21 de dezembro de 2011
15 de dezembro de 2011
Lançamento do Livro "Estatística aplicada à Investigação Científica nas Ciências do Desporto
O meu irmão Zé disse que vinha a minha casa para me ensinar a morrer. Disse-me que tem um poema mais eficaz e menos doloroso do que os remédios.
O meu irmão Zé tem poemas que as raparigas adoram, guardam-nos debaixo do travesseiro e põem-se a sonhar com bigamias.
Tem dias que grita porque Deus não tem vergonha de tanta ausência.
É um tormento para os escritores clássicos, é uma casa onde o céu e a terra dormem na mesma cama. É um peregrino às voltas no seu quarto.
O meu irmão Zé tem silêncios que abafam o lume, tem filhos que lhe custaram o sangue. E tem poemas mais importantes do que estar vivo.
Quem os lê cega-se e depois olha-se como um pássaro em regresso. Quem neles acha o mistério enlouquece igual a um útero que guarda segredos.
O irmão Zé nasceu absurdo, é uma história mal contada, porque as histórias bem contadas contêm homens vazios. E o irmão Zé vai ser castigado um dia porque tem poemas que faz as raparigas perderem as virgindades cedo.
O irmão Zé disse que vinha a minha casa regar as plantas, espremer palavras para dentro de um vaso, tirar a solidão da má vida, mas não veio. Disse que ia ter com a noite para lhe ralhar e que depois disso iria escrever, escrever, escrever até que as árvores se levantem sem dor, e a sorrir.
14 de dezembro de 2011
Encontro com... Richard Towers na Feira do Livro
Conto-te na BE com Idosos da IPSS de Barcelinhos
12 de dezembro de 2011
"Conto-te na BE" Jardim de Infância, Menino de Deus
6 de dezembro de 2011
Exposição Marie Curie
5 de dezembro de 2011
Exposição fotográfica: "Com (Vida) sem cor"
"Conto-te na BE" Jardim de Infância Bola de Sabão
1 de dezembro de 2011
Diários de Escrita, por Cristina Machado Ribeiro
Diários de Escrita, por Ana Rita 12º A
Diários de Escrita, por Filipa Alves, 12º A
Diários de Escrita, por João Paulo Gomes Arantes 12ºC Nº13
25 de novembro de 2011
"Kapa'on'School": 2ª edição
A Rádio Kapa, em colaboração com a Biblioteca Escolar e o Clube da Língua Portuguesa, organiza a 2ª edição da "Kapa'on'School", uma oficina de rádio que permitirá aos alunos o contacto direto com o mundo radiofónico.
Os alunos irão poder participar na emissão online da rádio e criar o seu próprio programa de rádio, além de aprender algumas técnicas radiofónicas.
As inscrições estão abertas até ao próximo dia 2 de dezembro na biblioteca ou, por e-mail, em onschool@radiokapa.com.
Mais info: http://onschool.radiokapa.com.
24 de novembro de 2011
“Universo em expansão acelerada” – Prémio Nobel da Física 2011. Prof. Doutor Carlos Fiolhais
"Três exigências da fala". Prof. Doutor Roque Cabral
O Professor esclareceu também que, em qualquer debate, é indispensável sermos rigorosos na explicação do termos que usamos para evitarmos falsas interpretações e falaciosos argumentos.
Uma excelente e pertinente conferência! Obrigada, Professor!
22 de novembro de 2011
Diários de Escrita, por Paulo Novais e João Edgar, 11º
Diários de Escrita, por Carolina Gonçalves, 11º D
21 de novembro de 2011
Feira do Livro

16 de novembro de 2011
Diários de Escrita, por José Miguel e Regina, 11º D
"Diários de Escrita", por Ana Catarina Miranda e Ana Catarina Vilas Boas
8 de novembro de 2011
Diários de Escrita, por Cristina Ribeiro, nº 11, 12º A
7 de novembro de 2011
"Diários de Escrita" por , Ana Simões, nº 4, 9º C
Apresentação da "Antologia Poética do Chá" em Sequeade
3 de novembro de 2011
1 de novembro de 2011
"Diários de Escrita" por anónima do Secundário da ESBarcelinhos
31 de outubro de 2011
"Diários de Escrita" por Carolina Gonçalves, 11º D
"Diários de Escrita" por Ana Catarina Miranda, 11º D
"Diários de Escrita" por , Carolina Gonçalves, 11º D
28 de outubro de 2011
“Diários de Escrita” por Ana Simões, nº 4, 9ºC
Será que faz sentido viver?
Quando pensamos que a vida deixou de nos pregar as partidas que nos deixam num sofrimento tão grande que nos apetece desaparecer e deixar para trás o que construímos com amor, paz, …
Pois é o que eu penso; porque é que a vida não me deixa viver?
Será que faço falta no mundo?
Por vezes penso que sim, mas quando vejo o mundo desabar aos meus pés, sinto que não faço falta, que não é necessário eu estar aqui para a terra continuar a sua vida.
Será que sou como os catos que não precisam de água?
Será que eu não preciso de viver no universo para a gente ser feliz?
Porque não posso ser feliz?
Porque não posso seguir o meu coração e os meus sentimentos?
Penso sempre que outras pessoas vivem num mundo de conto de fadas; que só necessitam do amor dos seus pais e da amizade dos seus amigos; o resto é criado com a sua felicidade de viver, sem problemas, porque sabem que as pessoas os querem ao seu lado. A vida sem elas é como a noite sem estrelas, ou o dia sem sol.
Tenho inveja!
Porque penso eu assim?
Porque será que não penso da mesma maneira que as outras pessoas?
Talvez não tenha o que elas têm, nem a vontade de viver.
Será que preciso de ser amada para sentir que faço falta?
Preciso de ter amigos que me apoiem nos maus momentos e não me virem as costas quando o mundo vai cair aos pedaços e por minha culpa, por não ser a pessoa que eles desejam que seja.
Este texto revela os meus sentimentos e o que me vai na alma.
Quando o escrevi só pensei no que me vai na alma. Espero que ninguém se sinta como eu, porque as pessoas, por muito más que possam ser, têm um cantinho no mundo.
Isto está a ocupar a maior parte do meu pensamento.
Sei que se revelar estas palavras vou causar tristeza e mágoa àqueles que possam pensar que não sou amada por ninguém e que o mundo à minha volta é uma escuridão sem nenhuma face iluminada onde me possa refugiar de tanta mágoa que sinto.
Quando, por vezes, acordo com vontade de viver, há sempre uma nuvem cinzenta que me acompanha prestes a descarregar a sua raiva, de tão carregada de escuridão e o dia iluminado pelo sol, feliz por ver que toda a gente gosta da sua luz e calor.
É isso que eu sinto: eu sou a nuvem cinzenta cheia de raiva por não ser o sol que faz sorrir o mundo.
25 de outubro de 2011
Comemorações do Dia Internacional das BE's
20 de outubro de 2011
Concurso Nacional de Leitura
Mário Vargas Llosa
A nossa escola vai participar, uma vez mais, na 6ª edição do CNL
Fases do concurso:
1.ª Fase – Provas nas escolas: de 25 de Outubro de 2011 a 14 de Janeiro de 2012. (6 de Janeiro, realização do concurso na nossa escola).
2.ª Fase – Provas distritais (Bibliotecas Públicas): Março ou Abril de 2012.
3.ª Fase – Provas finais (Lisboa): Maio de 2012.
Se desejas participar no concurso, podes inscrever-te junto do teu professor de Português ou na biblioteca escolar.
Obras selecionadas:
3º Ciclo: Secundário:
Titulo: A Casa das Bengalas Título: A Cidade e as Serras
11 de outubro de 2011
Mês das BE's
http://www.rbe.min-edu.pt/np4/363.html
Atividades a desenvolver no âmbito das comemorações do mês das BE's:
Criação de um cartaz;
Elaboração de marcadores;
Encontro com... António Magalhães.
4 de outubro de 2011
30 de setembro de 2011
Comemorações dos 25 anos da ESBarcelinhos - Sessão Solene de Abertura
21 de setembro de 2011
13 de agosto de 2011
Apresentação do livro nas Jornadas Culturais de Tamel S. Fins
Esta é frase que Fernando Pessoa utilizou para lembrar a todos os seres humanos o poder dos sonhos.
Mais uma vez a Biblioteca da Escola Sec/3 de Barcelinhos mostrou que, quando há força de vontade, os sonhos são concretizados.
Foram muitas as pessoas de Tamel S. Pedro Fins que assistiram a mais uma apresentação da Antologia Poética do Chá, integrada no programa das Jornadas Culturais, promovidas pela Junta de Freguesia.
Após a abertura das Jornadas pela D.rª Armandina Saleiro, Vereadora da Educação e Cultura, e pelo S.r Presidente da Junta de Freguesia, a Professora Bibliotecária, Florinda Bogas, fez uma breve descrição do projecto, falando do envolvimento das duas escolas na consecução deste "sonho". Seguiu-se a Adjunta da Vereação do Pelouro da Educação e Cultura, da Câmara Municipal de Barcelos, D.rª Maria da Paz Faria,que enalteceu o trabalho desenvolvido pelas Bibliotecas Escolares.
Sara Pereira, do Curso Animador Sócio Cultural, da nossa Escola, Fernando Maciel, Professor Bibliotecário da EB2/3 Gonçalo Nunes, Paz Faria e Florinda Bogas participaram na leitura de vários poemas.
Agradecemos a todos os participantes, colaboradores e organizadores deste magnífico evento, em especial à Junta de Freguesia e à Livraria Ler é Saber, terem possibilitado desta forma a divulgação do nosso trabalho.
9 de agosto de 2011
Apresentação do livro no Café Bar Histórico
Diogo Mota e Marta Senra, alunos da Escola Sec. de Barcelos, Alexandra Ferreira, Paz Faria e Florinda Bogas deram voz a alguns dos poemas que integram esta Antologia.
Num espaço habitualmente frequentado por um público maioritariamente jovem, houve ainda lugar à leitura espontânea de poemas por parte de várias pessoas ali presentes.
7 de agosto de 2011
Apresentações do livro
2 de agosto de 2011
21 de julho de 2011
18 de julho de 2011
Lançamento do livro "Antologia Poética do Chá", em direto
Fala connosco através do Facebook da Biblioteca Escolar.
Live TV by Ustream
10 de julho de 2011
17 de junho de 2011
Sarau Cultural 2011
Este encontro de Arte e Cultura esteve a cargo da Biblioteca Escolar/Centro de Recursos Educativos e do CLP, envolvendo toda a comunidade educativa, nomeadamente Encarregados de Educação, alunos dos cursos diurnos e nocturnos (EFA’s), professores e funcionários. Do programa, destacaram-se momentos de Poesia, Música e Dança Latina e Artística. A sublimação destes momentos mágicos passou pela declamação do poema “Perguntas de um Operário Letrado” de B. Brecht por 11 pares de gémeos de todos os níveis de ensino, como forma de homenagear a vida. Marcaram presença em palco, Mãe e Filha, (Encarregada de Educação e aluna) proferindo palavras puras construídas a partir do poema “Palavras para a Minha Mãe” de José Luís Peixoto. A tónica do Sarau pautou-se pela declamação colectiva de poesia. Foram vários os autores homenageados de entre os quais se destacam: António Gedeão, Álvaro de Campos, Mendes de Carvalho, Herberto Hélder, António Aleixo, “Mário-Henrique de Leiria, “Alexandre O’Neill, “Bertolt Brecht. Houve ainda lugar a poesia inédita de professores, alunos e funcionários bem como a entoação do “Hino ao Aluno de Humanidades”.
O segundo momento contou com a apresentação da 19ª edição da revista Schola pelos seus responsáveis, Álvaro Carvalho e Graça Alves. A coordenadora da Biblioteca Escolar/CRE, Florinda Bogas, honrou os “Leitores do Mês” com a entrega de diplomas e prémios.
A encerrar o Sarau, o Director da Escola, Professor António Carvalho, fez a entrega dos Quadros de Excelência referentes ao ano lectivo de 2009-2010.
A apresentação do Sarau esteve a cargo dos alunos José Carlos Arantes e Mónica Aspra.












