Após vários encontros com escritores, sessões de
leitura pública e duas exposições, encerramos a feira do livro com a presença
de um grande artista Barcelense, Carlos Basto.
Autor de inúmeras obras em diversas áreas, desde o
cinema à fotografia é, sobretudo, como aguarelista e pintor que se tem
notabilizado.
Com uma plateia muito atenta de alunos e
professores, ouvimo-lo falar das suas obras dando principal destaque ao seu
último livro de ilustrações a aguarelas “Caminho de Santiago, em terras de Barcelos”.
A propósito deste projeto, referiu que, o artista necessita de conhecer bem a
matéria da obra que se propõe ilustrar-
neste caso o percurso pedestre entre
Porto e Santiago de Compostela - trabalho que nem sempre é fácil por ser uma
pesquisa demorada onde o olhar do artista obriga a selecionar os locais que
mais tocam o visitante . A narrativa deste constrangimento, serviu de mote a
uma longa conversa sobre as várias histórias que vivenciou ao longo do período
em que visitou, in loco, todos os pontos culturais que os caminhantes podem
contemplar ao fazer os Caminhos de Santiago. Houve ainda tempo para propor um
desafio ao nosso convidado: a ilustração de um poema de Natal, lido por duas
alunas. Perante esta proposta, o aguarelista registou a história nuns
esquissos, evidenciando a forma , sempre
subjetiva, de como se pode
converter a comunicação verbal em não-verbal.
Foi uma
sessão interessante na companhia deste artista e da nossa
querida colaboradora da Biblioteca Municipal, D.ra Ana Paula Brito, que moderou
a sessão.