Chá para com as amigas lanchar!
Um chazinho para acompanhar,
Hoje, o nosso Conto saiu da biblioteca, para festejar o São Martinho. As alunas da turma 11ºH do Curso Profissional de Animador Sociocultural, acompanhadas pelas Professoras Paula Queiroga e Francisca Carvalho, deslocaram-se à Escola do 1º ciclo de Barcelinhos para mais um Conto. Fazendo jus à efeméride, contaram a lenda do São Marinho. Houve ainda lugar para um concurso de provérbios e adivinhas. Por fim, e no meio de muita brincadeira, ainda houve tempo para as tão quentinhas e boas castanhas.
A BE está a divulgar, junto dos alunos e professores, o Concurso Nacional de Leitura. A nossa Escola tem tido uma presença activa neste Concurso, o que muito nos apraz por ser sinónimo de mais e melhores leitores.
Os alunos interessados devem inscrever-se na Biblioteca até 17 de Dezembro de 2010.
De acordo com o Regulamento, o concurso decorrerá em 3 fases:
1ª fase ( na Escola) - Data: 12 de Janeiro de 2011
Obras seleccionadas:
A BE emprestará as obras aos participantes.
Apenas 3 alunos de cada nível de ensino passarão à segunda fase do concurso.
2ª fase – Numa biblioteca municipal do distrito (local e data a designar).
3ª fase - Lisboa, em colaboração com a RTP (local e data a designar).
LÊ E PARTICIPA!
Regulamento do concurso disponível em: http://www.planonacionaldeleitura.gov.pt/concursos/
“Chá – Chá – Chá”
Queres dançar comigo
E misturar o teu corpo
Na fragrância do meu chá?
Queres provar minha saliva
E morder a minha língua
Na mistura desta essência?
Vamos fundir nossos corpos
Misturar as nossas almas
No vapor…
Desta bebida milenar.
Anda,
Vamos
Embebedar nossos corpos
Enternecer nossas vidas
Numa dança que se move
Ao som,
De um chá - chá – chá.
Prof.ª Gabriela Beato
Iniciámos o 'Chá de Livros' abordando temáticas variadas. Começámos por fazer referência a uma das actividades já realizadas este ano que teve um impacto significativo na comunidade educativa.
Com base nos trabalhos realizados pelos visitantes da Exposição, foi lido um excerto do livro Diário de Um Killer Sentimental, de Luís Sepúlveda, bem como de alguns textos escritos pelos alunos do 10º J, do Curso Profissional de Técnico Profissional de Turismo Ambiental e Rural, relativos à Exposição Fotográfica “Dois Olhares”.
Dê a sua opinião!
Foi com a Entrega dos Diplomas, no dia 8 de Setembro, aos alunos que finalizaram o Ensino Secundário que demos início a mais um ano lectivo. Desejamos a toda a Comunidade Educativa um óptimo ano lectivo e os maiores sucessos e esperamos poder contar com a colaboração e envolvimento de todos nas actividades da BE.
A todos os alunos que concluíram o seu percurso no Ensino Secundário, deixamos aqui o desejo de um futuro promissor.
O Dia Mundial do Livro é comemorado, desde 1996 e por decisão da UNESCO, a 23 de Abril. Trata-se de uma data simbólica para a literatura, já que, segundo os vários calendários, neste dia faleceram importantes escritores como Cervantes e Shakespeare. A ideia da comemoração teve origem na Catalunha: a 23 de Abril, dia de São Jorge, uma rosa é oferecida a quem comprar um livro. Mais recentemente, a troca de uma rosa por um livro tornou-se uma tradição em vários países do mundo. Em 2010, a DGLB vai articular esta data com o Ano Europeu do Combate à Pobreza e à Exclusão Social. Para tal, concebeu uma campanha intitulada "Um livro faz-me mais rico" , em articulação com as Bibliotecas Municipais. Os cartazes que assinalam as duas efemérides são da autoria do ilustrador José Manuel Saraiva. A Rede Nacional de Bibliotecas Públicas, o Plano Nacional de Leitura, o Gabinete da Rede de Bibliotecas Escolares, a Associação Portuguesa de Editores e Livreiros, o Instituto Franco-Português e o Goethe Institut associaram-se ao cartaz do Dia Mundial do Livro. (DGLB)
«A Semana da Leitura é uma actividade que pretende celebrar o prazer de ler. Assim, a nossa Biblioteca associa-se ao Plano Nacional de Leitura e promove, entre os dias 22 e 26 de Março, várias actividades que se empenham em tornar a leitura um bem plenamente usufruído por crianças e jovens.