25 de abril de 2013

Concurso "Pequenos Grandes Poetas"
Realizou-se hoje na Biblioteca Municipal o concurso concelhio "Pequenos Grandes Poetas", organizado pela Biblioteca Municipal em colaboração com as bibliotecas Escolares. A nossa escola, à imagem do que vem acontecendo em anos anteriores, concorreu nas duas modalidades: declamação e poema original, tendo vencido o 1º lugar com o poema da autoria de Cláudia Fernandes do 10º A. 
A todos os nossos alunos participantes e professores envolvidos, os nossos parabéns.
Poema vencedor
Juro que sinto!
 E se águas calmas e transparentes
Refletem felizes o meu amor,
Sinto o coração gritar de dor
Enquanto juras que não mentes.

 E se os pássaros largam as sementes
E o vento pede para o sol se pôr,
Interrogo impaciente o Criador
Se florescerá em ti, e tu juras que sentes…

 Sentes a dor de um coração que grita,
A angústia de palavras que segredam,
O vazio frágil do infinito faminto…

 Então, reconheço em cada onda que fica
A voz dos que amam e não superam.
Crê que creio, juro que sinto!


24 de abril de 2013

2ª fase do Concurso Nacional de Leitura 2013
273 alunos de 70 escolas do distrito de Braga participaram na 2ª fase do Concurso Nacional de Leitura 2013. Foram vencedores Ana Leitão da Escola das Taipas, pelo 3º ciclo e Márcia Pereira da  Escola Secundária de Barcelos pelo secundário. Estes finalistas irão representar o distrito de Braga na fase final a realizar em Lisboa em finais de maio. 
Os alunos representantes da nossa escola, embora não tenham sido apurados, estão de parabéns pela forma como representaram a escola.

23 de abril de 2013

Sarau Cultural "MARavilhamento" 2013 

A poesia, o teatro, a música, a dança… envolvem o ser humano numa magia quase perfeita. E…,mergulhada neste ambiente, toda a comunidade educativa da nossa escola viveu, no sarau, momentos inesquecíveis.
Inspirada no mote do Plano Nacional de Leitura - MARavilhamento - o nome que a equipa da BE deu ao sarau cultural deste ano, o tema MAR esteve presente na declamação e dramatização de Poesia, na Dança e na Música interpretadas e coreografadas por alunos, encarregados de educação e professores. Houve ainda a colaboração especial de Ilda Gomes, cantora barcelense. A todos os que connosco colaboraram, o nosso muito obrigada.

14 de abril de 2013

Encerramento da Semana Concelhia da Leitura
 
A peça de teatro "Inter-Rail", de Abel Neves, foi a chave para fecharmos, da melhor forma, a Semana Concelhia da Leitura. Uma peça  repleta de mensagens, reforçando os valores morais e éticos, por vezes, esquecidos na sociedade atual. A assistir estiveram os alunos do 9º ano do Agrupamento Rosa Ramalho e da Escola Secundária de Barcelinhos, em mais uma parceria inter-escolas.
.

11 de abril de 2013

divulgação doSarau Cultural "MARavilhamento"
Semana Concelhia da Leitura 2013
Dramatização de excertos da obra Os Maias e análise crítica da obra Frei Luís de Sousa.
   Um “mar” de alunos esteve presente, ontem, na nossa biblioteca, numa outra atividade, dinamizada pelos alunos da turma C do 11º ano, sob a orientação da professora de Português Ana Reis. Esta atividade teve como objetivo cativar os alunos do 9º e 10º anos para a leitura destas duas obras e, por isso, foram eles os nossos convidados. Num primeiro instante, alguns alunos fizeram uma análise da obra Frei Luís de Sousa de Almeida Garrett; num segundo momento, outro grupo de alunos, depois de caraterizarem as principais personagens da obra Os Maias”, projetaram um filme, realizado pelos próprios. Imbuídos do espírito queirosiano, vestidos a rigor e, num contexto o mais aproximado possível à época, os alunos - Luísa Moreira (Eduarda da Maia), Gonçalo Faria (Carlos da Maia), Carolina Loureiro (João da Ega), José Pedro Lopes (Dâmaso Salcede), Cláudia Sá (Condessa de Gouvarinho) e Jorge Ferreira (Sr. Guimarães) - dramatizaram, durante cerca de 20 minutos, excertos da referida obra com grande entusiasmo e dedicação.
Semana Concelhia da Leitura 2013
Chá com sabor a Mar
Ontem foi um dia especial para a nossa Biblioteca. Reinventamos a atividade Chá de livro, por ora suspensa, que foi muito do nosso agrado. Alteramos a designação da atividade para Chá com sabor a Mar, mas o espírito de partilha de leituras, o chá e os bolinhos estiveram, igualmente, presentes. Trouxemos búzios, conchas, corais e enfeitamos as mesas redondas para a nossa tertúlia, cujo objetivo era a leitura de textos alusivos ao tema MAR. Alunos e professores declamaram vários poemas de Sophia de Mello Breyner (uma das poetas portuguesas mais apaixonada pelo tema mar: “Quando eu morrer voltarei para buscar os instantes que não vivi junto do mar”), Miguel Torga, Antero de Quental, António Nobre, António Ramos Rosa, Eugénio de Andrade, Florbela Espanca, Fernando Pessoa, Almeida Garrett, entre outros.
 

9 de abril de 2013

Semana Concelhia da Leitura 2013

As turmas 11º e 12º I, do curso Animador Sociocultural, animaram os alunos do 1º ciclo do Agrupamento de Escolas Rosa Ramalho, apresentando as peças de Teatro, "Vem aí o Zé das Moscas" e "Carochinha".
  

8 de abril de 2013

Semana Concelhia da Leitura 2013
O Cartaz da Semana Concelhia da Leitura está repleto de muitas e boas atividades. Ao longo da semana, também a nossa Escola vai desenvolver, participar e mergulhar neste "oceano de leituras" e atividades relacionadas com o Mar, sobre a temática "Mar de Leituras".
Na abertura, tínhamos agendada o teatro "Carochinha", promovido pelo 11º I, do curso profissional de Animador Sociocultural, sob a orientação das Professoras, Paula Queiroga e Paula Freitas, para o JI do Agrupamento de Escolas Rosa Ramalho. No entanto as condições climáticas não estavam favoráveis à deslocação dos pequeninos à nossa escola, pelo que a atividade não pode ser realizada, ficando agendada para outra data oportuna. À tarde, a turma do 9º A, deslocou-se à Biblioteca Municipal para, aí, participar no ateliê de poesia "Caça à Palavra", dinamizado pela Alexandra Ferreira, Animadora Sociocultural da BM. Os alunos ouviram e leram poesia sobre o mar e criaram os seus poemas a partir de palavras encontradas nos dicionários. No final, o trabalho resultou num belo poema coletivo. Houve ainda tempo para uma visita à exposição "Aquarium", da EB/S Vale de Tamel, patente na BM.

 

5 de abril de 2013

Encontro com: Julie Hodgson 
Julie Hodgson é uma conhecida autora inglesa que esteve na nossa Biblioteca, para mais um “Encontro com…” A autora nasceu em 1962, na cidade de Burton-Upon-Trent, em Inglaterra, onde viveu até aos 11 anos, altura em que se mudou para Mablethorpe i Lincolnship. Tendo vivido em diversos países, a vida de Julie tornou-se numa verdadeira aventura. Viveu em sítios tão diferentes como a Malásia, Singapura, Malta, Suécia e Líbia. No Kuwait, Julie trabalhou como professora e redigia uma coluna para crianças no prestigiado jornal "TheTimes". Aqui, escreveu um dos seus  maiores sucessos, "Polly Mae". Regressou à Suécia em 1989, onde escreveu para o jornal "Vastmanlands Tidning". Em 1997, a família mudou-se para o Reino Unido. Em 2007 Julie,  decidiu  viver em Portugal apaixonada pelo clima, pelas pessoas e pela comida portuguesa. Instala-se em Avis, distrito de Portalegre, que descreve como sendo o paraíso. Foi aqui que Julie escreveu a maior parte das suas histórias, incentivada pelo calor, pela tranquilidade e paz que o Alentejo lhe proporciona. Desde pequena que Julie se sentiu inclinada para a escrita. Na escola, incentivada por vários professores, compunha pequenas histórias e textos fantasiosos, tendo sempre sido alvo de críticas positivas sobre a sua forma simples e bonita de escrever. Como referências literárias na sua vida a autora cita Chris Kuzneski, John Kehts, Enid Blyton e C.S. Lewis. A escritora preocupa-se com o mundo em que vivemos e com a qualidade de vida das crianças. As obras de Julie são extremamente populares entre pais e filhos devido à escrita tranquila, fluída e simples que usa para contar as suas histórias. 
Foram estas histórias que Julie falou aos alunos do 9º ano dando principal destaque ao “Cartão da Biblioteca”, uma aventura fascinante contra a extinção do livro em papel. Foi a partir desta história que a aluna do 9º ano, Mariana Martins, se inspirou para escrever o texto que poderá consultar aqui.
 No final, houve ainda lugar à habitual sessão de autógrafos.












4 de abril de 2013

Pensamento do mês - setembro