refletem felizes o meu amor,
Sinto o coração gritar de dor
Enquanto juras que não mentes.
E se os pássaros largam as sementes
E o vento pede para o sol se pôr,
Interrogo impaciente o Criador
Se florescerá em ti, e tu juras que sentes…
Sentes a dor de um coração que grita,
A angústia de palavras que segredam,
O vazio frágil do infinito faminto…
Então, reconheço em cada onda que fica
A voz dos que amam e não superam.
Crê que creio, juro que sinto!
Cláudia Fernandes, 10º A
