
27 de março de 2009
Semana da Leitura - Chá de Livros. 25 de Março
Mais um poema original no "Chá de Livros" - este "Chá de bola", oferecido pelo nosso colega de Educação Física, Luís Campos, provando que não há artes inconciliáveis. Obrigada, Luís.
Chá de bola
Chá e bola, bola e chá,
Realmente…
Pouco usual pela bandas de cá.
Mais usual pelas bandas de lá,
é chá e bolo!
Com chá e bolo, alguns Ingleses festejam o golo,
outros preferem a cerveja,
sim cerveja,
não cereja….
Confusão, deve ser de tanta cerveja.
Chá e bola é muito saudável, mas pouco existe por cá.
Por cá, é mais cerveja que chá.
Mas acreditem que bola e chá também é gostoso,
E não só,
Também é muito vantajoso!
Hidrata, alimenta, purifica e escolhes!
Com Chá preto corres aos molhes,
E com o de Cidreira, relaxas.
E então agora, o que é que achas?
De uma coisa eu tenho a certeza,
Por cá,
No mundo da bola falta muito chá…
(Luís Campos)
Chá e bola, bola e chá,
Realmente…
Pouco usual pela bandas de cá.
Mais usual pelas bandas de lá,
é chá e bolo!
Com chá e bolo, alguns Ingleses festejam o golo,
outros preferem a cerveja,
sim cerveja,
não cereja….
Confusão, deve ser de tanta cerveja.
Chá e bola é muito saudável, mas pouco existe por cá.
Por cá, é mais cerveja que chá.
Mas acreditem que bola e chá também é gostoso,
E não só,
Também é muito vantajoso!
Hidrata, alimenta, purifica e escolhes!
Com Chá preto corres aos molhes,
E com o de Cidreira, relaxas.
E então agora, o que é que achas?
De uma coisa eu tenho a certeza,
Por cá,
No mundo da bola falta muito chá…
(Luís Campos)
Artigo in "A Voz do Minho"
Semana da Leitura na Escola Secundária/3 de Barcelinhos
Começou na segunda-feira e termina na próxima sexta a "Semana da Leitura" organizada pela Biblioteca Escolar da Escola Secundária de Barcelinhos, no âmbito do Plano Nacional de Leitura.
Desde segunda-feira que são várias as actividades que têm acontecido na Biblioteca da Escola Secundária de Barcelinhos com o intuito principal de promover a Leitura junto da comunidade educativa, mormente dos alunos.
Na segunda-feira houve oportunidade para ouvir falar da importância da leitura eficaz, tema destacado pelo prof. David Macedo que, neste âmbito, apresentou o Projecto Leitor que acompanha há vários anos.
Para além da Feira do Livro Usado, que decorre ao longo de toda a semana, marcam também presença várias oficinas de leitura e escrita criativa orientadas por professoras da equipa da Biblioteca e por uma convidada, a Drª Vera Magalhães, criadora e administradora do sítio Riscos e Rabiscos (http://www.riscoserabiscos.pt.la/) que reúne actividades e exercícios relacionados com a escrita criativa.
Ler teatro também faz parte desta Semana. Quinta-feira, pelas 20.30, haverá lugar à representação da peça "O Circo Ibérico" levada a cabo pelo Clube de Teatro da ESB e cujo responsável, prof. Álvaro Carvalho, estará hoje na Biblioteca para falar do teatro na escola.
Presentes nesta semana dedicada à leitura estarão também os escritores: Paula Tito, que apresentará o livro Maçãs de Adão, e os poetas barcelenses, Flávio Silva e Ilídio Torre, no dia Ler+ Poesia, na próxima sexta-feira, a quem cabe levar a Poesia à escola e aos alunos.
Aida Lemos
Começou na segunda-feira e termina na próxima sexta a "Semana da Leitura" organizada pela Biblioteca Escolar da Escola Secundária de Barcelinhos, no âmbito do Plano Nacional de Leitura.
Desde segunda-feira que são várias as actividades que têm acontecido na Biblioteca da Escola Secundária de Barcelinhos com o intuito principal de promover a Leitura junto da comunidade educativa, mormente dos alunos.
Na segunda-feira houve oportunidade para ouvir falar da importância da leitura eficaz, tema destacado pelo prof. David Macedo que, neste âmbito, apresentou o Projecto Leitor que acompanha há vários anos.
Para além da Feira do Livro Usado, que decorre ao longo de toda a semana, marcam também presença várias oficinas de leitura e escrita criativa orientadas por professoras da equipa da Biblioteca e por uma convidada, a Drª Vera Magalhães, criadora e administradora do sítio Riscos e Rabiscos (http://www.riscoserabiscos.pt.la/) que reúne actividades e exercícios relacionados com a escrita criativa.
Ler teatro também faz parte desta Semana. Quinta-feira, pelas 20.30, haverá lugar à representação da peça "O Circo Ibérico" levada a cabo pelo Clube de Teatro da ESB e cujo responsável, prof. Álvaro Carvalho, estará hoje na Biblioteca para falar do teatro na escola.
Presentes nesta semana dedicada à leitura estarão também os escritores: Paula Tito, que apresentará o livro Maçãs de Adão, e os poetas barcelenses, Flávio Silva e Ilídio Torre, no dia Ler+ Poesia, na próxima sexta-feira, a quem cabe levar a Poesia à escola e aos alunos.
Aida Lemos
20 de março de 2009
19 de março de 2009
Chá de Livros
18/03/2009
Sou apenas um poema de amor
Vem ao nosso encontro
vem depressa ou devagar mas vem
não deixes de me tocar
de me sorver de me olhar de me mexer...
Como adoro o teu olhar o teu sorriso o teu beber-me!...
Demora-te em mim
como se fizéssemos os dois uma obra de arte
como se respirássemos um no outro
um beijo doce e quente e suave e intenso
Eu sou o chá... tenho de me apresentar:
escolhe o meu aroma
ou vai aos livros aos discos aos jogos...
[a biblioteca da escola é o que está a dar]
Toma conta de nós amor
como se fosses tomar-nos de verdade
como se nos tocasses à séria
[numa orgia cultural]
e nos lesses por dentro os sons e os sorrisos
que nós temos para te dar
Vem ao nosso encontro merecer-nos:
nós somos tantos a clamar por ti!
tu que às vezes teimas não ouvir o nosso clamor
o nosso gemido o nosso calor
[fragmentos... da comunidade escolar]
Vem... aqui tens a graciosidade para te receber
sorriso aberto nos lábios dos olhares...
tão seguros no calor da ternura do compartilhar
e querem fazer um filho à escola toda!
Vem... sou apenas um poema de amor.
(Profº Joaquim Vinhas)
18/03/2009
Sou apenas um poema de amor
Vem ao nosso encontro
vem depressa ou devagar mas vem
não deixes de me tocar
de me sorver de me olhar de me mexer...
Como adoro o teu olhar o teu sorriso o teu beber-me!...
Demora-te em mim
como se fizéssemos os dois uma obra de arte
como se respirássemos um no outro
um beijo doce e quente e suave e intenso
Eu sou o chá... tenho de me apresentar:
escolhe o meu aroma
ou vai aos livros aos discos aos jogos...
[a biblioteca da escola é o que está a dar]
Toma conta de nós amor
como se fosses tomar-nos de verdade
como se nos tocasses à séria
[numa orgia cultural]
e nos lesses por dentro os sons e os sorrisos
que nós temos para te dar
Vem ao nosso encontro merecer-nos:
nós somos tantos a clamar por ti!
tu que às vezes teimas não ouvir o nosso clamor
o nosso gemido o nosso calor
[fragmentos... da comunidade escolar]
Vem... aqui tens a graciosidade para te receber
sorriso aberto nos lábios dos olhares...
tão seguros no calor da ternura do compartilhar
e querem fazer um filho à escola toda!
Vem... sou apenas um poema de amor.
(Profº Joaquim Vinhas)
Chá de Livros 11/03/2009
Chá das cinco A Jorge Amado
Chá de poejo para o teu desejo
chá de alfavaca já que a carne é fraca
chá de poaia e rabo de saia
chá de erva-cidreira se ela for solteira
chá de beldroega se ela foge e nega
chá de panela para as coisas dela
chá de alecrim se ela for ruim
chá de losna se ela late ou rosna
chá de abacate se ela rosna e late
chá de sabugueiro para ser ligeiro
chá de funcho quando houver carunhco
chá de trepadeira para a noite inteira
chá de boldo se ela pedir soldo
chá de confrei se ela for de lei
chá de macela se não for donzela
chá de alho para um acto falho
chá de bico quando houver fuxico
chá de sumiço quando houver enguiço
chá de estrada se ela for casada
chá de marmelo quando houver duelo
chá de douradinha se ela for gordinha
chá de fedegoso pra ficar gostoso
chá de cadeira para a vez primeira
chá de jalapa quando for no tapa
chá de catuaba quando não se acaba
chá de jurema se exigir poema
chá de hortelã e até manhã
chá de erva-doce
e acabou-se
(pelo sim pelo não, chá de barbatimão)
(pelo sim pelo não, chá de barbatimão)
Gilberto Mendonça Teles
4 de março de 2009
Quarta-feira, 04 de Março de 2009
Chá de Livros
Depois de uma pequena interrupção, continuamos com as nossas quartas de chá de Livros com um poema inédito da nossa aluna Paula Campos do 11º J do Curso Técnico de Turismo Ambiental e Rural.
Chá de Livros
04/03/2009
O chá das quartas!
Vem beber-me bem quentinho,
E acompanhado por um bolinho.
Vem sentar-te com o chá na mão,
Deixa teu corpo ficar relaxado.
Irás ouvir o teu coração,
A bater bem descansado.
Traz contigo mais amigos,
Espalha por todos a novidade.
Deixa no livro a tua opinião,
Faz da biblioteca uma diversão.
Às quartas-feiras estou aqui,
Com diferentes aromas para ti.
Paula Campos 11ºJ
Chá de Livros
Depois de uma pequena interrupção, continuamos com as nossas quartas de chá de Livros com um poema inédito da nossa aluna Paula Campos do 11º J do Curso Técnico de Turismo Ambiental e Rural.
Chá de Livros
04/03/2009
O chá das quartas!
Vem beber-me bem quentinho,
E acompanhado por um bolinho.
Vem sentar-te com o chá na mão,
Deixa teu corpo ficar relaxado.
Irás ouvir o teu coração,
A bater bem descansado.
Traz contigo mais amigos,
Espalha por todos a novidade.
Deixa no livro a tua opinião,
Faz da biblioteca uma diversão.
Às quartas-feiras estou aqui,
Com diferentes aromas para ti.
Paula Campos 11ºJ
Sarau Cultural BE/ CLP - 27.Fev. 2009
Na passada sexta-feira, dia 27 de Fevereiro, teve lugar na Escola Secundária/3 de Barcelinhos um Sarau Cultural organizado pela Biblioteca Escolar e pelo Clube da Língua Portuguesa daquela escola. Como afirmaram as organizadoras deste evento, o objectivo principal foi o de unir a comunidade educativa em redor de diferentes manifestações culturais, propostas e realizadas por alunos, docentes e funcionários da Escola, envolvendo igualmente pais e encarregados de educação.
O objectivo parece ter sido alcançado com êxito, dado o elevado número de participantes e de público que assistiu e apreciou os poemas, as danças e as canções que passaram pelo palco do Auditório da Escola e com a actuação do grupo de fados de Coimbra, "Pardalitos do Mondego", com que o Sarau foi encerrado.
Este evento contou também com a presença do jornalista e poeta Alberto Serra, que brindou os presentes com um poema inédito a propósito da ocasião e a quem coube a apresentação dos "Pardalitos do Mondego", grupo que interpreta, de um modo genérico, a Canção de Coimbra, desde a forma mais tradicional - o fado -, até às forma mais recentes - a balada e a trova. Antes da actuação deste grupo, coube à "prata da casa" mostrar os dotes artísticos na declamação de poesia, na dramatização, na dança e no canto. Na voz da aluna Ana Neco ouviram-se duas canções, uma delas original, nos passos de dança brilharam o Raúl e a Rita, mais um grupo de alunas do 10ºC, houve momentos serenos de poesia na voz de professores, alunos e funcionários, acompanhados à viola por dois alunos, momentos de pura "manifestação" como os oferecidos pelos alunos do 12ºF que gritaram bem alto o "Basta! Pum! basta! de Almada Negreiros e a presença do grande poeta Pessoa entrevistado e revisitado pelos alunos do 12ºE. Houve ainda lugar para a homenagem, numa intervenção sentida do presidente do Conselho Executivo, aos professores Cerqueira e Encarnação que se aposentaram.
Juntos, alunos, professores, funcionários, pais e encarregados de educação, não quiseram perder este espectáculo que, pela sua diversidade e qualidade, agradou a todos. Dança, poesia, música e cor preencheram o serão de cerca de 200 pessoas que no final não poderiam estar mais satisfeitas com o espectáculo que havia sido proporcionado.
O objectivo parece ter sido alcançado com êxito, dado o elevado número de participantes e de público que assistiu e apreciou os poemas, as danças e as canções que passaram pelo palco do Auditório da Escola e com a actuação do grupo de fados de Coimbra, "Pardalitos do Mondego", com que o Sarau foi encerrado.
Este evento contou também com a presença do jornalista e poeta Alberto Serra, que brindou os presentes com um poema inédito a propósito da ocasião e a quem coube a apresentação dos "Pardalitos do Mondego", grupo que interpreta, de um modo genérico, a Canção de Coimbra, desde a forma mais tradicional - o fado -, até às forma mais recentes - a balada e a trova. Antes da actuação deste grupo, coube à "prata da casa" mostrar os dotes artísticos na declamação de poesia, na dramatização, na dança e no canto. Na voz da aluna Ana Neco ouviram-se duas canções, uma delas original, nos passos de dança brilharam o Raúl e a Rita, mais um grupo de alunas do 10ºC, houve momentos serenos de poesia na voz de professores, alunos e funcionários, acompanhados à viola por dois alunos, momentos de pura "manifestação" como os oferecidos pelos alunos do 12ºF que gritaram bem alto o "Basta! Pum! basta! de Almada Negreiros e a presença do grande poeta Pessoa entrevistado e revisitado pelos alunos do 12ºE. Houve ainda lugar para a homenagem, numa intervenção sentida do presidente do Conselho Executivo, aos professores Cerqueira e Encarnação que se aposentaram.
Juntos, alunos, professores, funcionários, pais e encarregados de educação, não quiseram perder este espectáculo que, pela sua diversidade e qualidade, agradou a todos. Dança, poesia, música e cor preencheram o serão de cerca de 200 pessoas que no final não poderiam estar mais satisfeitas com o espectáculo que havia sido proporcionado.
Subscrever:
Mensagens (Atom)

