25 de novembro de 2009

Chá de Livros. 25 de Novembro



Hoje, o "Chá de Livros" contou com dois textos originais cuja autoria se ficou a dever, respectivamente, à professora Natália e à aluna Clara do 12ºA. Um em língua estrangeira - pois é necessário promover igualmente o francês como língua de cultura! Outro relativo ao dia que hoje se comemora - Dia Internacional pela Eliminação da Violência contra as Mulheres.




Assim, a Biblioteca tenta promover não apenas a leitura, como também a produção escrita original, tentando igualmente lembrar dias importantes , como o que hoje se comemora, nomeadamente por meio da projecção de filmes alusivos ao tema.
Poema


Le rituel du thé



Boire une tasse de thé
En toute sérénité…

Prendre une tasse,
Verser de l’eau
Et savourer
Ce délicieux nectar!

Avec des personnes connues
Le boire en toute tranquillité,
Avec des amies
Le déguster !
Seule…
Se rappeler
De ce délicieux moment
Vécu il y a quelques années.

Boire une tasse de thé
En toute sérénité…
Nat
(Prof. Natália Silva)
Mulher…a mais bela metade do Mundo


Dia 25 de Novembro, dia internacional de combate contra a violência da Mulher.
Medo…Dor…Violência…Morte. O Medo que seduz, a dor que se sente, a violência que destrói, a morte que liberta. No olhar de uma Mulher brilha a esperança, o aconchego, o afecto, mas não a imortalidade.
A violência instalou-se. Diariamente, centenas de mulheres são espancadas em todo o mundo. Vítimas da força, do poder, do ciúme, são vencidas pela fragilidade, e pelo sofrimento. Cicatrizes que fazem o corpo derramar lágrimas de sangue, crueldades verbais que corroem a alma.
Vulneráveis, não denunciam na primeira ameaça. Envolvidas por uma pura ingenuidade, acreditam sempre num novo amanhecer, num dia sem mágoa, sem dor. Pura ilusão! A cada dia que passa o sol resguarda-se no horizonte, e os sonhos, terminam em decepções. A dor regressa, mais violenta… destruidora. Escutam-se silêncios de dor, gritos de mágoa. No amanhã nem paz nem justiça, somente súplicas, lágrimas perdidas, marcas no corpo, reflexos de dor que o tempo jamais apagará.
Que tipo de amor gera a violência? Quem ama não bate!
Sofrimento, desilusão, mágoa…
A violência no íntimo e no corpo da mais bela metade do mundo. Até quando?
Clara Rodrigues Araújo, 12ºA

Conto das Quintas: "A Taça Dourada"

No dia 19 de Novembro, foi a vez do 7º C assistir ao conto das Quintas.

20 de novembro de 2009

Concurso Nacional de Leitura 2009-2010


A BE está a divulgar, junto dos alunos e professores, o Concurso Nacional de Leitura. A nossa Escola tem tido uma presença activa neste Concurso, o que muito nos apraz por ser sinónimo de mais e melhores leitores.

Os alunos interessados devem inscrever-se na Biblioteca até 10 de Dezembro de 2009.
De acordo com o Regulamento, o concurso decorrerá em 3 fases:
1ª fase ( na Escola) - Data: 6 de Janeiro de 2010.
Obras seleccionadas:
Capitães da Areia, de Jorge Amado, para o 3º Ciclo.
Amor de Perdição, de Camilo Castelo Branco, para o Secundário.
A BE emprestará as obras aos participantes.

Apenas 3 alunos passarão à segunda fase do concurso.


2ª fase - Biblioteca Municipal do Distrito (local e data a designar).
3ª fase - Lisboa, em colaboração com a RTP (local e data a designar).
LÊ E PARTICIPA!

17 de novembro de 2009

Chá de Livros no dia de S. Martinho

O Chá de Livros teve, no dia 11, sabor a castanhas e lendas. Foi lida a lenda de S. Martinho e realizada uma actividade lúdica relativa a provérbios alusivos à data com a participação de alunos e professores. Naturalmente que, a acompanhar a leitura, tivemos chá e, neste dia especial, bolos de castanha e estas também, 'boas e quentes', que assim se querem, como dizia o poeta Ary dos Santos.



6 de novembro de 2009

Conto das Quintas "NODDY o Mundo das cores"

De dentro da "Casinha Mágica", que muito encantou os meninos, saiu a história do Noddy. Agradecemos a preciosa colaboração do Prof. João Paulo Vieira de Ed. Visual e dos seus alunos do 9º C que a executaram.

Conto das Quintas "NODDY o Mundo das cores"

Os alunos do Jardim-de-infância do Centro Paroquial de Barcelinhos assistiram ao conto "Noddy O Mundo das Cores" e participaram activamente nas actividades que a Profª Virgínia e a aluna Susana (as 'vozes' da história) propuseram.

Conto das Quintas "NODDY o Mundo das cores"

Jardim-de-infância do Centro Paroquial de Barcelinhos.

Semana Internacional das BE's "Encontro com jovens escritoras"



O Jornal de Barcelos esteve presente neste Encontro e dele deu notícia na sua edição de 2009-11-04



3 de novembro de 2009

2 de novembro de 2009

Semana Internacional das BE's


Encontro com Jovens Escritoras
(da esquerda para a direita: Maria Esteves, Coordenadora da BE, Ana Margarida Cardoso, Ana Andrade e Daniela Cardoso)

Semana Internacional das BE's



Pelos caminhos da escrita - Prof. Aida Lemos

Semana Internacional das BE's


"À conversa com" D.ra Filomena Alves

Semana Internacional das Bibliotecas Escolares


Nos dias 27 e 28 de Outubro, a nossa biblioteca organizou actividades no âmbito das Comemorações do mês das Bibliotecas Escolares.
Assim, no dia 27, os alunos participaram numa sessão de lançamento de um livro, Pelos Caminhos da Escrita, que resultou de um Intercâmbio escolar, realizado no ano anterior, entre turmas da nossa escola e da Escola Secundária de Albufeira. Os contos deste livro foram escritos a várias mãos, de alunos e professoras envolvidas neste projecto. A sessão, dinamizada por uma das professoras responsáveis do projecto, contou com a participação de alunos envolvidos no Intercâmbio e que partilharam com os muitos colegas presentes a experiência do Intercâmbio, em geral, e da escrita dos contos, em particular contos.
Nesse mesmo dia, à tarde, a Dr.ª Filomena Alves, falou sobre bibliotecas e livros, da relação destes e da importância e alegria que é para todos, especialmente para os jovens, poder contar com livros e bibliotecas para os ajudar no crescimento integral.
No dia 28, a Biblioteca foi pequena para acolher tantos jovens que quiseram estar presentes numa conversa com quatro jovens escritoras, Ana Andrade, Ana Margarida Cardoso, Daniela Cardoso e Maria Esteves, que falaram delas e dos livros que editaram, bem como do processo de criação e da importância da leitura, da escola e das bibliotecas na sua formação.
A par destas actividades, esteve patente na BE uma exposição de pintura da autoria da aluna Ângela Silva.
A Biblioteca assume-se, pois, cada vez mais como um local fundamental na escola, contribuindo para ajudar a criar e a desenvolver hábitos de leitura, promovendo e explorando o livro, dinamizando actividades inovadoras e interessantes com livros.

Pensamento do mês - setembro