4 de dezembro de 2013

pela-minha-lente.blogspot.comRotinas Saudosas
            A minha avó Maria, foi uma grande influência na minha personalidade e responsável por muitos dos conceitos que adquiri. Não influenciou apenas com a vivência que teve comigo, mas pela forma como educou o meu pai.
            Admiro a educação que deu ao meu pai, mesmo tendo-o criado sozinha , porque  ficou viúva muito cedo, sem qualquer figura masculina, deu uma educação rigorosa e ensinou o meu pai a honrar a palavra (nunca se esquecia de dar um castigo prometido, para tristeza do meu pai, que ainda agora o conta). Soube, dar-lhe a liberdade necessária para ele “ser gente”, como dizia.
            A vóvó Maria desde que eu nasci sempre morou na minha casa, lembro-me dela sempre velhinha, enrugada, sempre vestida de preto, de sorriso rasgado e desdentado e olhar verde ternurento. Todo este ar só me dava vontade de a cobrir de beijinhos, e então fazia-o, e ela só dizia:
            - Oh..oh…oh Meu Deus!- Com ar de quem não estava a gostar, mas a gostar, misturava esta fala com alguns “penicões”, escondendo um sorriso brincalhão.
            Tínhamos alguns rituais de avó e neta. Sábado á noite era o dia de jogar cartas e dominós, para ela, fazer batota era um desrespeito enorme, aí de mim! Domingo à noite era dia da conversa, de contar histórias e do que tínhamos feito durante o dia.
À quinta-feira era o dia da caminhada até casa da minha tia. Todos os dias ia ao quarto chama-la para jantar. Passava todas as tardes a ler, apesar de só ter a 2º Classe. Por vezes, lia um livro numa tarde. A minha avó era demais! Todos os verões íamos para a praia com a avó, brincávamos muito, comíamos muito (só guloseimas), a avó Maria, nas férias transformava-se, era uma festa!
 A minha avó era muito religiosa e adorava ir a Fátima e eu também adorava que ela fosse, trazia-me sempre qualquer coisinha, ainda hoje tenho muitas das coisas que ela me deu, guardadas como recordações.
            Guardo com tanta saudade todos estes nossos hábitos, brincadeiras e toda a aprendizagem que me deu. Partiu com 86 anos, inesperadamente, quando eu tinha doze anos, na altura em que eu lhe começava a dar mais um bocadinho de mim, deixou-me, com muito dela e com muitas lições para a vida.
A vóvó ensinou-me a ser crente e eu acredito que ainda hoje a avó Maria está comigo…

                        Aluna de Psicologia do 12º Ano

Sem comentários:

Enviar um comentário

Pensamento do mês - setembro