Mostrar mensagens com a etiqueta "Encontro com.... Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta "Encontro com.... Mostrar todas as mensagens

19 de abril de 2017

"Encontro com..." Ricardo Frade, autor do livro, Pé Descalço, no Dia Mundial do Livro.










Imagine-se na Suécia, no norte da península da Escandinávia, em pleno Inverno. Não conhece o país e não sabe uma palavra de sueco. Complemente o cenário com o facto de não ter na sua posse qualquer dispositivo eletrónico, dinheiro ou cartões de crédito/débito, e, para cúmulo, não tem onde dormir, nem sequer o que comer. O que faria para se desenvencilhar desta situação? Como fazer, no dia-a-dia, para dar a volta às situações mais difíceis que a vida lhe apresenta?
Ricardo Frade, professor e músico de formação, vai estar na Secundária de Barcelinhos, dia 24 de abril, às 10h00, para nos dar respostas a todas estas interrogações.

25 de novembro de 2016

Dia Mundial da Ciência com a escritora, Cristina Carvalho.


Num ambiente agradável e com um discurso claro e pertinente, a escritora Cristina Carvalho prendeu a atenção dos alunos e professores ao partilhar a sua experiência no mundo imaginário, a escrita.
Quando interrogada acerca do seu género literário, contos e ficção, a escritora refere que também escreve poesia. Tem centenas de poemas que, por decisão sua, nunca serão publicados. Referiu que a poesia é "coisa séria" e lembrou um episódio passado com uma amiga da família que a fez jurar que não mostraria os seus poemas a ninguém.
Diz a escritora que o ato de escrever é "quase anestésico". Quando, ao fim da tarde, escreve duas ou três frases é motivo para festejar, mas, no dia seguinte, podem surgir apenas algumas palavras.
Foi, sem dúvida, uma sessão enriquecedora e só possível graças à colaboração dos nossos parceiros, Câmara Municipal de Barcelos, SABEbcl - Biblioteca Municipal. Um agradecimento especial às alunas, Inês Fonseca e Liliana Jardim, do 10º D que tão bem dinamizaram o "Encontro com..." Cristina Carvalho.








17 de maio de 2016

Encontro com... Gonçalo M. Tavares

Gonçalo M. Tavares esteve no auditório municipal de Barcelos para um Encontro com... alunos das escolas secundárias do concelho de Barcelos. O Escrito prendeu a atenção do público que se rendeu às suas palavras.

"Escrever é um ato físico, escrever é um verbo da mesma família de "andar, correr, pensar" etc. 
Escreve num espaço do século XVIII, sem contactos, sem comunicação. Escreve muito de seguida,  a uma velocidade enorme e durante três a quatro horas, sem parar, quase sempre de manhã. A luz da manhã é mais intensa do que a da tarde.   Às vezes acelera de tal maneira que as letras saem fora do lugar. É muito instintivo. Escreve quase à velocidade  do pensamento com diferença de micro segundo. Não revê o texto. Entre a escrita e a publicação passam anos. Só mais tarde organiza a  escrita e demora muito para publicar. Publicar é tornar público, é permitir que qualquer pessoa interprete o nosso trabalho, diz. falou, ainda, da "escravatura do século" - dependência das novas tecnologias, mudanças sociais . 
O encontro foi conduzido pelo jornalista Alberto Serra e, no fim, dedicou a sua obra autografada, oferecida pela Dr.ª Armandina Saleiro, "O Senhor Valéry e a lógica", aos alunos do 9º B .

Pensamento do mês - setembro