Mostrar mensagens com a etiqueta Feira do Livro 2012-2013. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta Feira do Livro 2012-2013. Mostrar todas as mensagens

18 de dezembro de 2012

"Encontro com..." Carlos Basto


Após vários encontros com escritores, sessões de leitura pública e duas exposições, encerramos a feira do livro com a presença de um grande artista  Barcelense,  Carlos Basto.
Autor de inúmeras obras em diversas áreas, desde o cinema à fotografia é, sobretudo, como aguarelista e pintor que se tem notabilizado.
Com uma plateia muito atenta de alunos e professores, ouvimo-lo falar das suas obras dando principal destaque ao seu último livro de ilustrações a aguarelas “Caminho de Santiago, em terras de Barcelos”. A propósito deste projeto, referiu que, o artista necessita de conhecer bem a matéria da obra  que se propõe ilustrar- neste caso o percurso  pedestre entre Porto e Santiago de Compostela - trabalho que nem sempre é fácil por ser uma pesquisa demorada onde o olhar do artista obriga a selecionar os locais que mais tocam o visitante . A narrativa deste constrangimento, serviu de mote a uma longa conversa sobre as várias histórias que vivenciou ao longo do período em que visitou, in loco, todos os pontos culturais que os caminhantes podem contemplar ao fazer os Caminhos de Santiago. Houve ainda tempo para propor um desafio ao nosso convidado: a ilustração de um poema de Natal, lido por duas alunas. Perante esta proposta, o aguarelista registou a história nuns esquissos, evidenciando a forma , sempre  subjetiva, de  como se pode converter a comunicação verbal em não-verbal.
 Foi uma sessão interessante na companhia deste artista e da nossa querida colaboradora da Biblioteca Municipal, D.ra Ana Paula Brito, que moderou a sessão.



13 de dezembro de 2012

"Encontro com..." José Ilídio Torres

Num ambiente intimista e descontraído, os alunos do 7º ano, turmas A e B, receberem o Escritor José Ilídio Torres. Durante várias aulas a Professora Renata Ribeiro motivou os alunos para a leitura da já vasta obra do Escritor: os poemas não se servem frios, para além do tempo “A tristeza matou os peixes que nadavam nos teus olhos” – Contos e poesia; “Contos de Água e Areia”- Contos; O amor é um tema batido 2011 - Poesia; Para além do tempo (2010) - Contos; Diário de Maria Cura (2009) - Romance, e o seu último livro 4 Histórias de Pais & Filhos.
Deste último, os alunos apresentaram o trabalho de análise de dois contos. Moderadores do debate foram os próprios alunos a conduzir toda a sessão. O escritor falou-lhes das suas grandes paixões: (ser professor, treinador de futebol e escrever. A escrita está-lhe nos genes, disse. Houve ainda lugar à satisfação da curiosidade dos alunos e a momentos de poesia pela voz de José Ilídio Torres e a habitual sessão de autógrafos. 


12 de dezembro de 2012

"Enconto com..." Rui Basto

.Rui Sousa Basto nasceu em 61 do século passado. Na fase da juventude os seus gostos literários eram: Sartre, Boris Vian, Pessoa, Almada, Eça, Cesário Verde, Hemingway, Garcia Marquez, Huxley, Thomas Mann, Kerouac, Orwell, Kafka, Camus, Neruda, Hermann Hess e quejandos. Na área da música as sua
preferências centravam-se no jazz e sucedâneos, mas também o rock sinfónico de Gentle Giant, King Crimson, Genesis, além de Bossa Nova e das canções de intervenção política do Sérgio, Zeca e do resto da malta. Aprecia Beethoven, Mozart, Bach e demais compositores do necrotério da música erudita. Diz ser português de gema e guarda uma nostalgia sebastianista do Portugal de Quinhentos, lamentando profundamente não ter nascido no tempo das páginas dos Lusíadas. Formou-se em Engenharia Química, depois em Engenharia e Gestão Industrial e, mais tarde, tirou uma Pós-graduação em Gestão de Empresas. Adora a escrita tendo publicado, “Contos do Efémero” uma coletânea de microcontos, (Opera Omnia, 2011)e "Labirintos" (Calígrafo, 2011). Neste encontro, com alunos da Escola Sec/3 de Barcelinhos, falou-se da importância dos livros e da leitura, dando-se principal destaque aos livros do escritor. Os alunos leram alguns dos seus contos e poemas. O escritor Barcelense deixou no ar a promessa de, em breve, voltar para apresentar o seu próximo trabalho.


 

Pensamento do mês - setembro