Mostrar mensagens com a etiqueta Exposições. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta Exposições. Mostrar todas as mensagens

17 de maio de 2016

Exposição "Dr. António Ferraz, um Barcelense Ilustre"


Está patente até 9 de junho, na Biblioteca Escolar Dr. António Ferraz, a exposição “Dr. António Ferraz, um Barcelense Ilustre”.
António Miguel da Costa Almeida Ferraz nasceu a 3 de Outubro de 1855, na Casa do Tanque, em Barcelinhos, onde sempre viveu, tendo falecido em fevereiro de 1916. Foi médico-cirurgião em Barcelos, sócio do Instituto de Coimbra, administrador do concelho de Barcelos e vice-presidente da Câmara Municipal de Barcelos desde 1899. Reconstituiu, em 1905, o belíssimo Pelourinho gótico. Fez, igualmente, parte do grupo de barcelenses que muito pugnou para que o Paço dos Duques fosse conservado e restaurado. Foi Provedor da Santa Casa da Misericórdia de 1899 a 1904 e secretário do Asilo do Menino Deus. Escritor, historiador local e genealogista deixou quase toda a sua obra inédita.

Esperamos por si, das 9h00 às 17h00, para  conhecer a vida e obra de tão Ilustre Barcelense.

5 de fevereiro de 2013

Exposição “A criatividade e a cultura no turismo Barcelense”

Decorreu, hoje, na Biblioteca da Escola Secundária de Barcelinhos a exposição “A criatividade e a cultura no turismo Barcelense” que teve como principais objetivos: aplicar as competências técnicas aprendidas no curso de Turismo Ambiental e Rural, avaliar os projetos de PAP de alguns alunos do Curso Profissional de Técnico de Turismo Ambiental e Rural (12º J) e projetar o referido curso na comunidade educativa. Os alunos desenvolveram projetos diferenciados, tais como: “Vestir o Antigo”, “Na Rota dos sabores com Tradição”, “O Barquinho Doce”, “Vidas Passadas para miúdos e graúdos”, “Conhecer Barcelos a brincar” e “Artesanato, Tradição e Aventura”. Estes projetos foram também pensados em termos de empreendedorismo na área do turismo ambiental e rural barcelense (trata-se do desenvolvimento de projetos que os alunos poderão vir a criar no futuro).

17 de dezembro de 2012

Exposição de Presépios "Green Cork"

Desde o início do ano letivo que a nossa escola trabalha para o projeto "Green Cork". A Comunidade Educativa e  muitos restaurantes de Barcelos aderiram à  campanha de recolha de rolhas de cortiça  para ajudar  à construção de objetos em cortiça. É o caso dos Presépios que os alunos do 8º ano, na disciplina opcional de Educação Tecnológica, orientados pelos Professores, Isabel Martins e Virgílio Pereira, confecionaram  ao longo do 1º período.  O júri, constituído por um elemento da direção, três Professores e dois alunos, após apreciação dos 30 presépios, elegeu os três melhores para apresentar a concurso. Parabéns a todos os colaboradores do projeto e a "Green Cork" agradece as dezenas de rolhas de cortiça recolhidas.



6 de dezembro de 2011

Exposição Marie Curie

Ao longo dos últimos 25 anos a escola de Barcelinhos tem vindo a desenvolver um trabalho de excelência no que concerne à Educação e à promoção da Ciência. Por conseguinte, a escola atende à necessidade de recordar as passagens mais importantes na evolução do conhecimento científico, que tentamos sempre transmitir aos nossos alunos. Um dos grandes marcos na história da ciência foi a atribuição do prémio Nobel a Marie Curie por descobertas no campo da radioatividade. Foi precisamente a investigação nesta área que levou em 1903 à atribuição do primeiro prémio Nobel a Marie Curie, sendo a primeira mulher a receber um prémio Nobel. Oito anos depois volta a surpreender a comunidade científica quando lhe é atribuído o prémio Nobel da química em reconhecimento pelos seus serviços no avanço da química, com o descobrimento dos elementos Polónio e Rádio, o isolamento do rádio e o estudo da natureza dos compostos deste elemento, há precisamente 100 anos, tornando-se a primeira pessoa a ser distinguida com dois prémios Nobel. O contributo dado por Marie Curie está, ainda hoje, presente no nosso dia-a-dia. Assim, a escola de Barcelinhos presta a sua homenagem a Marie Curie através de uma exposição comemorativa do centenário da atribuição do prémio Nobel que inclui um pouco da vida e obra desta cientista. Com esta exposição esperamos aumentar a vossa sensibilidade e motivação para a cultura científica.  
Saiba mais...
Marie Curie (nome de nascença Maria Sklodowska) nasceu na actual capital da Polónia (Varsóvia) em 7 de Novembro de 1867 sendo a mais nova de cinco irmãos, quando esta cidade ainda pertencia ao império russo (ex-URSS). Marie teve uma educação tradicional em pequenas escolas da região de Varsóvia, obtendo o nível básico de formação científica com o seu pai que era professor numa escola secundária.
Desde cedo, Marie Curie demonstrou grande gosto pela área das ciências, envolvendo-se numa organização estudantil que almejava transformar a ciência e, por isso, foi levada a fugir de Varsóvia para a Croácia que na época pertencia ao império da Áustria. Em 1881, com a ajuda da irmã, mudou-se para Paris onde concluiu os seus estudos no colégio Sorbonne obtendo a licenciatura em física e matemática em 1894.
 

5 de dezembro de 2011

Exposição fotográfica: "Com (Vida) sem cor"

Da responsabilidade dos professores Artur Loureiro e João Sobrosa está patente, na BE,  uma exposição fotográfica, denominada "Com (Vida) sem cor". Esta exposição, integrada nas comemorações dos 25 anos da ESB, teve, segundo o professor João Sobrosa, o objectivo de : "dar vida e cor à escola". Os dois professores fotografaram a escola (direcção, recreio, contexto de sala de aula, biblioteca), de forma aleatória, e expuseram o trabalho, a preto e branco, em grandes painéis na BE.
 

20 de setembro de 2010

Próximas Actividades na Biblioteca

A Biblioteca Escolar vai organizar, brevemente, algumas actividades. Veja quais:
  • Conto das Quintas
    Um conto, baseado no livro A Minha Primeira República, de José Jorge Letria, pela voz da contadora de histórias, Alexandra Ferreira, para os alunos do 3º e 4º Anos da Escola Básica do 1º Ciclo de Barcelinhos.
    Esta apresentação terá lugar no próximo dia 30 de Setembro, pelas 14:00
  • Exposição de fotografia Dois Olhares
    Uma exposição com fotografias de Quito Arantes e Sofia Carvalho, numa exposição patente de 20 a 24 de Setembro.
  • República em Barcelos
    Uma sessão sobre o impacto que a República teve em Barcelos, com a participação, como orador, do Dr. Vitor Pinho (Bibliotecário da Biblioteca Municipal de Barcelos).
    Esta palestra terá lugar no próximo dia 04 de Outubro, pelas 10:00.
  • Encontro com José Fanha
    José Fanha, escritor Português, apresenta o seu mais recente livro Era Uma Vez A República.
    Este encontro terá lugar no próximo dia 01 de Outubro, pelas 14:00.

Dê a sua opinião!

Pensamento do mês - setembro