A minha avó Maria, foi uma grande
influência na minha personalidade e responsável por muitos dos conceitos que
adquiri. Não influenciou apenas com a vivência que teve comigo, mas pela forma como
educou o meu pai.
Admiro a educação que deu ao meu
pai, mesmo tendo-o criado sozinha , porque
ficou viúva muito cedo, sem qualquer figura masculina, deu uma educação
rigorosa e ensinou o meu pai a honrar a palavra (nunca se esquecia de dar um
castigo prometido, para tristeza do meu pai, que ainda agora o conta). Soube,
dar-lhe a liberdade necessária para ele “ser gente”, como dizia.
A vóvó Maria desde que eu nasci
sempre morou na minha casa, lembro-me dela sempre velhinha, enrugada, sempre
vestida de preto, de sorriso rasgado e desdentado e olhar verde ternurento.
Todo este ar só me dava vontade de a cobrir de beijinhos, e então fazia-o, e
ela só dizia:
- Oh..oh…oh Meu Deus!- Com ar de
quem não estava a gostar, mas a gostar, misturava esta fala com alguns “penicões”,
escondendo um sorriso brincalhão.
Tínhamos alguns rituais de avó e
neta. Sábado á noite era o dia de jogar cartas e dominós, para ela, fazer
batota era um desrespeito enorme, aí de mim! Domingo à noite era dia da
conversa, de contar histórias e do que tínhamos feito durante o dia.
À quinta-feira era o
dia da caminhada até casa da minha tia. Todos os dias ia ao quarto chama-la
para jantar. Passava todas as tardes a ler, apesar de só ter a 2º Classe. Por
vezes, lia um livro numa tarde. A minha avó era demais! Todos os verões íamos para
a praia com a avó, brincávamos muito, comíamos muito (só guloseimas), a avó Maria,
nas férias transformava-se, era uma festa!
A minha avó era muito religiosa e adorava ir a
Fátima e eu também adorava que ela fosse, trazia-me sempre qualquer coisinha,
ainda hoje tenho muitas das coisas que ela me deu, guardadas como recordações.
Guardo com tanta saudade todos estes
nossos hábitos, brincadeiras e toda a aprendizagem que me deu. Partiu com 86
anos, inesperadamente, quando eu tinha doze anos, na altura em que eu lhe
começava a dar mais um bocadinho de mim, deixou-me, com muito dela e com muitas
lições para a vida.
A vóvó ensinou-me a
ser crente e eu acredito que ainda hoje a avó Maria está comigo…
Aluna de Psicologia do
12º Ano

Sem comentários:
Enviar um comentário