17 de dezembro de 2008

Feira do Livro - Artigo na "Voz do Minho"

Desde segunda-feira, dia 15, que pode visitar a Feira do Livro na Biblioteca da Escola Secundária de Barcelinhos.
Além de muitos títulos, desde romances a livros didácticos, livros técnicos a obras de literatura infanto-juvenil, da livraria "Ler é Saber", que lá pode encontrar, a Biblioteca oferece também um programa diverso de actividades.
Na segunda-feira, coube à jovem escritora e aluna da Escola, Ana Andrade, abrir a Feira com a apresentação do seu livro Pelas tuas mãos. À tarde ouviu-se falar inglês pela boca dos alunos do 11º ano do curso profissional de Turismo, que nessa língua leram um conto de Natal para os visitantes da Feira. À noite, a Feira também abriu para os alunos dos cursos EFA, os quais assistiram ainda à peça "Falar a verdade a mentir" pelo grupo de teatro TPC.
Ontem, dia 16, foi a vez da escritora Matilde Luíz marcar presença na Feira, que contou com a visita dos alunos da escola B/1 de Barcelinhos, alunos para quem a escritora barcelense falou do seu livro As histórias da Tia Matilde; esta actividade teve a participação de alunos do 12º ano do curso de animação sociocultural. À tarde, os alunos Ana Catarina Costa e Nelson Miranda, do 12º ano, deram voz a contos de Natal, desta feita para alunos um pouco mais velhos. No princípio da tarde, os alunos do pré-escolar também foram visitar a Feira e ouvir um conto que a Susana Araújo, do 11ºano, lhes leu. Os pais destes visitantes também estiveram na Feira do Livro.
Hoje estará na Feira a poetisa Ana Salomé que, de manhã, apresentará o seu novo livro, Odes, e, à tarde, dinamizará uma Oficina de poesia.
Nesta época tão dada a ofertas, tem aqui uma sugestão: um livro é um presente eterno.

12 de dezembro de 2008

Chá de Livros 6

6º Chá de Livros
2008-12-10

Chá ou café?
Chá. Chá preto, chá verde,
chá mate, chá de lírio, chá de cogumelo....
para reunir os amigos, para conversar,
para viajar...
Histórias mais filosóficas, mais sensoriais, mais espirituais, mais... .
Café. Café curto, café longo, café com um pouquinho de leite.
Pra acordar, pra deixar ligado, pra tomar rapidinho no balcão.
Histórias do dia a dia, teorias de dois segundos, pirações mais terrenas...

26 de novembro de 2008

Chá de Livros

Quarta 5
26-11-08
Chá com Livros

Ao virar cada página de um livro,
Saboreio o delicioso sabor de um chá
E em cada um dos gostos não distingo
O prazer maior que cada um me dá

As páginas, essas passam uma a uma sem cessar
Levando o pensamento para lugares sem fim.
E em cada um dos tragos quentes e doce paladar
Aprecio e saboreio com gosto, ervas de campo ou jardim.

E estas milagrosas folham que a terra nos foi deixando,
São uma herança que já vem de longos tempos
Trazendo seus benefícios de geração em geração

E aprendemos dos aromas e misturas que nos vão dando
Remédio para muitos males sem fim e sofrimentos,
A fórmula mágica de uma bebida em infusão.

Manuel Silva

(Poema original de Manuel Silva escrito especialmente
para a actividade das quartas na BE)

19 de novembro de 2008

"Chá de livros"

Chá de livros
Quarta 4
19-11-08

Poesia & Chá
Xícara de chá.
Eu Quero Uma
Xícara de chá.
Quiçá abra um buraco na parede do banheiro,
Para olhar-te.
Quiçá chore noites e noites,
Por tua falta.
Quiçá assista ao filme que tu mais gostas,
Para me machucar mais um pouco.
Quiçá tome café,
Para me lembrar que o teu era melhor.
Mas hoje não! Hoje
Eu Quero Uma Xícara de Chá.
In Poesia & Chá

"Chá de livros"

Chá de livros
Quarta 3
12-11-08
O poder do chá

É tão bom e suave
Que a nossa mente relaxa…
Ficamos medicados…
É tão calmo o seu sabor
Como o seu aroma,
Que inalamos enquanto ele ferve!
São ervas de tantos paladares
Que se cruzam por este mundo fora,
E se misturam em situações diversas
Capazes de muita coisa alterarem.
Bebemos e saboreamos…
Dá-nos tranquilidade,
Com todo o seu poder mágico
Na sua infusão que se alimenta em nós!
Vence-nos e convence-nos com a sua alma!
É uma bebida espiritual
E de fins terapêuticos
Que nos ajuda a livrar do mal!
(Francisco Leonardo)

6 de novembro de 2008

"Chá de Livros"

Chá de Livros
Quarta 2
5/11/08

Taça de Chá
«O luar desmaiava mais ainda uma máscara caída nas esteiras bordadas. E os bambus ao vento e os crisântemos nos jardins e as garças no tanque, gemiam com ele a adivinharem-lhe o fim. Em roda tombavam-se adormecidos os ídolos coloridos e os dragões alados. E a gueixa, porcelana transparente como a casca de um ovo da Íbis, enrodilhou-se num labirinto que nem os dragões dos deuses em dias de lágrimas. E os seus olhos rasgados, pérolas de Nanguim a desmaiar-se em água, confundiam-se cintilantes no luzidio das porcelanas.
Ele, num gesto último, fechou-lhe os lábios co'as pontas dos dedos, e disse a finar-se: — Chorar não é remédio; só te peço que não me atraiçoes enquanto o meu corpo for quente. Deixou a cabeça nas esteiras e ficou. E Ela, num grito de garça, ergueu alto os braços a pedir o Céu para Ele, e a saltitar foi pelos jardins a sacudir as mãos, que todos os que passavam olharam para Ela.
Pela manhã vinham os vizinhos em bicos dos pés espreitar por entre os bambus, e todos viram acocorada a gueixa abanando o morto com um leque de marfim.
A estampa do pires é igual.»
(Almada Negreiros)

"Chá de Livros": todas as quartas na BE

Chá de Livros
Quarta 1
29/10/08
«Preparo um chá de poesia,
e saboreio-o lentamente, como ele deve de ser saboreado.
Afinal eu tenho sempre a chaleira dos poemas ao lume e bolachas com pinguinhas de versos prontas para servir a quem as quiser degustar, assim como eu o faço.
Sôfrego engulo pétalas de rosas e planto-as de volta
no jardim de onde saíram e para onde, triunfais, agora regressam.»
(Nuno Rita)

Dia 27 de Outubro: Dia Internacional das Bibliotecas Escolares

















5 de outubro de 2008

5 de Outubro: Dia Internacional do Professor

Com o intuito de revalorizar o papel do Professor na Sociedade Moderna, a Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura - UNESCO, criou, desde 1994, o Dia Internacional do Professor, comemorado a 5 de Outubro em mais de cem países.

26 de setembro de 2008

Proposta de Plano de Actividades para 2008/ 09


• Boletim Electrónico: organizar um Boletim trimestral de informação sobre a BE, nomeadamente sobre o fundo documental adquirido e/ou renovado, número de requisições, avaliação das actividades realizadas e notícias de eventos.
• Actividade mensal: sugestão à comunidade educativa de alguns títulos para leitura.
• “Concurso Leitor do Mês”: os alunos com um maior número de requisições e que entreguem uma breve recensão crítica dos livros lidos serão os vencedores do concurso. A actividade de recensão terá a colaboração do Clube de Língua Portuguesa.
• “Concurso Leitor do Ano”: os alunos com um maior número de requisições relativas aos livros sugeridos ao longo do ano pela BE serão os vencedores.
• "Pensamento do mês": divulgação mensal, em vários locais da Escola, de um pensamento de uma personalidade relevante e cujo objectivo principal será o de centrar a reflexão da comunidade educativa sobre os temas da educação e da cidadania.
Concurso Nacional de Leitura (no âmbito do Plano Nacional de Leitura) - 1ª fase do Concurso a realizar em parceria com a Escola Sec. de Albufeira (no âmbito do Intercâmbio escolar de duas turmas da Escola).
• Comemoração do mês das Bibliotecas Escolares.
• Feira do Livro.
• Encontro com escritores.
• Sarau Literário (em colaboração com o Clube da Língua Portuguesa).
• Semana da Leitura.
• Comemoração do dia internacional do livro infantil: 2 Abril
• Comemoração do Dia Internacional do Livro: 23 de Abril (em colaboração com o Clube da Língua Portuguesa).
• Comemoração do 5º Aniversário da Biblioteca da Escola: 28 de Abril.
• Concurso “Escrita e Fotografia” (em colaboração com o Clube de Língua Portuguesa).
Todos os alunos e professores estão convidados a participar activamente na realização das Actividades da BE. Deverão, para efectivar essa participação e agilizar a organização das diferentes actividades, contactar a Coordenadora da BE.

A BE agradece a colaboração de todos.

2 de junho de 2008

Finais do Concurso Nacional de Leitura



No dia 31 de Maio, entre cerca de 70 concorrentes de todo o país, estiveram presentes as três alunas da nossa Escola, vencedoras das Distritais. A Ana Andrade e a Marta Carvalho passaram as meias-finais e disputaram a grande final que aconteceu ontem, dia 1 de Junho, em Lisboa, Final que foi transmitida pela RTP.Todas tiveram uma óptima prestação, tendo sido para nós um grande motivo de orgulho, não só por aquilo que demonstraram saber em termos de leituras efectuadas, mas também porque tiveram um comportamento eticamente louvável. Assim, só nos resta dar-lhes os PARABÉNS por tudo isso!

30 de maio de 2008

Finais do Concurso Nacional de Leitura

Amanhã, pelas 6 horas da manhã, rumaremos a Lisboa para participar nas Finais do Concurso nacional de leitura, promovido no âmbito do Plano Nacional de Leitura. http://www.planonacionaldeleitura.gov.pt/
As nossas finalistas, Ana Andrade (9º, A) Marta Carvalho e Ana Isabel Lopes (11º F) , na foto, já estão preparadas, apesar do muito trabalho que têm tido com o final das aulas que se aproxima. Estaremos lá para lhes darmos apoio e sabemos que terão uma óptima prestação, independentemente dos resultados finais.

29 de maio de 2008

Sexta-feira, dia 30 de Maio - Entrega dos diplomas aos "Leitor do Mês" e "Leitor do Ano"

Amanhã, dia 30 de Maio, pelas 21h30m, depois da cerimónia do Lançamento da Revista Schola, haverá lugar à entrega dos diplomas "Leitor do Mês" e "Leitor do Ano" e respectivos prémios, por meio dos quais a BE pretende valorizar e motivar os leitores que mais livros requisitaram em cada mês e o leitor que mais livros leu das "Sugestões do Mês" feitas ao longo deste ano lectivo.
O número de leitores que requisitam livros para leitura presencial e/ou domiciliária tem vindo a aumentar, o que é naturalmente um motivo de satisfação para todos nós.

13 de maio de 2008

Exposição - "O que é o Teatro?"


"O teatro é a poesia que sai do livro e se faz humana." (Federico García Lorca)



O nosso objectivo é que a Exposição seja visitada por toda a comunidade educativa, pelo que convidamos todos a fazê-lo.
Tendo em conta condicionalismos de espaço da BE, no caso de os colegas quererem visitá-la com uma turma, devem inscrever-se e acompanhar os alunos seguindo o percurso definido.


Plano Nacional de Leitura - Concurso Nacional de Leitura

Na primeira eliminatória do Concurso Nacional de Leitura, que decorreu na Escola, os vencedores (que ficaram apurados para a segunda eliminatória) foram:
3º ciclo
Adriana Simões, nº1, 9º A
Ana Andrade, nº8, 9º A
Tiago Pinheiro, nº24, 8º B
Secundário:
Marta Carvalho, nº 25, 11º F
Ana Isabel Lopes, nº 3, 11º F
Mónica Barbosa, nº 26, 11º F


Na segunda eliminatória, a nível distrital, que decorreu na Biblioteca Municipal de Barcelos, dos quatro vencedores, três são da nossa Escola.



Vencedoras:

3º ciclo : Adriana Simões, nº1, 9º A

Secundário: Marta Carvalho, nº 25, 11º F Ana Isabel Lopes, nº 3, 11º F


9 de maio de 2008

Memórias de Abril

Foi exposto na BE um "mural de homenagem aos soldados anónimos" que foram obrigados a combater na guerra colonial, elaborado pelo Clube da Língua Portuguesa (CLP) e composto por fotografias autênticas, cedidas por familiares e amigos de elementos do CLP, e do qual deixamos aqui uma foto.

8 de maio de 2008

Comemoração do Dia Mundial do Livro: " Encontro com...." o escritor Fernando Pinheiro. "Caça ao Livro".

"Encontro com..." Fernando Pinheiro





"Dia Mundial do Livro" por Sofia Carvalho em http://clp-esb.blogspot.com/

Comemoração do Dia do Livro Infantil e Juvenil




“Encontro com …” Fernando Queirós, autor do livro E viu a terra inteira de repente





Dramatização do texto “Força Palhaço” pela turma de Animação Sociocultural do 11º H para um grupo de alunos da pré-primária.

"Ouvir uma história" por Vitória, Contadora de histórias.





Feira do Livro Infantil e Juvenil



Comemoração do Dia Internacional das Bibliotecas Escolares




"Encontro com..." Ana Salomé




Ana Salomé, assim assina Ana Catarina Rocha, nasceu em Lisboa, no ano de 1982. Durante vários anos dedicou-se à música. Estudou canto na Casa do Artista e, já em Braga, fez parte de uma banda de circuitos independentes, Cais de Veludo.
Terminada a licenciatura em Estudos Portugueses, pela Universidade do Minho, em 2005, começou aí a dar aulas de Português para Estrangeiros como Leitora. Frequentou uma Pós-Graduação em Ciências da Informação e da Documentação. Actualmente é mestranda de Literatura Portuguesa Contemporânea.
Anáfora é o seu primeiro trabalho trazido a lume, resultado de um processo de escrita que sempre a acompanhou desde muito nova.
Define-se como alguém que aprendeu a ler para poder escrever – um acto de paixão, mais do que de razão.
Conferência: Catarina de Brito: “Biblioteca: um espaço identitário”

DIA MUNDIAL DA TELEVISÃO - 21 de Novembro de 2007



“Encontro com…” ALBERTO SERRA


Chegou ao jornalismo já tarde, mas a paixão não mais o abandonou. Alberto Serra, 50 anos, confessa-se um contador de histórias. Histórias de gente anónima, sem descurar os consagrados. Histórias que já foram à antena na TSF, na SIC e na RTP. Tudo começou em pleno período revolucionário, em Barcelos, num jornal regional.
Foi, nas suas próprias palavras, um “andarilho”. Andarilho pelo País e pelos ofícios. Denominador comum a arte. Regressado de Moçambique em Julho de 75, uma semana após a independência, devido à morte trágica do pai, Alberto Serra foi para Barcelos, onde terminou o curso de mecânico, iniciado em África "sem quase saber mudar uma roda". Estava escrito que a vida não passaria pelas oficinas. Depressa trocou as ferramentas pelas leituras de Reich, Marx ou Vergílio Ferreira.
Foi em Barcelos que "a pica pela escrita começou". Com Rogério Gomes e Sérgio Andrade, fundou o Barcelos Popular, onde percebeu que o jornalismo "não vale nada, não dá muito dinheiro, mas a gente morre por uma história". "Ainda hoje é o que me salva", confessa. Pelo meio, intrometeu-se a poesia e outro ofício, o de animador cultural. Primeiro na Capoeira, em Barcelos, uma noite por semana, as palavras dominavam a noite e os recitais de poesia passaram a integrar a escassa agenda cultural da cidade. Depois, já em Santarém, "andava a vender calças de ganga quando alguém me desafiou a ir para o centro cultural". Uma experiência que duraria uma década.
Carregava pianos, fazia teatro e também o boletim Café com Letras. Daqui para o jornal O Ribatejo foi um passo. "Aprendi que não há jornais nacionais e regionais. Há bom e mau jornalismo.".
Regressa mais tarde ao Norte com a família. Ingressou na Antena Minho, mas por pouco tempo. Estávamos no final da década de 80 e a Nova dava os primeiros passos. Na rádio de Belmiro de Azevedo estavam João Paulo Meneses, José Alberto Carvalho, Carlos Rico, Juca Magalhães .... Alberto Serra junta-se ao grupo até ao dia em que Rangel o convida para uma das melhores experiências do percurso jornalístico, o turno da manhã na TSF, a partir do Porto, com Elisabete Caramelo.Corria a década de 90 e surgem as televisões privadas. Com experiência de colaborações com a RTP, Alberto Serra integra a redacção da SIC. E o bichinho da televisão não o larga, até hoje, onde, na redacção do Porto da RTP, tenta transportar a poesia para as notícias.
"Os factos apenas dão das pessoas o exterior, para lhes captar a alma é preciso a literatura e a poesia." Após um longo percurso pelas redacções, Alberto Serra reconhece que "apenas na RTP é possível fazer aquilo que faço". Histórias de gente anónima que de Trás-os-Montes ao Algarve representam a identidade de um país.
A faceta de jornalista anda a par com a de Poeta. Publicou, em 2006, o seu primeiro livro O Aparo do Demónio e é um dos grandes impulsionadores do Clube de Poesia da ACIB de Barcelos.


Semana Da Literatura e Cinema/ 2007


12 a 15 de Junho de 2007

Como Actividade de Final de período e com os objectivos de promover a leitura, divulgar autores e obras da literatura que motivaram a realização de filmes e estabelecer relações entre discurso linguístico e discurso cinematográfico, realizou-se a Semana da Literatura e Cinema, com sessões de exibição de filmes no auditório da Escola, antecedidas de apresentação (a cargo da Professora Aida S. Lemos) dos livros que deram origem aos filmes apresentados.

Local: Anfiteatro da Escola.
Calendarização: Das 10h.05m às 12h.35m e das 15h.05m às 17h.35m, de terça a sexta-feira.
Responsáveis: Florinda Bogas e Aida Sampaio Lemos.
Actividade: Sessões de exibição de filmes em écran panorâmico, antecedidas de apresentação (a cargo da Professora Aida Lemos) dos livros que deram origem aos filmes apresentados e seguidas de breve espaço de discussão/comentários sobre os filmes/livros apresentados.
Objectivos:
1. Promover a leitura.
2. Divulgar autores e obras da literatura que motivaram a realização de filmes.
3. Estabelecer relações entre discurso linguístico e discurso cinematográfico.
Livros / Filmes a apresentar:
Anna e o Rei (livro escrito por Margaret Landon em 1944).
Diário da nossa Paixão (a partir do romance de Nicolas Sparks).
Chocolate (a partir do livro de Joanne Harris).
Harry Potter e a Pedra Filosofal (a partir do livro de J. K. Rowling).
O homem da máscara de ferro (inspirado na obra de Alexandre Dumas).
O Senhor dos Anéis (a partir da trilogia de J.R.R. Tolkien).
Shrek (inspirado num livro infantil de William Steig).
O Nome da Rosa (a partir do livro de Umberto Eco).

Pensamento do mês - setembro