28 de dezembro de 2009
Mensagem de Natal
A equipa da Biblioteca deseja a todos os leitores e seguidores do blogue, um Santo Natal e um Próspero Ano Novo, cheio de Boas Leituras.
18 de dezembro de 2009
Feira do Livro
Terminou ontem a Feira do Livro na nossa Biblioteca. Foram muitos os visitantes que por aqui passaram e compraram, espreitaram ou apreciaram livros. O balanço é, por conseguinte, positivo. Aproximar os alunos dos livros e da leitura é um propósito que todos os dias perseguimos.


17 de dezembro de 2009
Encontro com a poetisa Filipa Leal
16 de dezembro de 2009
14 de dezembro de 2009
Encontro com o escritor José Luís Peixoto
Na quinta-feira, dia 10, José Luís Peixoto esteve na nossa biblioteca num encontro em que falou do seu percurso como escritor e dos seus livros para os muitos alunos que estiveram presentes.
Falou do seu primeiro livro, Morreste-me, e de como os sentimentos são imprescindíveis na escrita e na vida, falou do percurso do seu primeiro romance, Nenhum Olhar, do prémio Saramago que este recebeu em 2001, bem como dos outros, de poesia, de contos e teatro, para além da sua ligação à música, designadamente com os Moonspell, relação presente em Antídoto.
No final, houve tempo ainda para uma sessão de autógrafos, que o escritor faz questão de personalizar, e de mais umas quantas palavras trocadas de livros na mão.
10 de dezembro de 2009
Chá de Livros - 2009-09-12
Soando-me a separação a última batida da minha porta.
Virei-lhe as costas atordoada pelo desprazer mecânico de um repetido subir de escadas a que não podia fugir…
Sem futuro, de regaço vazio, entre mantos de dúvidas, velas gastas e restos de uvas passas, tentei desmontar passados…
Era chegado o Ano Novo, imposto por calendários de tempo medidos por sei lá quem!
Mas havia que fazer-lhe as honras com planos de vida, formulações de desejos…
Desajeitada entre essas imposições cruéis, senti-me incapaz de montar futuros pois vivia para anestesiar a palavra tempo…
E só então comemorei.
Mas comemorei sozinha essa minha incapacidade sentida.
Acendendo de novo as velas gastas e saboreando como nunca o doce das últimas uvas passas.
Prof. Maria Eduarda Vieira
Janeiro de 1998
Virei-lhe as costas atordoada pelo desprazer mecânico de um repetido subir de escadas a que não podia fugir…
Sem futuro, de regaço vazio, entre mantos de dúvidas, velas gastas e restos de uvas passas, tentei desmontar passados…
Era chegado o Ano Novo, imposto por calendários de tempo medidos por sei lá quem!
Mas havia que fazer-lhe as honras com planos de vida, formulações de desejos…
Desajeitada entre essas imposições cruéis, senti-me incapaz de montar futuros pois vivia para anestesiar a palavra tempo…
E só então comemorei.
Mas comemorei sozinha essa minha incapacidade sentida.
Acendendo de novo as velas gastas e saboreando como nunca o doce das últimas uvas passas.
Prof. Maria Eduarda Vieira
Janeiro de 1998
7 de dezembro de 2009
Feira do Livro: 10 a 17 de Dezembro

De 10 a 17 de Dezembro, irá decorrer na nossa Biblioteca a Feira do Livro.
Das várias actividades ao longo da Feira, destacamos a presença do escritor José Luís Peixoto, na sessão de abertura, dia 10, pelas 15h.
«A leitura de um bom livro é um diálogo incessante: o livro fala e a alma responde.» ( André Maurois)
Pensamento do Mês de Dezembro
«Eu sempre pensei em Natal como um tempo bom; um bem, perdão, generosidade,
época agradável; uma época em que os homens e mulheres parecem abrir
os corações espontaneamente, e assim eu digo, Deus abençoe o Natal!»
(Charles Dickens).
(Charles Dickens).
25 de novembro de 2009
Chá de Livros. 25 de Novembro


Hoje, o "Chá de Livros" contou com dois textos originais cuja autoria se ficou a dever, respectivamente, à professora Natália e à aluna Clara do 12ºA. Um em língua estrangeira - pois é necessário promover igualmente o francês como língua de cultura! Outro relativo ao dia que hoje se comemora - Dia Internacional pela Eliminação da Violência contra as Mulheres.
Assim, a Biblioteca tenta promover não apenas a leitura, como também a produção escrita original, tentando igualmente lembrar dias importantes , como o que hoje se comemora, nomeadamente por meio da projecção de filmes alusivos ao tema. Poema
Le rituel du thé
Boire une tasse de thé
En toute sérénité…
Prendre une tasse,
Verser de l’eau
Et savourer
Ce délicieux nectar!
Avec des personnes connues
Le boire en toute tranquillité,
Avec des amies
Le déguster !
Seule…
Se rappeler
De ce délicieux moment
Vécu il y a quelques années.
Boire une tasse de thé
En toute sérénité…
Nat
(Prof. Natália Silva)
Mulher…a mais bela metade do Mundo
Dia 25 de Novembro, dia internacional de combate contra a violência da Mulher.
Medo…Dor…Violência…Morte. O Medo que seduz, a dor que se sente, a violência que destrói, a morte que liberta. No olhar de uma Mulher brilha a esperança, o aconchego, o afecto, mas não a imortalidade.
A violência instalou-se. Diariamente, centenas de mulheres são espancadas em todo o mundo. Vítimas da força, do poder, do ciúme, são vencidas pela fragilidade, e pelo sofrimento. Cicatrizes que fazem o corpo derramar lágrimas de sangue, crueldades verbais que corroem a alma.
Vulneráveis, não denunciam na primeira ameaça. Envolvidas por uma pura ingenuidade, acreditam sempre num novo amanhecer, num dia sem mágoa, sem dor. Pura ilusão! A cada dia que passa o sol resguarda-se no horizonte, e os sonhos, terminam em decepções. A dor regressa, mais violenta… destruidora. Escutam-se silêncios de dor, gritos de mágoa. No amanhã nem paz nem justiça, somente súplicas, lágrimas perdidas, marcas no corpo, reflexos de dor que o tempo jamais apagará.
Que tipo de amor gera a violência? Quem ama não bate!
Sofrimento, desilusão, mágoa…
A violência no íntimo e no corpo da mais bela metade do mundo. Até quando?
Clara Rodrigues Araújo, 12ºA
Medo…Dor…Violência…Morte. O Medo que seduz, a dor que se sente, a violência que destrói, a morte que liberta. No olhar de uma Mulher brilha a esperança, o aconchego, o afecto, mas não a imortalidade.
A violência instalou-se. Diariamente, centenas de mulheres são espancadas em todo o mundo. Vítimas da força, do poder, do ciúme, são vencidas pela fragilidade, e pelo sofrimento. Cicatrizes que fazem o corpo derramar lágrimas de sangue, crueldades verbais que corroem a alma.
Vulneráveis, não denunciam na primeira ameaça. Envolvidas por uma pura ingenuidade, acreditam sempre num novo amanhecer, num dia sem mágoa, sem dor. Pura ilusão! A cada dia que passa o sol resguarda-se no horizonte, e os sonhos, terminam em decepções. A dor regressa, mais violenta… destruidora. Escutam-se silêncios de dor, gritos de mágoa. No amanhã nem paz nem justiça, somente súplicas, lágrimas perdidas, marcas no corpo, reflexos de dor que o tempo jamais apagará.
Que tipo de amor gera a violência? Quem ama não bate!
Sofrimento, desilusão, mágoa…
A violência no íntimo e no corpo da mais bela metade do mundo. Até quando?
Clara Rodrigues Araújo, 12ºA
20 de novembro de 2009
Concurso Nacional de Leitura 2009-2010

A BE está a divulgar, junto dos alunos e professores, o Concurso Nacional de Leitura. A nossa Escola tem tido uma presença activa neste Concurso, o que muito nos apraz por ser sinónimo de mais e melhores leitores.
Os alunos interessados devem inscrever-se na Biblioteca até 10 de Dezembro de 2009.
De acordo com o Regulamento, o concurso decorrerá em 3 fases:
1ª fase ( na Escola) - Data: 6 de Janeiro de 2010.
Obras seleccionadas:
Capitães da Areia, de Jorge Amado, para o 3º Ciclo.
Amor de Perdição, de Camilo Castelo Branco, para o Secundário.
Amor de Perdição, de Camilo Castelo Branco, para o Secundário.
A BE emprestará as obras aos participantes.
Apenas 3 alunos passarão à segunda fase do concurso.
Apenas 3 alunos passarão à segunda fase do concurso.
2ª fase - Biblioteca Municipal do Distrito (local e data a designar).
3ª fase - Lisboa, em colaboração com a RTP (local e data a designar).
LÊ E PARTICIPA!
17 de novembro de 2009
Chá de Livros no dia de S. Martinho
O Chá de Livros teve, no dia 11, sabor a castanhas e lendas. Foi lida a lenda de S. Martinho e realizada uma actividade lúdica relativa a provérbios alusivos à data com a participação de alunos e professores. Naturalmente que, a acompanhar a leitura, tivemos chá e, neste dia especial, bolos de castanha e estas também, 'boas e quentes', que assim se querem, como dizia o poeta Ary dos Santos.

6 de novembro de 2009
3 de novembro de 2009
2 de novembro de 2009
Semana Internacional das BE's
Semana Internacional das Bibliotecas Escolares
Nos dias 27 e 28 de Outubro, a nossa biblioteca organizou actividades no âmbito das Comemorações do mês das Bibliotecas Escolares.
Assim, no dia 27, os alunos participaram numa sessão de lançamento de um livro, Pelos Caminhos da Escrita, que resultou de um Intercâmbio escolar, realizado no ano anterior, entre turmas da nossa escola e da Escola Secundária de Albufeira. Os contos deste livro foram escritos a várias mãos, de alunos e professoras envolvidas neste projecto. A sessão, dinamizada por uma das professoras responsáveis do projecto, contou com a participação de alunos envolvidos no Intercâmbio e que partilharam com os muitos colegas presentes a experiência do Intercâmbio, em geral, e da escrita dos contos, em particular contos.
Nesse mesmo dia, à tarde, a Dr.ª Filomena Alves, falou sobre bibliotecas e livros, da relação destes e da importância e alegria que é para todos, especialmente para os jovens, poder contar com livros e bibliotecas para os ajudar no crescimento integral.
No dia 28, a Biblioteca foi pequena para acolher tantos jovens que quiseram estar presentes numa conversa com quatro jovens escritoras, Ana Andrade, Ana Margarida Cardoso, Daniela Cardoso e Maria Esteves, que falaram delas e dos livros que editaram, bem como do processo de criação e da importância da leitura, da escola e das bibliotecas na sua formação.
A par destas actividades, esteve patente na BE uma exposição de pintura da autoria da aluna Ângela Silva.
A Biblioteca assume-se, pois, cada vez mais como um local fundamental na escola, contribuindo para ajudar a criar e a desenvolver hábitos de leitura, promovendo e explorando o livro, dinamizando actividades inovadoras e interessantes com livros.
Assim, no dia 27, os alunos participaram numa sessão de lançamento de um livro, Pelos Caminhos da Escrita, que resultou de um Intercâmbio escolar, realizado no ano anterior, entre turmas da nossa escola e da Escola Secundária de Albufeira. Os contos deste livro foram escritos a várias mãos, de alunos e professoras envolvidas neste projecto. A sessão, dinamizada por uma das professoras responsáveis do projecto, contou com a participação de alunos envolvidos no Intercâmbio e que partilharam com os muitos colegas presentes a experiência do Intercâmbio, em geral, e da escrita dos contos, em particular contos.
Nesse mesmo dia, à tarde, a Dr.ª Filomena Alves, falou sobre bibliotecas e livros, da relação destes e da importância e alegria que é para todos, especialmente para os jovens, poder contar com livros e bibliotecas para os ajudar no crescimento integral.
No dia 28, a Biblioteca foi pequena para acolher tantos jovens que quiseram estar presentes numa conversa com quatro jovens escritoras, Ana Andrade, Ana Margarida Cardoso, Daniela Cardoso e Maria Esteves, que falaram delas e dos livros que editaram, bem como do processo de criação e da importância da leitura, da escola e das bibliotecas na sua formação.
A par destas actividades, esteve patente na BE uma exposição de pintura da autoria da aluna Ângela Silva.
A Biblioteca assume-se, pois, cada vez mais como um local fundamental na escola, contribuindo para ajudar a criar e a desenvolver hábitos de leitura, promovendo e explorando o livro, dinamizando actividades inovadoras e interessantes com livros.
19 de outubro de 2009
Comemorações do Mês Internacional das Bibliotecas Escolares
A Biblioteca está intimamente ligada à leitura que, em contexto escolar, profissional ou de lazer, tem um lugar privilegiado na promoção do desenvolvimento cultural, científico, comunicacional e social da sociedade e dos indivíduos. Assim, nunca será demasiado incentivar os jovens para a leitura.
A escola deve ajudar a criar e a desenvolver hábitos de leitura, promovendo e explorando o livro, dinamizando actividades inovadoras e interessantes com livros. A Biblioteca escolar assume, neste âmbito, uma função primordial.
A escola deve ajudar a criar e a desenvolver hábitos de leitura, promovendo e explorando o livro, dinamizando actividades inovadoras e interessantes com livros. A Biblioteca escolar assume, neste âmbito, uma função primordial.
A nossa biblioteca tem tentado atingir estes objectivos organizando diversas actividades. A comemoração do mês das Bibliotecas é mais uma que pretende contribuir para a consecução da grande finalidade que é implicar cognitiva e emocionalmente os alunos com o livro.
Apresentamos, por conseguinte, um programa de comemorações que dá lugar e voz aos mais experientes, mas também aos mais jovens na sua relação com os livros.
PROGRAMA
De 26 a 31 de Outubro
Exposição de Pintura (Ângela Silva)
27 de Outubro
10.00h: Apresentação do Livro, Pelos Caminhos da
Escrita — Projecto da Escrita Criativa
14.30h: “À conversa com…” Drª Filomena Alves
28 de Outubro
10.00h: “Chá de Livros”
14.30h: Encontro com jovens escritoras:
Ana Andrade; Ana Margarida Cardoso,
Maria Esteves e Daniela Cardoso
Chá de Livros
Chá de Livros
2009-10-14
Rosa chá Azul Anil
Chá de Livros
2009-10-14
Rosa chá Azul Anil
Alma rosa chá. Vestida de rosa chá. Na casa rosa areia.
Leva enquanto passeia um oceano de espantos nas mãos:
Cinzas de rosas no ar do quarto do avô morto.
Mistério ácido na boca
2009-10-14
Rosa chá Azul Anil
Chá de Livros
2009-10-14
Rosa chá Azul Anil
Alma rosa chá. Vestida de rosa chá. Na casa rosa areia.
Leva enquanto passeia um oceano de espantos nas mãos:
Cinzas de rosas no ar do quarto do avô morto.
Mistério ácido na boca
sabor do fruto vítreo
de figueira desconhecida.
Açúcar cristal brilha
Açúcar cristal brilha
mínimas estrelas nas mãos.
Céu rosáceo de Dali desce ao chão
Céu rosáceo de Dali desce ao chão
e incendei ao futuro lilás:
rosa chá azul anil
Linhas do destino emaranhadas
rosa chá azul anil
Linhas do destino emaranhadas
já no ventre de nossas mães.
E apenas agora o homem sagrado
E apenas agora o homem sagrado
envolto em acordes de estrelas no cio.
meu azul demorado!
Barbara Lia
meu azul demorado!
Barbara Lia
Pensamento do Mês de Outubro
“A educação sozinha não transforma a sociedade.
Sem ela tão-pouco a sociedade muda.”
(Paulo Freire)
Sem ela tão-pouco a sociedade muda.”
(Paulo Freire)
30 de setembro de 2009
Algumas Actividades planeadas para 2009/2010
Chá de livros BE/ CLP
O conto das Quintas
Encontro com escritores
Semana da Leitura - Feira do Livro
Sarau Cultural BE/ CLP
Dia Internacional das Bibliotecas Escolares (Dia mundial das Bibliotecas)
Concurso Nacional da Leitura - PNL
Dia Internacional da Língua Materna BE/ CLP
Dia mundial da Poesia
Dia do Livro Português
Dia Mundial do Teatro
Dia Mundial do Livro e dos Direitos de Autor
Aniversário da BE
Dia Mundial da Criança
Comemorações do Centenário da República
O conto das Quintas
Encontro com escritores
Semana da Leitura - Feira do Livro
Sarau Cultural BE/ CLP
Dia Internacional das Bibliotecas Escolares (Dia mundial das Bibliotecas)
Concurso Nacional da Leitura - PNL
Dia Internacional da Língua Materna BE/ CLP
Dia mundial da Poesia
Dia do Livro Português
Dia Mundial do Teatro
Dia Mundial do Livro e dos Direitos de Autor
Aniversário da BE
Dia Mundial da Criança
Comemorações do Centenário da República
18 de setembro de 2009
Pensamento do mês de Setembro
“A Educação é a arma mais poderosa que podemos usar
para mudar o mundo”.
(Nelson Mandela)
para mudar o mundo”.
(Nelson Mandela)
Actividade "Leitor do Mês"
Regulamento
OBJECTIVOS: Fomentar hábitos de leitura.
DESTINATÁRIOS: Todos os alunos.
MODALIDADE: requisita livros e manifesta a tua opinião.
(ficha de leitura)
SELECÇÃO: Serás seleccionado(a) o “LEITOR DO MÊS” se fores o leitor que mais livros leu.
PRÉMIO: Oferta de um livro + diploma “LEITOR DO MÊS”.
DESTINATÁRIOS: Todos os alunos.
MODALIDADE: requisita livros e manifesta a tua opinião.
(ficha de leitura)
SELECÇÃO: Serás seleccionado(a) o “LEITOR DO MÊS” se fores o leitor que mais livros leu.
PRÉMIO: Oferta de um livro + diploma “LEITOR DO MÊS”.
INFORMA-TE NA BIBLIOTECA
Mensagem de Boas Vindas para o ano lectivo 2009-2010
De volta às actividades lectivas, a Equipa da Biblioteca saúda toda a Comunidade Educativa e reafirma o seu empenho no desenvolvimento das actividades da BE que contribuam para uma Escola melhor e um espaço comunitário cada vez mais agradável e valorizado por todos.
Deixando votos de um bom ano escolar, contamos com a participação de todos na vida da nossa Biblioteca.
9 de junho de 2009
"Leitor do Mês" e "Leitor do Ano": vencedores

Leitor do Mês:
Setembro: Andreia Barbosa, nº10, 9º B
Outubro: Madalena Faria, nº 13, 12º A
Novembro: Catarina Costa, nº 9, 7º A
Dezembro: Olívia Freitas, nº 20, 9º B
Janeiro: Cláudia Costa, nº 12, 9º C
Fevereiro: Luís F. Alves Pereira, nº 16, 8º A
Março: Ana Machado, nº 6, 9º C,
Abril: Ana Costa, nº 28, 10º D,
Maio: Letícia Ferreira, nº 9, 11º E
Outubro: Madalena Faria, nº 13, 12º A
Novembro: Catarina Costa, nº 9, 7º A
Dezembro: Olívia Freitas, nº 20, 9º B
Janeiro: Cláudia Costa, nº 12, 9º C
Fevereiro: Luís F. Alves Pereira, nº 16, 8º A
Março: Ana Machado, nº 6, 9º C,
Abril: Ana Costa, nº 28, 10º D,
Maio: Letícia Ferreira, nº 9, 11º E
Leitor do Ano:
Madalena Faria, nº 13, 12º A
5 de junho de 2009
2º lugar da nossa aluna Ana Andrade no Concurso Nacional de Leitura
Barcelinhos esteve, uma vez mais, na Final do Concurso Nacional de Leitura. A aluna Ana Andrade (10º A) da escola Secundária/3 de Barcelinhos repetiu o feito do ano transacto e ficou apurada para a Final do ensino secundário, tendo alcançado um notável segundo lugar.
De um total de 25 mil participantes a nível nacional, que concorreram nas escolas à primeira fase do Concurso, chegaram à Final 72 concorrentes do terceiro ciclo e do secundário, depois de terem ultrapassado a segunda fase a nível distrital e, destes, apenas 12 venceram as provas da Semifinal, dos quais 6, com as melhores pontuações, prestaram provas numa Finalíssima.
Este ano, ao contrário das edições anteriores, o Concurso teve regras mais adequadas aos propósitos do Plano Nacional de Leitura. Na verdade, os alunos tiveram de passar por provas de compreensão, leitura expressão e argumentação relativas a três obras: Tia Suzana, meu Amor de António Alçada Baptista; O Monte dos Vendavais de Emily Brontë e A Gaivota de Anton Tchekov.
Ana Andrade fez uma prova brilhante e foi, apesar do cansaço provocado por vários afazeres académicos e pelas longas horas de duração de gravação do Concurso, vencendo prova a prova, demonstrando que o empenho, o trabalho e o talento são elementos de uma tríade que leva ao sucesso.
O Concurso Nacional de Leitura, que vai já na sua terceira edição, enquadra-se no PNL (Plano Nacional de Leitura) do Ministério da Cultura e Ministério da Educação e conta com a colaboração da DGLB (Direcção Geral do Livro e das Bibliotecas), da RBE (Rede de Bibliotecas Escolares) e da RTP. A Final será transmitida na RTP1 no próximo sábado.
De um total de 25 mil participantes a nível nacional, que concorreram nas escolas à primeira fase do Concurso, chegaram à Final 72 concorrentes do terceiro ciclo e do secundário, depois de terem ultrapassado a segunda fase a nível distrital e, destes, apenas 12 venceram as provas da Semifinal, dos quais 6, com as melhores pontuações, prestaram provas numa Finalíssima.
Este ano, ao contrário das edições anteriores, o Concurso teve regras mais adequadas aos propósitos do Plano Nacional de Leitura. Na verdade, os alunos tiveram de passar por provas de compreensão, leitura expressão e argumentação relativas a três obras: Tia Suzana, meu Amor de António Alçada Baptista; O Monte dos Vendavais de Emily Brontë e A Gaivota de Anton Tchekov.
Ana Andrade fez uma prova brilhante e foi, apesar do cansaço provocado por vários afazeres académicos e pelas longas horas de duração de gravação do Concurso, vencendo prova a prova, demonstrando que o empenho, o trabalho e o talento são elementos de uma tríade que leva ao sucesso.
O Concurso Nacional de Leitura, que vai já na sua terceira edição, enquadra-se no PNL (Plano Nacional de Leitura) do Ministério da Cultura e Ministério da Educação e conta com a colaboração da DGLB (Direcção Geral do Livro e das Bibliotecas), da RBE (Rede de Bibliotecas Escolares) e da RTP. A Final será transmitida na RTP1 no próximo sábado.
3 de junho de 2009
Pensamento do Mês de Junho
A forma como olhamos o “Mundo” é que faz a diferença da nossa concepção de felicidade.
(Anónimo)
(Anónimo)
11 de maio de 2009
Chá de Livros
05/05/2009
“Um dia vou comer-te em colherinhas de chá como quem saboreia o silêncio entre duas notas de música”.
“Se preferes eu desço ao paraíso das pequenas essências.
Serve-me um chá de ervas num velho bule.
Dá-me um guardanapo brunido e três biscoitos no timbre do sol.
Guarda as tâmaras que te ofereci no dia em que fomos um corpo só nos píncaros da labareda”.
Alberto Serra In O Aparo do Demónio
5 de maio de 2009
Pensamento do Mês de Maio
“No Egipto, as bibliotecas eram chamadas ''Tesouro dos remédios da alma”. De facto é nelas que se cura a ignorância, a mais perigosa das enfermidades e a origem de todas as outras”.
(Jacques Bossuet)
29 de abril de 2009
5º Aniversário da Biblioteca
Para comemorar o nosso 5º aniversário, nada melhor do que falar de literatura. Assim, foi nosso convidado José Pedro Lima-Reis que falou do seu percurso e dos seus livros numa biblioteca cheia de alunos, professores e convidados. Antes foram relembrados aspectos destes anos, actividades já efectuadas e objectivos já cumpridos, outros que queremos alcançar para fazer da nossa biblioteca um espaço privilegiado do exercício de leitura, lúdica e académica, um espaço no qual se facilite o estabelecimento de uma relação de proximidade com os livros, onde os alunos possam aprofundar a sua capacidade de interpretação individual, trocar ideias com colegas e professores, bem assim como desenvolver o seu sentido crítico e estético, participando nas actividades programadas e propondo e realizando actividades próprias.

22 de abril de 2009
Chá de Livros - Chá d'Abril
22/04/2009
Chá d'Abril
Ah tragam-me um chá
Um chá urgente de menta
Ou pimenta preta
Ou cidreira ou tília
Um chá de sabor a terra
De eucalipto ou oliveira
Numa chávena de Abril.
Ah, tragam-me um chá
Com aroma a cravo
Também pode ser
Um chá em clave de Sol
Ou em mi(m) maior
Ah tragam-me um chá
De todas as maneiras
Com aroma verde
Em vaso de esperança
Também pode ser
Tenho sede
Ah tragam-me um chá
De aroma de maçã
Que o chá aquece
A alma que fenece
No frio deste Abril
Em que um cravo canta
Esganado na garganta.
(Isabel Fidalgo)
20 de abril de 2009
Pensamento do Mês de Abril
“ Não há excesso de liberdade se aqueles que são livres são responsáveis. O problema é liberdade sem responsabilidade”.
(Milton Friedman)
19 de abril de 2009
Escola de Barcelinhos novamente na Final do Concurso Nacional de Leitura
A nossa escola está, uma vez mais, representada na Final do Concurso Nacional de Leitura. No ano passado foram três as alunas que a representaram. Este ano a aluna Ana Andrade (10º A) repetiu o feito do ano transacto e ficou apurada para a Final do ensino secundário.
O Concurso Nacional de Leitura, que vai já na sua terceira edição, enquadra-se no PNL (Plano Nacional de Leitura) do Ministério da Cultura e Ministério da Educação e conta com a colaboração da DGLB (Direcção Geral do Livro e das Bibliotecas), da RBE (Rede de Bibliotecas Escolares) e da RTP. O concurso é dirigido a todas as escolas do 3º Ciclo e do Ensino Secundário e tem como objectivo, tal como os do PNL na sua generalidade, promover e incentivar a leitura, neste caso focando-se particularmente nas escolas. Divide-se em três fases: as eliminatórias a nível escolar, as finais distritais e a Final Nacional.
É inquestionável a importância da leitura na formação dos nossos alunos, pelo que se configura de capital importância envolver os alunos em actividades que, como este Concurso, os levem a desenvolver as competências necessárias para fazer da leitura um hábito, conduzindo-os igualmente ao conhecimento do mundo, dos outros e de si mesmos.
(Aida Lemos, professora responsável pelo PNL na ESB)
O Concurso Nacional de Leitura, que vai já na sua terceira edição, enquadra-se no PNL (Plano Nacional de Leitura) do Ministério da Cultura e Ministério da Educação e conta com a colaboração da DGLB (Direcção Geral do Livro e das Bibliotecas), da RBE (Rede de Bibliotecas Escolares) e da RTP. O concurso é dirigido a todas as escolas do 3º Ciclo e do Ensino Secundário e tem como objectivo, tal como os do PNL na sua generalidade, promover e incentivar a leitura, neste caso focando-se particularmente nas escolas. Divide-se em três fases: as eliminatórias a nível escolar, as finais distritais e a Final Nacional.
É inquestionável a importância da leitura na formação dos nossos alunos, pelo que se configura de capital importância envolver os alunos em actividades que, como este Concurso, os levem a desenvolver as competências necessárias para fazer da leitura um hábito, conduzindo-os igualmente ao conhecimento do mundo, dos outros e de si mesmos.
(Aida Lemos, professora responsável pelo PNL na ESB)
17 de abril de 2009
Jacinto Lucas Pires na nossa Biblioteca
Jacinto Lucas Pires esteve hoje na nossa Biblioteca, no âmbito das comemorações do Dia Mundial do Livro e integrado nas actividades promovidas pela Biblioteca Municipal de Barcelos. Com a presença do Drº Victor Pinho e a Drª Ana Paula da BM, o escritor, que, nas suas palavras, já não se sente tão desconfortável com este "termo excessivo", conversou com os muitos alunos da Escola que acorreram à BE sobre a sua obra, diversificada que cobre áreas como a ficção em narrativa, a dramaturgia, a escrita para cinema e para música. 


Subscrever:
Mensagens (Atom)







